DestaquesTelevisão/Famosos

10 famosos com Síndrome de Tourette: Veja quem são eles!

Compartilhe:
Pin Share
A síndrome de Tourette começa na infância e envolve movimentos repetitivos incontroláveis ou sons indesejados (tiques), como piscar repetidamente os olhos, encolher os ombros ou deixar escapar palavras ofensivas.

Quem assistiu o filme “O primeiro da classe” sabe bem o significado dessa síndrome. Pensando nisto fizemos uma lista de atores, políticos, desportistas, cantores e outros famosos que conhecem bem de perto a Síndrome de Tourette.

Esta lista permite-nos refletir sobre histórias de vida e retirar dessas histórias força e ânimo para as crianças e jovens com esta síndrome.

1- Tim Howard – jogador do Manchester United Football Club

Tim Howard, goleiro titular do Manchester, foi diagnosticado aos 11 anos com a sindrome de Tourette, uma síndrome que causa vários sintomas, além de fazer com que o paciente, em casos raros, fale palavrões também involuntariamente.

“Durante os treinamentos e os jogos, tenho fortes espasmos nos braços, pescoço ou olhos. Geralmente é bem repentino”, disse o goleiro à revista alemã Der Spiegel.

Mas e se a bola estiver vindo na sua direção, pergunta a revista. “Aí eu estou totalmente ali. Assim que as coisas ficam sérias em frente ao gol, eu não tenho mais espasmos; meus músculos me obedecem. Nem os médicos conseguem me explicar”, disse. O goleiro garante que nunca perdeu uma bola por causa dos tiques.

Howard afirma que não usou remédios e acabou aprendendo a controlar os sintomas durante a adolescência. “Minha maior conquista foi não deixar a doença me restringir”, afirma.

2- Dan Aykroyd – Ator e Comediante

Fui diagnosticado com Tourette aos 12 anos de idade. Eu tive tiques físicos, nervosismo e fazia muitos ruídos, isso afetou o quão extrovertido eu era. Eu fiz uma terapia que realmente funcionou e meus quatorze sintomas diminuíram. Eu também tenho o Asperger, mas posso gerenciá-lo. Mas só foi diagnosticado no início dos anos oitenta, quando minha esposa me persuadiu a procurar um médico. Um dos meus sintomas incluiu minha obsessão por fantasmas e aplicação da lei – eu carrego um emblema policial comigo. Fiquei também obcecado por Hans Holzer, o maior caçador de fantasmas de todos os tempos. Foi aí que nasceu a ideia do meu filme Ghostbusters.

3- Mahmoud Abdul-Rauf – ex-jogador NBA

Na luta para controlar a síndrome, o atleta desenvolveu uma obsessão pela perfeição.

“Às vezes, treinava sete horas até ouvir o barulho perfeito da bola na cesta.”

 

4- André Bragantini Jr. – Piloto de Stock Car

O brasileiro André Bragantini Junior afirmou numa entrevista: “Infelizmente, não consigo controlar, pois os movimentos são involuntários. Quando estou nervoso ou ansioso, sei que preciso me acalmar para amenizar um pouco os efeitos, mas mesmo assim é uma tarefa muito difícil” – revela o paulista, que tem a síndrome desde os 6 anos de idade.

A concentração e o auto-controle são indispensáveis a qualquer piloto. E isso sempre foi um questionamento para ele. Como pode uma pessoa com a síndrome guiar carros tão rápidos? Não é arriscado? Segundo especialistas, atividades que exigem concentração podem diminuir o problema. Bragantini confirma.

“Quando dirijo ou piloto, os espasmos diminuem em até 80% e por causa disso nunca tive problemas na direção” – lembra.

“Me mudei no final do ano passado, depois de sofrer por muito tempo com o preconceito dos vizinhos do prédio onde eu morava. Nas pistas todo mundo me conhece e me respeita. A síndrome é algo que convive comigo e eu já estou acostumado com ela, mas, infelizmente, a sociedade não. No meu cotidiano é onde mais sofro, afinal de contas não tenho tranqüilidade para ir a lugar nenhum, pois as pessoas ficam me observando como se eu fosse um louco e isso me incomoda muito” – lamenta.

