11 motivos para você acompanhar os jogos paralímpicos
Por Vera Garcia
Os jogos Olímpicos acabaram, mas a festa continua. Dia 7 de setembro será o início dos jogos paralímpicos, ou seja, logo poderemos prestigiar esses grandes atletas. Acompanhem e torçam para nossos guerreiros pessoalmente ou pela TV. Ainda não sabemos quais emissoras abertas transmitirão os jogos. Entretanto, estamos aqui torcendo para que os jogos sejam transmitidos em tempo real pelas emissoras abertas, assim como nos canais pagos.
A origem dos jogos paralímpicos
Conheça dez curiosidades sobre as Paralimpíadas
Jogos paralímpicos 2016: Emissoras de TV valorizarão atletas com deficiência?
Agora conheça os 11 motivos para você não perder a chance de assistir os jogos paralímpicos:
1- O Brasil encerrou a participação nas Paralimpíadas de Londres com uma campanha histórica. Foram 21 ouros, 14 pratas e oito bronzes, que resultaram na inédita sétima colocação no quadro geral de medalhas.
2- Rubens Paiva, escritor e dramaturgo, promete “fazer chorar” na abertura paralímpica e disse que haverá muita ilusão de ótica. Paiva é organizador da abertura das Paralimpíadas Rio 2016.
3- O Comitê Paralímpico convocou 278 atletas. Essa é a maior delegação enviada pelo Brasil. Com isso o Brasil terá mais chances de ganhar medalhas.
4- Daniel Dias, nadador paralímpico brasileiro é o maior medalhista do país com 15 conquistas, sendo 10 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze, conquistadas nas Paralimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012), Daniel também é dono de 14 títulos e 6 recordes.
5- Em Londres 2012, a natação rendeu 14 medalhas aos brasileiros: nove de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Entre os destaques estão Daniel Dias e André Brasil.
6- A velocista Terezinha Guilhermina, pessoa com deficiência visual, falou que sonha em subir ao lugar mais alto do pódio nas provas de 100m e 400m da categoria T11 da Paralimpíada do Rio. Em 2012, Terezinha ganhou 2 medalhas de ouro nos 100 e 200 metros rasos. Ela é tricampeã paralímpica, oito vezes campeã mundial e nove vezes campeã parapan-americana
7- O esporte Futebol de cinco, praticado por atletas cegos, foi convocado para lutar pela quarta medalha de ouro Paralímpica no Rio.
8- Atletismo foi a modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil. No total (contando todas as Paralimpíadas), o país já faturou 109 medalhas, das quais 32 foram de ouro, 47 de prata e 30 de bronze. Entre os destaques temos Alan Fonteles, que deixou a plateia do Estádio Olímpio de Londres de queixo caído ao vencer Oscar Pistorius em 2012. Fonteles vai defender o título dos 100m na classe T43 (amputados e outros).
9- Outro esporte com grande chance de subir ao pódio é o goalball, desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Esportes como judô, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado são também grandes motivos para não esses perder jogos paralímpicos que promete muito!
10 A venda de ingressos vem aumentando. Para adquirir um ingresso, o usuário deve fazer um cadastro no site da Rio-2016, e escolher as sessões disponíveis entre as 23 modalidades. As entradas esportivas vão de 10 a 130 reais, enquanto as cerimônias de Abertura e Encerramento custam entre 100 e 1.200 reais. As bilheterias físicas localizam-se apenas no Rio de Janeiro: confira aqui os endereços e horários de atendimento. Até agora, as modalidades com mais procura nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro são atletismo, natação, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado e futebol de cinco.
11- E finalmente, prestigiar esses guerreiros com grandes histórias de superação já é um bom motivo!
O blog Deficiente Ciente publicará em sua Fan Page, em tempo real, tudo o que estará acontecendo durante os jogos paralímpicos. Acompanhe!