24 pessoas com síndrome de Down que estão mudando o mundo!
Por muito tempo, a sociedade considerou que as pessoas com síndrome de Down eram incapazes de levar uma vida bem sucedida. Felizmente, esta atitude está começando a mudar devido à coragem e determinação de algumas pessoas com síndrome de down talentosas que mostram suas habilidades em diferentes profissões.
De moda a política e filantropia, esses 24 grandes vencedores abaixo são apenas uma fração das pessoas com síndrome de Down que nos surpreendem com suas habilidades e visão positiva da vida.
1- JAMIE BREWER
A atriz americana também foi a primeira mulher com síndrome de Down a desfilar como modelo na semana de moda de Nova York. Também pressionou os legisladores texanos a remover a palavra “atrasada” da lei estadual.
2- DÉBORA SEABRA
A brasileira Débora Seabra foi a primeira pessoa com a síndrome de Down a lecionar no Brasil e hoje atua em uma escola particular em Natal (RN). Além das atividades em sala de aula, Débora dá palestras sobre educação inclusiva e escreve livros infantis.
3- ISABELLA SPRINGMUH
A estilista da Guatemala é a primeira designer com síndrome de Down que aparece na London Fashion Week. Selecionada na série BBC 100 Women como uma das 100 mulheres mais notáveis em 2016, ela projeta algumas de suas criações para outras pessoas com síndrome de Down.
4- CHRIS BURKE
O ator e cantor de folk tem sido um embaixador da organização National Down Syndrome Society dos Estados Unidos (NDSS) desde 1994. Seu papel o levou ao redor do mundo, fazendo discursos inspiradores e aparições públicas.
5- ARIEL GOLDENBERG
O brasileiro Ariel Goldenberg ficou famoso por sua atuação no filme “Colegas”, de 2012. O ator se dedicou à campanha #VemSeanPenn, em que pedia a presença do ator americano Sean Pen, de quem é fã, na estreia do filme. Sean não veio, mas recebeu Ariel e a esposa Rita Pokk em sua casa, nos Estados Unidos.
6- PABLO PINEDA
Ator espanhol e professor foi o primeiro europeu com síndrome de Down a obter um diploma universitário. Ele também tem um diploma de professor e usa sua experiência para fazer palestras sobre deficiência e educação.
7- LAUREN POTTER
A atriz de 28 anos, que interpretou a personagem popular Becky na série Glee, aconselhou a Casa Branca sobre deficiência intelectual, enquanto se pronunciou contra o bullying e fez campanha para acabar com o uso de palavra “atrasada”.
8- BRENO VIOLA
O brasileiro Breno Viola foi o primeiro judoca com síndrome de Down a obter a faixa preta no continente americano e é o único lutador com a síndrome a conquistar o segundo dan da faixa preta no mundo. Foi o primeiro competidor com a síndrome a ganhar uma medalha fora do país, na Special Olympics. Atuou como ator no filme “Colegas”, em 2012.
9- ANGELA BACHILLER
A primeira vereadora com síndrome de down na Espanha. Força e determinação são evidentes em Angela. Ela trabalha duro tentando garantir que as pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos que os outros cidadãos.
10- MADELINE STUART
A supermodelo australiana percorre regularmente as passarelas de desfiles de moda internacionais. É ativa na causa da pessoa com deficiência defendendo a inclusão. Ela também lançou sua própria linha de roupas.
11- FERNANDA HONORATO
A brasileira Fernanda Honorato é a primeira repórter com síndrome de Down do país, atuando no Programa Especial da TV Brasil desde 2006. Além de repórter, a carioca atuou no teatro, faz dança cigana e é atleta de natação da Sociedade de Síndrome de Down.
12- TIM HARRIS
O proprietário do Tim’s Place, um restaurante americano localizado em Albuquerque, EUA, acorda todo dia às 05.30h, se arruma e chega ao restaurante dançando e com um belo sorriso estampado no rosto. Com uma simpatia contagiante, Tim Harris, 28 anos recebe todos os clientes na porta e motiva seus funcionários a trabalharem felizes.
13- VALENTINA GUERRERO
A garotinha se tornou uma das mais populares modelos em 2012. Valentine encantou o mundo com seu sorriso lindo e se tornou capa da revista mais cobiçada por qualquer modelo, a capa da “People Magazine”. Ela é filha da apresentadora de TV Cecelia Elizalde, mais conhecida como Ceceliz.
14- KAREN GAFFNEY
Ela é a presidente da Fundação Karen Gaffney, uma organização sem fins lucrativos com sede em Portland, Oregon “dedicada a defender a jornada para a inclusão total de pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências”.
15- KATE GRANT
Tem 19 anos, e é a primeira modelo com Síndrome de Down vencedora de um concurso internacional de beleza. Ela levou o prêmio máximo na competição Teen Ultimate Beauty Of The World, realizada em Portadown, na Irlanda do Norte, que celebra a diversidade.