“Isso faz com que eu reverta a imagem negativa que a síndrome apresenta de início para algo bom e positivo. Assim, as pessoas podem se espelhar no meu exemplo de que nada é impossível de se conquistar e que cada um de nós pode ser um vencedor na vida” – lembra.

Em 2008, André foi a quinta pessoa no Brasil a realizar uma cirurgia, que tinha a intenção de diminuir os espasmos.

 5- James Durin – Cantor Americano

O pai de James era um baixista e por isso passava muito tempo na estrada tocando com diversas bandas. Com tenra idade, o seu pai morreu de overdose:” Doeu perdê-lo, mas não tive escolha para conhecê-lo melhor.”

Após a morte do seu pai James foi diagnosticado com síndrome de asperger e síndrome de tourette: ” à medida que eu crescia todos me diziam “pára com isso!”, mas eu não conseguia. Gozavam sempre comigo e muitas vezes batiam-me. Foi um tempo realmente difícil, eu já me sentia diferente e ainda por cima diagnosticado com um problema neurológico não me ajudou. Eu sofria de bullying por ser diferente, ter orelhas grandes, por não ter pai e por fazer caretas e barulhos que não conseguia controlar. Eu era um alvo ambulante.”

A mãe de James descobriu o interesse dele pela música. Aos 12 anos recebeu uma guitarra e um livro para aprender os acordes básicos.

Apesar do seu percurso complicado e das dificuldades que experimentou  ao longo da sua vida, James Durbin concorreu ao American Idol. Inicialmente estava preocupado com o fato de ter síndrome de tourette, de ficar nervoso perante o júri, a após ouvir os comentários que foi recebendo ficou mais animado.

Pelo simples fato de participar e progredir na competição isso trouxe ânimo e esperança a crianças, jovens e adultos e deu maior notoriedade para a Síndrome de Asperger e Síndrome de Tourette. James encoraja todos aqueles que têm estas síndromes a sonhar e a perseguir os seus objetivos, apesar das dificuldades.

6- David Beckham – Ex-Jogador de futebol inglês

O grande jogador de futebol e símbolo sexual foi diagnosticado com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e com a Síndrome de Tourette (ST).

O jogador de futebol inglês tem mania de organização, dualidade e simetria e não poupa nem os quartos de hotel de seus ímpetos. Odeia objetos em números ímpares, guardando o excedente para que fiquem somente os pares.

Ele já declarou, inclusive, que por causa do TOC não consegue descansar se, quando chega a um hotel, organiza todas as suas coisas em pares e guarda todos os livros e papéis em gavetas.

7- Brad Cohen – Orador motivacional, professor, diretor escolar e escritor

Brad  convive com a Síndrome de Tourette desde os 6 anos. Ele descreveu suas experiências crescendo com a condição em seu livro, Front of the Class: How Tourette Syndrome Made Me the Teacher I Never Had, co-autoria com Lisa Wysocky. O filme Front of the Class produzido para a televisão narra partes de sua vida, demonstrando as dificuldades e superações enfrentadas por quem convive com a Síndrome de Tourette.

Durante sua infância, Cohen foi acusado de ser um problemático na escola e foi punido por seus professores pelos tiques e ruídos causados ​​pela síndrome. Ele decidiu “tornar-se o professor que ele nunca teve”. Depois que ele se formou e recebeu seu certificado de ensino, 24 escolas elementares rejeitou-o antes que ele foi contratado em Mountain View Elementary School, em Cobb County, Georgia. Como um professor novo, foi nomeado “First Class Teacher of the Year” (Primeira Classe Professor do Ano) da Geórgia.

