21 filmes imperdíveis que abordam a inclusão da pessoa com deficiência
Certamente há muitos bons filmes sobre pessoas com deficiência que tratam sobre a inclusão, no entanto selecionamos 21 filmes inspiradores para que falam sobre deficiência ou tem personagens com deficiência. Confira:
1- No Ritmo do Coração (2021)
O filme, cujo nome original é Coda (Child of deaf adults, ou Filho de pais surdos em tradução livre), conta a história de uma família em que todos são surdos: pai, mãe, filho, exceto a filha Ruby. Ela tenta conciliar o sonho de se tornar cantora com a responsabilidade de ajudar no negócio de sua família. Escrito e dirigido por Sian Heder, a película recebeu três estatuetas no Oscar 2022: de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante – com Troy Kotsur no papel de Frank Rossi – e Melhor Roteiro Adaptado, com Sian Heder.
2- Extraordinário (2017)
Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial. Pela primeira vez, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança. No quinto ano, ele irá precisar se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.
3- O Filho Eterno (2016)
Classificação Indicativa: recomendado para maiores de 10 anos
Roberto, escritor ainda não publicado, está seguro de que o nascimento do filho é o marco para uma nova vida. No entanto, ainda no hospital, ele descobre que terá de se acostumar com uma nova ideia – ser pai de Fabrício, uma criança com síndrome de Down. A notícia provoca em Roberto uma enxurrada de emoções contraditórias e conflitos que acabam afetando sua relação com o trabalho e seu casamento com Cláudia. Numa jornada de 12 anos, entre obstáculos, conquistas e descobertas,se revela o significado da paternidade. Baseado na obra de Cristovão Tezza.
4- Intocáveis (2012)
Classificação indicativa: recomendado para maiores de 12 anos
O filme conta a história de Philippe, um homem rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando contratar um assistente, sua história cruza com a de Driss, jovem de baixa renda e sem nenhuma experiência na função de cuidador. O percurso trilhado pelos dois é de aprendizagem mútua. Driss contribui para a retomada da identidade e da auto estima de Philippe a partir de um trabalho que mostra o cuidado com as deficiências, mas também uma atenção ímpar com as potencialidade envolvidas.
5. Meu nome é Radio (2003)
Classificação indicativa: recomendado para maiores de 12 anos
Todos os dias, ao redor da quadra de uma escola secundária na Carolina do Sul circula James Robert Kennedy. Acompanhado de um carrinho de supermercado e um rádio, o jovem tinha por prática observar os intensos treinos de futebol americano liderados por Harold Jones, um treinador competitivo, que não tinha olhos para nada além do trabalho, tampouco para sua mulher e filha.
Um dia, uma brincadeira de mal gosto do time com James o deixa ainda mais assustado e o fecha ainda mais em seu silêncio – o jovem não fala. Até que um dia, o treinador resolve convidá-lo para assistir a um treino e pouco a pouco o insere na equipe como um assistente. O filme mostra a inclusão de “Rádio” – nome pelo qual James passa atender – numa dinâmica antes marcada pela competição e altas habilidades, trazendo sensivelmente a possibilidade de aprendizagem em outros tempos e maneiras.
6. Colegas (2012)
Classificação indicativa: recomendado para maiores de 12 anos
Aninha, Stalone e Márcio protagonizam uma história de amizade e sonhos. Os três fogem do instituto em que viviam para perseguirem seus respectivos desejos de casar, ver o mar e voar. Ao longo da trama, os três trilham um percurso de aventura, contribuindo para que a Síndrome de Down seja retratada dentro de um contexto de autonomia, superação e aprendizagem.
7. Hasta La Vista – Venha como você É (2011)
Classificação indicativa: recomendado para maiores de 12 anos
É um filme drama/comédia onde três amigos, que têm deficiência física, decidem embarcar sozinhos em uma emocionante viagem, apesar dos protestos de seus familiares. Eles chegam a um bordel na Espanha que atende pessoas deficientes.
