A Importância do Trabalho Psicopedagógico no Desenvolvimento Integral do aluno com Necessidades Especiais
Por Fabiane Esperança Rocha
É cada vez mais comum encontrar um aluno com necessidades especiais em sala de aula de ensino regular e superior. Depois de muita luta contra o preconceito ainda é presenciado em algumas escolas o medo do desconhecido e o despreparo, que infelizmente, ainda é notório.
Também é necessário sensibilizar os pais, e, sobretudo colegas, para que se instale no cotidiano escolar um relacionamento saudável .
Não basta apenas preparar os profissionais e educação, tem que dotar a escola de infraestrutura adequada ,ou seja ,oferecer acessibilidade para que esse aluno possa se adaptar facilmente, como por exemplo: rampas de acesso ,toaletes adaptadas e salas de aulas mais acessíveis ,onde o aluno possa se movimentar com mais independência e ter prioridade na primeira fila .
Segundo as fontes da Comunicação Social do Ministério da Educação o então Ministro da Educação Aloizio Mercadante, em entrevista concedida em 31 de maio de 2012, menciona que o censo da Educação Básica, mostram que no ano 2000 havia apenas 21,4% das pessoas com deficiência matriculadas em escolas de ensino regular público, sendo que em 2011 subiu para 74,2, além disso, 22% das escolas tem acessibilidade e os 78% dos professores já tem formação em educação especial.
É de extrema importância para os futuros educadores, que tenham em mente que a responsabilidade de orientar estes alunos é tanto deles, quanto dos pais, pois é dos mesmos que irão precisar para traçarem uma proposta pedagógica que possibilite o seu desenvolvimento integral.
Porém, é fundamental que não deixe aflorar o sentimento de piedade, e sim a atenção, os estímulos necessários para que os alunos possam superar estes obstáculos que parecem insuperáveis.
Todo ser humano tem uma necessidade seja ela especial ou não, porém a capacidade é preservada na maioria dos casos. Pense nisso!
“Todo ser humano é capaz de se realizar ,até que seu limite prove o contrário”.
Psicóloga 14ª Reg./03633-3
Fonte: MEC. Assessoria de Comunicação Social. Ministro defende inclusão de alunos com deficiência em classes regulares. 2012. Disponível em:
http://fne.mec.gov.br/index.php/noticias/111-ministro-defende-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-em-classes-regulares. Acesso em 03.06.2013.