16- KATIE MEADE
É a primeira modelo com síndrome de down a estampar uma campanha de produtos de beleza. A linha, que foi batizada de Fearless (que pode ser traduzida como “destemida”), é um lançamento da marca americana Beauty & Pin-Ups. A norte-americana tem lutado contra uma doença cardíaca, competiu nas Olimpíadas Especiais (onde ganhou uma medalha de ouro), e brilha como um porta-voz da Best Buddies International, uma ONG que atua na criação de oportunidades para pessoas com deficiência intelectual e/ou de desenvolvimento.
17- YULISSA ARESCURENAGA
A primeira instrutora de zumba com síndrome de Down vem inspirando pessoas de todas as idades com sua habilidade, ambição e gingado. Yulissa tem 24 anos, mora na cidade de São Francisco (EUA), participou de sua primeira aula de Zumba em 2008 e sonhou em um dia ser uma instrutora profissional. Com muita dedicação seu sonho virou realidade.
18- LUCCA BERZINS
Pela primeira vez, um de seus personagens mais tradicionais em propagandas, o Bebê Johnson’s, é um menino com síndrome de Down.
19- CLAUDIO ALEONI ARRUDA
Claudio tem 34 anos é cavaleiro e palestrante. Inspirado no seu maior ídolo Doda Miranda , tornou-se Campeão de Hipismo, concorrendo sem diferenças com todos colegas de concurso.
Hoje pratica Adestramento para ir em busca de seu sonho em ser um Cavaleiro Olímpico. Determinado com garra e fé enfrenta grandes desafios. Trabalha há 8 anos como Assistente de Instrutor de Equitação, trabalho este obtido por seus méritos e qualidades.
Ministra palestras motivacionais contando como o cavalo ajudou na sua vida.
“Eu ensino as crianças a amar os animais para um dia serem Campeões como eu”, afirma ele.
20- SOFÍA JIRAU
Essa é a Sofía Jirau, 22 anos, beleza porto-riquenha e modelo com síndrome de Down, que está arrasando no Fashion Week em Nova York. “Não há limites. Você também pode realizar seus sonhos! A jovem declara em seu perfil do Instagram onde inspira seus 60 mil seguidores.
Além de modelo, Sofia é empresária da marca de moda chamada “Alavett”. Sofía explica que a loja, batizada com o nome de sua frase favorita “eu te amo”, é “seu grito de alegria para o mundo inteiro”.
21- CACAI BAUER
Cailana Eduarda Bauer é uma jovem baiana de 22 anos, residente na região metropolitana de Salvador, que decidiu fazer um canal no Youtube para falar sobre sua vida, fazer paródias, dar conselhos e descrever sua rotina em vídeos semanais feitos de forma divertida com a ajuda de toda a família. Hoje ela tem mais de 275 mil inscritos que a acompanham, mas o que mais enche a garota de orgulho é ser a primeira youtuber brasileira com Síndrome de Down.
22- GEORGIA FURLAN
Georgia Furlan, catarinense com síndrome de down, sempre teve o sonho de viver sob os holofotes. Seja desfilando, cantando ou atuando.
A descoberta da vocação aconteceu nas férias, quando a família descansava em um hotel de Foz do Iguaçu. “Os recreadores chamaram na plateia quem queria fazer uma interpretação. Ela levantou na hora e foi lá dançar. Eu nem acreditei”, conta a mãe Rubia Furlan Traebert. O susto passou. Muitas aulas de teatro e canto depois, hoje Georgia compõe o casting de quatro agências de atriz e modelo, incluindo duas de São Paulo e uma no Rio de Janeiro.
23- NICHOLAS FILINKOSK
Nicholas Filinkoski, 23 anos, têm Síndrome de Down, ele é o primeiro fotógrafo graduado na UNINASSAU com síndrome de down, o qual já fez várias exposições fotográficas e participa constantemente de eventos e festivais.
“Quando faço as minhas fotos e vejo, fico muito orgulhoso. Aprendi a fazer fotos na faculdade, os professores me ajudaram”, conta Nicholas.
A paixão por fotografia esteve presente desde os primeiros anos de vida de Nicholas. “Tínhamos uma câmera daquelas analógicas e, desde pequeno, ele gostava de brincar com ela”, comenta a mãe Elena Filinkoski.
24- MAJU DE ARAÚJO
A modelo Maju Araújo está conquistando as passarelas internacionais e a indústria da beleza. Recentemente foi capa da Revista Ela. Maju é carioca e tem apenas 19 anos e é dona de uma beleza ímpar.
Maju é conhecida internacionalmente como a Embaixadora Digital de uma gigante global da beleza – a L’Oréal Paris – e está se preparando para o segundo ano nas passarelas da semana de moda de Milão. Com seus cabelos ruivos ela ainda atua como influenciadora digital, com 474 mil seguidores só no Instagram.