8. Cordas (2014)
Classificação indicativa: livre
O curta animado “Cordas” narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A pequena, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste e faz de tudo para que ele se divirta e consiga brincar. Reconfigurando e recriando jogos e atividades, Maria celebra a vida do colega, aprende ao passo que ensina e emociona a todos – inclusive os espectadores -, com as possibilidades do sonho e de uma amizade verdadeira. Ao final, uma surpresa especial, que lembra a todos da importância do educar e da relação que se estabelece no ensino e aprendizagem.
9. Soul Surfer – Coragem de Viver (2011)
Classificação indicativa: recomendado para maiores de 12 anos
Bethany Hamilton (AnnaSophia Robb) nasceu praticamente na praia e é uma jovem e premiada surfista. Ao ser atacada por um tubarão, ela perde o braço esquerdo, mas conta com o apoio dos pais (Dennis Quaid e Helen Hunt), da melhor amiga Sarah (Carrie Underwood) e dos fãs para voltar a cair na água.
10. Sempre amigos (1998)
Classificação indicativa: livre
A premiada atriz Sharon Stone (Esfera, Cassino, Instinto Selvagem) e Gillian Anderson (Arquivo X) estrelam esta edificante produção cinematográfica que foi aclamada pela imensa maioria da crítica! Kevin (Kieran Culkin) é um adolescente de 13 anos de idade com uma mãe amorosa e que sempre lhe apóia (Stone). Quando Kevin conhece Max, seu vizinho da porta ao lado, eles percebem que, ainda que sofram bullying, eles podem usar seu amor-próprio para reforçar seus pontos fortes e, unidos, podem superar suas limitações individuais e triunfar sobre qualquer adversidade. Os dois garotos partem em uma série de aventuras e acabam encontrando um grande tesouro: a amizade! Com Gena Rowlands (Corações apaixonados) e um elenco de estrelas, O poder da amizade é verdadeiramente excepcional e irá levantar o seu ânimo e tocar o seu coração! (Título Original – The Mighty)
11. Uma lição de amor (2001)
Classificação indicativa: livre
O filme conta a história de Sam Dawson, um homem com deficiência mental que tem uma filha Lucy que, quando completa 7 anos, começa a ultrapassar intelectualmente seu pai. Uma assistente social ao ver a situação quer tirar a guarda internando Lucy em um orfanato. A situação se transforma em um briga jurídica em que se discute o papel do pai e se pessoas com limitações intelectuais como Sam podem ser responsáveis por crianças.
https://youtu.be/P2DDJEjYcEI
12- Como Eu Era Antes de Você (2016)
Classificação indicativa:recomendado para maiores de 12 anos
Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.
Segundo o site da revista “The Hollywood Reporter”, a escolha de Sam Claflin, um ator sem deficiência, para o papel de um deficiente físico causou reações negativas. E o fim do personagem também gerou reações negativas por parte de pessoas com deficiência física.
13. A pessoa é para o que nasce (2002)
Classificação indicativa: livre
Documentário relata a história de três irmãs cegas de Campina Grande, Maria das Neves, Regina Barbosa e Francisca da Conceição. A narrativa mostra a leitura de mundo das mulheres e a dedicação do trio à música.
14. Janela da Alma (2001)
Classificação indicativa: livre
No documentário, 19 pessoas dão seus relatos de como lidam com a deficiência visual. As histórias acabam abordando o olhar de uma forma mais sensível e menos ligada diretamente com o espectro exterior, sugerindo que a sociedade em geral, mesmo com a possibilidade de ver, deixou de enxergar o que é visível aos olhos.
15- Forrest Gump (1994)
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
“Forrest Gump” é um clássico do cinema. Indicado a treze Oscars em 1995, o filme ganhou em seis categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Robert Zemeckis) e Melhor Ator (Tom Hanks).
Apesar de não falar diretamente sobre o autismo, o personagem principal apresenta claras características da Síndrome de Asperger, tornando a história uma referência sobre o assunto.
