Educação Inclusiva

A Importância do Trabalho Psicopedagógico no Desenvolvimento Integral do aluno com Necessidades Especiais

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Por Fabiane Esperança Rocha

criança com deficiênciaÉ cada vez mais comum encontrar um aluno com  necessidades especiais  em sala de aula  de ensino regular e superior. Depois de muita luta contra o preconceito ainda é presenciado em algumas escolas o medo do desconhecido e o despreparo, que infelizmente, ainda é notório.

Também é necessário sensibilizar os pais, e, sobretudo colegas, para que se instale no cotidiano escolar um relacionamento  saudável .

Não basta apenas preparar os profissionais  e educação, tem que dotar a escola  de infraestrutura  adequada ,ou seja ,oferecer acessibilidade  para que esse aluno possa se adaptar facilmente, como por exemplo: rampas de acesso ,toaletes adaptadas e salas de aulas  mais acessíveis ,onde o aluno possa se movimentar com mais independência e ter prioridade na primeira fila .

Segundo as fontes da Comunicação Social do Ministério da Educação  o então Ministro da Educação Aloizio Mercadante, em entrevista concedida em 31 de maio de 2012, menciona que o censo da Educação Básica, mostram que no ano 2000 havia apenas 21,4% das pessoas com deficiência matriculadas  em escolas de ensino regular  público, sendo que em 2011 subiu para 74,2, além disso, 22% das escolas tem acessibilidade e os 78% dos professores já tem formação em educação especial.

É de extrema importância para os futuros educadores, que tenham em mente que a responsabilidade de orientar estes alunos é tanto deles, quanto dos pais, pois é dos mesmos que irão precisar para traçarem uma proposta pedagógica que possibilite o seu desenvolvimento  integral.

Porém, é fundamental que não deixe aflorar o sentimento de piedade, e sim a atenção, os estímulos necessários para que os alunos possam superar estes obstáculos que parecem insuperáveis.

Todo ser humano tem uma necessidade seja ela especial ou não, porém a capacidade é preservada na maioria dos casos. Pense nisso!

“Todo ser humano é capaz de se realizar ,até que seu limite prove o contrário”.

Psicóloga  14ª Reg./03633-3

Fonte: MEC. Assessoria de Comunicação Social. Ministro defende inclusão de alunos com deficiência em classes regulares. 2012. Disponível em:
http://fne.mec.gov.br/index.php/noticias/111-ministro-defende-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-em-classes-regulares. Acesso em 03.06.2013.

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Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

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