Em uma de suas campanhas, Maju pede respeito e apoio a diversidade. Veja abaixo:
“Em tempos em que a inclusão ocorre de maneira tão superficial senti a necessidade de falar sobre esse assunto. Não podemos incluir somente porque é emocionante, bonito e porque nos gera algum benefício. Incluímos porque cidadania é tanto nosso direito quanto nosso dever. Com todas as nossas diferenças e limitações todos podemos e devemos fazer parte da sociedade, contribuindo de alguma forma pro seu funcionamento. Todos nós temos algo a oferecer e na nossa sociedade existe um lugar pra cada um de nós. Que nossos acessos sejam livres aos espaços que também nos foram destinados. Não é um favor, é nosso direito! Inclusão não é moda, inclusão é cidadania”.
Por Blog Deficiente Ciente
Referência: G1
Parabéns para os familiares das pessoas com síndrome de down!todos são capazes sim de se desenvolverem,porém depende muito como seus pais pensa, como a criança é introduzido na sociedade,tenho uma filha com down o que depender de mim a mesma irá terminar os estudos,e está matriculada na sala de aula regular,nós pais temos que quebrar esse tabu,nossos filhos são capazes sim de se desenvolverem,cada criança tem seu tempo de aprender,e o down não é diferente,com estimulação e muito amor chegaremos lá.
Exelente matéria
Boa noite!
Achei a matéria super boa e com certeza estimuladora para todos os jovens que são protagonista de suas histórias.
Mas gostaria de acrescentar que aqui em São Paulo existe uma jovem de 27 anos que é a primeira empreendedora com Síndrome de Down, dona de um café bistrô muito charmoso que inclusive recebeu um prêmio do Governo do estado de SP. A primeira empreendedora brasileira com deficiência a empregar um deficiente, pois os funcionários da cafeteria todos tem uma deficiência.A cafeteria fica no bairro do Cambuci o nome é Bellatucci Café, entre nesta página e conheça um pouquinho da história da Jessica ela tbm é uma jovem que está mudando a visào das pessoas e ensinando que vale a pena acreditar em seu sonho.
Parabéns a todos. Tenho uma pequena de 8 anos e espera que ela um dia possa fazer parte de uma publicidade. Ela adora dançar e cantar ,é comunicativa ,um doce de criança. Cativante.
Um abração da Camila e da mamãe Helena.
Maravilhosa a reportagem, incentiva outras pessoas não só com síndrome de down mas que acha que uma barreira, uma dificuldade o impede de sonhar e ir longe. E muitos pais que ficam triste diante de tantas barreiras, descaso e preconceito das pessoas, a acreditarem no potencial de seus filhos….Parabéns. ..
tenho minha filha com Síndrome de down hoje com 25 anos. ensino médio completo e dois cursos de aprendizagem no Senai.
Muito obrigado pela reportagem , adorei muito está divulgação de pessoas especiais se destacando mundo a fora …Sou pai 21 e Minha Filha Isabela Coelho dos Santos Mora em Lisboa / Portugal e atleta de Maratona …hj ela tem 10 anos e é Um promessa para o esporte mundial ..
Incluir e respeitar é o mínimo que podemos fazer pelas pessoas com deficiência.
É muito bom ver que cada dia que passa as pessoas com síndrome de down estão ocupando seus espaços na sociedade. Tenho uma filha de 6 anos com a síndrome. Ela é a razão do meu viver. Sempre com um sorriso cativante conquista a todos ao seu redor. Parabéns pela postagem.
Parabens a tds tenho uma com 29 anos trabalha estuda seu sonho e ser uma confeiteira e tambem casar
Fico orgulhosa dela e da sua forca de vontade
Ama ver revista de noiva
E desja ser capa de revista.
aqui em São Luis do Maranhão temos o jovem Kiko ( Francisco Buzar ) formado em turismo ( graduação ), Marília Silva aluna do IFMA campus açailândia e Genilson Protásio Filho que formou-se técnico em informática ( médio técnico ) IFMA campus monte castelo/São Luis; sabemos de outr@s jovens pelo brasil a fora que o Movimento Down deve ter contatos.
E os outros?
No Rio Grande do Sul temos Fernando Moreira Barbosa – ator do filme Cromossomo 21; Vinicius Streda – autor do livro “Nunca deixe de sonhar” e palestrante; Luana Rolim – Fisioterapeuta; Florença Sanfelice – Violinista e graduada em Dança; Eduardo Leite Bedin – Graduado em Educacão Física e Judoca; João Vicente Fiorentini – Fotógrafo; Yves Levy Dupont Judoca Internacional; Adrielle Pelentir – atriz principal do filme Cromossomo 21 (premiado internacionalmente) e muitos outros.
Parabéns, a todos os profissionais, eu como mãe de uma linda e persistente sonhadora acredito e apoio a faculdade de moda, com o que ela sonha, está no primeiro ano do ensino médio e cada vez que vejo ela encima dos livros se dedicando me orgulho tanto e acredito que a minha vai chegar aonde ela quer, ela não tem medo, está dirigindo com apoio da família eles podem tudo. Entram e vejam ela tbm sonha em ser YouTube. Canal da Manu.