15 filmes imperdíveis sobre amor e deficiência
Explorar a intersecção entre deficiência, amor, romance e sexualidade no cinema é como desvendar um tesouro de emoções humanas. Vem comigo conhecer 15 filmes que abordam esses temas de forma sensível, refletindo sobre como a deficiência pode influenciar, mas não definir, a vida amorosa e sexual de uma pessoa.
1- Adam (2020)
Nesta inspiradora história real, o corretor de imóveis, Adam Niskar, parece ter tudo: uma carreira de sucesso, uma ótima família e amigos. Mas sua vida muda para sempre quando, sentindo-se muito feliz após uma grande promoção (e um pouco embriagado), Adam sofre um trágico acidente e fica tetraplégico. Com o coração partido e frustrado, Adam pensa que sua vida acabou… até que uma enfermeira russa tagarela, mas cômica, entra em sua vida e mostra a ele que a vida não acabou, apenas começou.
2- Seus olhos dizem (2020)
Em Seus Olhos Dizem, Akari (Yuriko Yoshitaka) sofreu um trágico acidente que a deixou cega, mas ela tem vontade de viver todos os dias. Ela também perdeu sua família, mas conhece Rui, ex-kickboxer e começam a conversar. Uma coisa leva a outra e ambos começam a gostar um do outro. Porém Rui está mais conectada a ela do que imagina e ele precisa consertar isso.
3- Uma razão para viver (2017)
No ano de 1958, Robin Cavendish (Andrew Garfield), carismático e aventureiro comerciante britânico, sê ve de repente paralisado por poliomielite contraída em viagem de trabalho ao Quênia. Grávida do primeiro filho, sua esposa Diana Cavendish (Claire Foy) escuta dos médicos que ele jamais sairá da cama e não deverá viver muito mais tempo. Deprimido por não mover nada abaixo da cabeça, Robin inicialmente deseja morrer, mas o inabalável amor de Diana o faz olhar de outra maneira para a situação e desafiar os limites impostos. Baseado em fatos reais.
4- Como eu era antes de você (2016)
Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.
5- A culpa é das estrelas (2014)
Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Hazel, tem uma das pernas amputadas. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.
6- “A Teoria de Tudo” (2014)
Baseado na vida de Stephen Hawking, este filme narra sua luta contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e seu relacionamento com sua primeira esposa, Jane. A obra mostra a complexidade de manter um casamento enquanto se enfrenta uma doença degenerativa, explorando o impacto emocional e físico da deficiência em um relacionamento amoroso.
7- As Sessões (2012)
Este filme é baseado na vida de Mark O’Brien, um poeta tetraplégico que contrata uma terapeuta sexual para ajudá-lo a perder a virgindade. “As Sessões” aborda a sexualidade de uma forma aberta e honesta, explorando o desejo humano de intimidade física e emocional, mesmo quando as circunstâncias físicas tornam isso desafiador.
8- Ferrugem e Osso (2012)
Alain (Matthias Schoenaerts) está desempregado e vive com o filho, de apenas cinco anos. Ele parte para a casa da irmã em busca de ajuda e logo consegue um emprego como segurança de boate. Um dia, ao apartar uma confusão, ele conhece Stéphanie (Marion Cotillard), uma bela treinadora de orcas. Alain a leva em casa e deixa seu cartão com ela, caso precise de algum serviço. O que eles não esperavam era que, pouco tempo depois, Stéphanie sofreria um grave acidente que mudaria sua vida para sempre.
9- O Escafandro e a Borboleta (2007)
Este filme francês conta a história real de Jean-Dominique Bauby, que sofre um derrame massivo e fica completamente paralisado, exceto pelo movimento de um olho. Apesar de sua condição, ele dita um livro inteiro piscando para soletrar as palavras. O filme explora sua vida interior, incluindo suas memórias românticas e desejos, destacando a complexidade da mente humana mesmo quando o corpo está severamente limitado.