8- Billie Eilish

A cantora americana Billie Eilish, de 21 anos, foi filmada tendo um tique durante entrevista com o apresentador David Letterman, no programa My Next Guest, transmitido pela Netflix. A jovem contou que os espasmos não costumam aparecer durante os shows, mas sim em conversas casuais, quando está mais a vontade. Segundo ela, as pessoas não costumam reagir bem quando um movimento involuntário aparece de repente.

— Se você me filmar por um período de tempo, vai ver vários tiques. É muito exaustivo para mim —disse a jovem. — A forma mais comum de reação das pessoas é rir, porque elas acham que estou tentando ser engraçada. Eu sempre fico muito ofendida com isso — desabafou.

síndrome de tourette

9- Lewis Capaldi

Em entrevista ao tabloide inglês The Sun, o cantor escocês, Lewis Capaldi, de 26 anos, revelou que foi diagnosticado com síndrome de Tourette. Ele definiu a condição neurológica como “dolorosa” e “desconfortável”. No artista, a doença faz com que seu ombro se contorça quando ele está “animado, feliz, nervoso ou estressado”.

— É algo com que estou vivendo. Não é tão ruim quanto parece — disse.

10- Antonio Carlos “Cara de Sapato” (Big Brother Brasil 2023)

Antonio Carlos, lutador de artes marciais atualmente participante do Big Brother 2023, comentou que foi diagnosticado com a síndrome Tourette na infância.

“Por muitas vezes me achei maluco porque desde criança eu tenho tiques. Quando eu fui no médico, a gente já sabia. Eu fui a um neurologista. Meu pai me viu fazendo um negócio parado e só procurou tratamento”, contou.

Desde o inicio do reality, Cara de Sapato já passou por algumas crises de ansiedade, e precisou da ajuda de Amanda, que é médica e conseguiu dar suporte ao brother.

Pesquisa: Revista Exame, Daily Mail, Extra, Educa Mais, Wikipédia; O Globo

Leia Também:

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

8 comentários sobre “10 famosos com Síndrome de Tourette: Veja quem são eles!

  • Meu filho tem vários sintomas
    Estou muito preocupada, não tenho dinheiro para pagar uma terapia
    Me ajudem
    O devo fazer

    Resposta
    • Olá!
      Procure pela ASTOC eles são ótimos orientadores.

      Resposta
    • Tente fazer um agendamento nas clínicas escolas das faculdades de psicologia, eu faço atendimento no SPA da Estácio em Terapia Cognitiva comportamental, e da ótimo resultado. É gratuito.

      Resposta
    • Bpc Loas , um auxílio que ele terá direito a receber pra fazer tratamento médico. Essa sindrome está inclusa como deficiência .Procure o INSS.

      Resposta
  • Luiz Alberto Costa dos Santos

    Olá, eu me chamo Luiz Alberto Costa dos Santos, sou Piauiense da cidade de Parnaíba, tenho 54 anos e sou portador da síndrome de Tourette, desde os 8 anos de idade.
    Pra resumir a minha vida, se é que eu posso, eu diria que “as diferenças existem para separar o verdadeiros Campeões da Vida, da pessoas comuns!”
    Eu prestei 39 concursos públicos e obtive aprovação em 9! Uma Boa média pra quem sofre com a Tourette, concordam?
    “Eu sofro tanto quanto as pessoas que estão ao meu redor e se incomodam com o transtorno dos meus TICS NERVOSOS!”

    Resposta
    • Parabéns pela sua coragem e determinação Luiz! Precisamos seguir em frente e não preocuparmos com a opinião dos outros, que muitas vezes nos colocam para baixo.

      Resposta
      • Luiz Alberto Costa dos Santos

        Obrigado! Vera. Agradeço demais o seu comentário! E é verdade: quanto mais eu me preocupava com o que os outros falavam de mim, menos eu vivia! Decidi viver, aceitar a minha condição e mandar o resto pra o alto! Eu sofri muito, mas sobrevivi!
        Fique em paz! Saúde pra você!?

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.