No filme, Forrest é um homem impressionante que, ao contar suas histórias, nos revela as diversas aventuras que já viveu: como viajar ao redor do mundo e encontrar figuras históricas.
Muitas vezes trazendo histórias impressionantes demais para serem incríveis, Forrest convida o telespectador a viajar na sua grande imaginação. Leve e cativante, esse é um filme que vale a pena e nos faz pensar sobre a beleza das improbabilidades da vida.
16- Como as estrelas no céu, cada criança é especial (2007)
Classificação Indicativa: Livre
O filme é indiano e com longa duração. Conta a história emocionamte de Ishaan Awathi, um menino de 9 anos que sofre com dislexia e já repetiu uma vez por não conseguir ler e escrever. Ele não consegue acompanhar as aulas e nem focar sua atenção. Por conta da dislexia, Ishaan sofre na escola e em casa, pois para o pai o problema de Ishaan é falta de disciplina. Matriculado num orfanato, o menino perde totalmente o interesse pelas pessoas e pela arte (ele adora desenhar).
Tudo começa a mudar quando um professor substituto de artes (que também é dislexo) percebe que o comportamento de Ishaan não é normal. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro pra ele, o que o leva a colocar em prática um plano de resgatar o menino.
17- Vermelho Como o Céu (2006)
O filme se passa na década de 1970. Mirco é um menino que vive na Toscana e tem 10 anos, ele é apaixonado por cinema. Entretanto, após um acidente perde a visão. Rejeitado pela escola pública, que não o considera uma criança normal, é enviado para um instituto que atende deficientes visuais. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar histórias sonoras.
18- Farol das Orcas (2016)
É maravilhoso ver como é tratado o autismo no filme O farol das orcas, sempre se preocupando em deixar claro que o autismo não é uma doença, mas sim uma característica neurológica da pessoa.
A história do filme se baseia em um acontecimento na vida de Roberto Bubas que foi Guardafauna da Península Valdés, no estado da Patagônia.
O filme levou em consideração três situações: 1. A comunicação entre Roberto Budas e as orcas; 2. História do ocorrido com Augustín (menino autista na vida real); 3. Transtorno do Espectro Autista.
Roberto Bubas depois de ter vivenciado com Agustín escreveu um livro Agustín coração aberto que se inspirou no menino para contar um pouco de sua história com ele e as orcas. Enfim, este foi o livro que ajudou o diretor Gerardo Olivares a produzir a produzir o roteiro do filme O farol das orcas.
19- O Primeiro da Classe (2008)
Recusando ser abatido por sua aflição, um garoto com Síndrome de Tourette, Brad Cohen promete se tornar um professor, superar a ignorância e o medo enquanto luta para que seu sonho se torne realidade.
20- Black (2005)
Black é um filme indiano de 2005 falado em hindi e inglês indiano dirigido por Sanjay Leela Bhansali. Gira em torno de uma garota surdo-cega e seu relacionamento com o professor que mais tarde se desenvolve a doença de Alzheimer. A primeira metade do filme é uma adaptação da autobiografia de Helen Keller – A História da Minha Vida, livro que inspirou o filme The Miracle Worker, dirigido por Arthur Penn.
O filme foi exibido no Festival de Cinema de Casablanca e do Festival Internacional de Cinema da Índia. Ele ganhou o Prêmio Nacional de Cinema para Melhor Longa-Metragem em hindi e onze Filmfare Awards. A Revista Time,(Europa) selecionou o filme como um dos 10 melhores filmes do ano de 2005, em todo o mundo. O filme foi posicionado em número de cinco e a India Times classificou o filme entre os 25 melhores de Bollywood.
21- Quem Falará por Jonathan? (1992)
Uma mãe de família que nas horas vagas é voluntária numa instituição para crianças com deficiência vem a conhecer o pequeno Jonathan, que tem síndrome de Down e um grave problema de coração. Extremamente apegada a criança, ela parte para uma longa batalha judicial contra os pais do garoto, que não autorizam a operação que poderá salvar o garoto.
Amei
Vou assistir todos os filmes
Já conheço alguns filmes, porém gostei da ideia de assisti-los novamente.