10- Encontro às Escuras (2011)
Esta comédia histericamente engraçada, estrelada por Chris Pine (Just My Luck) como um joven belo e cego á procura de sexo é uma mistura inteligente de humor e sentimento (Houston Chronicles). Também estrelado pro Eddie Kaye Thomas (American Pie 1 e 2) e Jane Seymour (Penetras Bom de Bico), Encontro ás Escuras mostrará o amor e a vida de uma maneira totalmente diferente! Danny (Pine) é esperto, bonito, popular, e cego…não apenas fisicamente; ele também não consegue enxergar o quanto as mulheres são selvagens para ele! Até mesmo sua sexy terapeuta (Seymour) não consegue ficar vestida perto dele! Depois de uma série de dolorosos encontros ás escuras arranjadas por seu irmão (Thomas), Danny se apaixona por uma joven indiana, Leeza (Anjali Jay), e finalmente tudo parece perfeito. Mas quando as culturas se chocam e Leeza revela que está prometida a outra pessoa, Danny precisa provar a ela que há mais no amor do que os olhos podem ver!
11– Eterno Amor (2004)
Após o término da 1ª Guerra Mundial, a jovem Mathilde (Audrey Tautou) aguarda notícias sobre Maneth (Gaspard Ulliel), seu noivo. Mathilde fica sabendo que Maneth fez parte de um grupo de cinco soldados que, individualmente, provocaram sua própria mutilação, para que deixassem a frente de batalha da guerra. Os cinco são condenados à morte pela Corte Marcial e, após serem levados a uma trincheira francesa, são deixados à morte no território existente entre o local em que estavam e a trincheira alemã. Apesar de todos serem considerados mortos pelo exército francês, Mathilde acredita que Maneth está vivo e inicia, por conta própria, uma busca por pistas que confirmem isto.
12- Minha amada imortal (2003)
Viena, 1827. Ludwig Von Beethoven (Gary Oldman) morre e um grande amigo do compositor, Anton Felix Schindler (Jeroen Krabbé), decide cumprir o último desejo do maestro, que deixava em testamento tudo para a “Amada Imortal”, sem especificar o nome desta mulher. Assim empreende uma jornada tentando encontrá-la, encontrando em sua procura um retrato desconhecido de Beethoven.
13- Na Ponta dos Pés/ Tiptoes (2003)
Carol e Steven formam um casal bonito e apaixonado. Feliz da vida, ela descobre que está grávida. A notícia é recebida com muita preocupação por Steven, que sempre escondeu um segredo. Com 1,84 metro de altura, ele é filho de anões e tem um irmão gêmeo, Rolfe, também pequenino, que acaba de chegar na cidade para um congresso. Steven tem enorme chance de ser pai de um filho anão. Agora ele terá que tomar uma decisão. Certamente a mais difícil de sua vida. Rolfe e Carol se tornam grande amigos. O sofrimento da garota e a condição física do rapaz unem duas pessoas diferentes. Na Ponta dos Pés registra elogiadas interpretações do elenco de estrelas como Gary Oldman, Matthew McConaughey, Kate Beckinsale e Patrícia Arquette.
14- Carne trêmula (1997)
Victor (Liberto Rabal) se apaixona perdidamente pela belíssima Elena (Francesca Neri), mas um golpe do destino impede que o namoro vá para frente. A jovem que é viciada em drogas, no primeiro encontro saca um revólver e quando a policia chega em seu apartamento para averiguar o que está acontecendo, um tiro acidental atinge David, um dos policiais,agora condenado a viver numa cadeira de rodas. Mas o que poderia ser uma tragédia transforma-se numa reviravolta fantástica dando a todos os envolvidos a oportunidade de encontrar a felicidade. O talento e ousadia de Pedro Almodóvar são sua marca registrada em Carne Trêmula, uma história chocante com muito erotismo.
Esses filmes oferecem uma perspectiva única sobre como o amor e a deficiência se entrelaçam, abordando temas como vulnerabilidade, resiliência e a busca por conexão humana, independentemente das limitações físicas ou mentais. Eles mostram que o amor pode florescer em qualquer circunstância, desafiando preconceitos e redefinindo o que significa ser plenamente humano.
15- Meu Pé Esquerdo” (1989)
A biografia de Christy Brown, um escritor e pintor irlandês que nasceu com paralisia cerebral, retrata sua vida de desafios e suas conquistas. O filme aborda não só a determinação de Brown, mas também sua vida amorosa, mostrando como o amor e a sexualidade são partes integrantes de sua existência, apesar das limitações físicas.
Você conhece um filme sobre amor e deficiência que não está nessa lista? Se sim, deixe o nome do filme nos comentários.