Obrigada!!!
Muito bom essas dicas de filmes, pois através deles podemos nos conscientizar que as pessoas com deficiência não podem ficar escondidas e nem limitadas, pois tb tem sentimentos iguais aos considerados “normais “.
Ok muito obrigado é sempre bom ler as postagem, parabéns.
Bom dia,
Meu nome e Marcos e tenho doença de Devic, gostaria de saber se tenho algum direito sobre isenção de IPI, ICMS e IPVA. a doença deixou sequela apenas e um olho a visão ficou 20/200.
Faltou Forrest Gump na lista!
Maravilhosos filmes
ALGUÉM SABE O NOME DESSE FILME? Olá a todos, desde já agradeço pela atenção dada a minha solicitação. Bem, esse é um filme estrangeiro, não é antigo, também não é norte americano, porque não assisti ele com dublagem, mas legendado. Trata-se de um drama. Ao que parecia era um filme dos países escandinavos (estilo cinema russo). O filme se passa num vilarejo, clima frio, com neve, em que as famílias todas conheciam-se uma a outra e havia muito preconceito. O tema do filme é de preconceito das pessoas do vilarejo, e da própria família contra uma criança que tinha uma espécie de deficiência mental (parecia ser autista). Depois de muita luta, de muitas situações de preconceito, a mãe desse menino de maneira aguerrida leva essa criança para uma cidade grande, para fazer exames médicos para diagnosticar o problema da criança. Ocorre que quando o diagnóstico chega, o filmes encerra-se. O expectador não fica sabendo o diagnóstico, e o final do filme começa a aparecer partes da CONTINUAÇÃO, da segunda parte do filme. Dando a entender que tem a parte 2. Era isso, o filme é extremamente triste. Nunca consegui lembrar o nome do filme, por isso, tampouco pude assistir a segunda parte. Agradeço quem conseguir desvendar. Sucesso a todos.
O filme Black, sobre a superação de uma garota surda e cega. É pura emoção!
Olá. Gosto muito dos filmes: Farol das Orcas , Como estrela na Terra , e O primeiro da Classe. São ótimos também!
Obrigada pelas dicas, Elizane!
Quero assistir todos
Quero assistir todos. amei o titulo dos filmes.
Forest é espetacular.
Meu nome é rádio.
É para sentar e chorar
Gostaria de assistir o sensacional filme “Quem falará por Jonathan”.
Há um filme belíssimo sobre deficiência visual chamado “Vermelho como o céu”
e indico também um livro, La ceguera en el cine, em que o autor, como o próprio nome diz, faz uma compilação de quase duas centenas de filmes, com ficha técnica e comentários, em que atores, diretores e/ou história e outros aspectos têm a ver com deficiência visual.
Obrigada pela dica, Suely!
Obrigada pela seleção dos Filmes publicada neste site. Mas gostaria muito de encontrar, saber ou tornar a assistir, um filme de alguns anos atrás, que tratava do aspecto de Autismo de uma família bem abastada, que tinha dois filhos, uma garota de mais idade e um garoto de aproximadamente, 7 ou 9 anos. O que acontece que a filha mata os pais e quer todos acreditem que a culpa seria do irmão. Mas um médico não acha isso e procura um amigo dele que é psicólogo, mas está afastado da profissão por achar que cometeu um erro. Depois de muito insistir, ele resolver atender o amigo e conversar com o menino, que se apega a ele. Só que o jovenzinho não fala, mas consegue se fazer entender usando vozes de personagens de desenho ou de filmes. E é dessa forma que conseguem desvendar o crime como ocorreu. Será que podem me passar o nome desse Filme? Agradeço!
Olá Maria! Obrigada! Infelizmente não conheço esse filme, mas achei muito interessante, fiquei curiosa para saber rs.
Seria interessante que junto con o nome do filme, tivesse onde assistir o filme. Hoje em dia com os serviços de streaming, variar plataformas tem bons filmes. Mas, alguns não estão em nenhuma plataforma