Adaptações físicas para aluno com tetraplegia
Que adaptações físicas devemos fazer na sala de aula considerando o aluno tetraplégico e como adaptá-lo a sala de aula?
A escola que irá receber um aluno tetraplégico necessita de um detalhado estudo sobre o seu desenvolvimento geral, seu histórico de aprendizagem, é preciso fazer um diagnóstico cuidadoso para saber se ele necessita de um “Plano Individualizado de Adequação Curricular”.
É fundamental tratar essa aluno como uma pessoa com condições mentais normais, que necessita apenas de uma adaptação física e estrutural para melhor se adaptar ao ambiente e assim conseguir ser independente.
A integração em sala de aula é fundamental. A professora deverá conversar com seus alunos primeiramente sobre a deficiência do novo aluno, explicando toda situação do cadeirante.
Para incluir um aluno com deficiência física (tetraplégico) na escola é necessário que a escola possua adaptações coerentes com a necessidade do aluno como: portas largas, rampas de acesso, cadeira adaptada (deitar), mesa acoplada na cadeira de rodas, entre outros.
Os alunos precisam estar preparados para receber o colega deficiente. O professor deve explicar que deficiência física não tem nada a ver com deficiência mental, a deficiência física afeta a parte motora e não a parte cognitiva da pessoa. Muitas vezes a discriminação acontece pela falta de conhecimento, ou por não saber lidar com uma situação nova, que não é comum.
O aluno com limitações motoras na sala de aula
- O aluno deve ficar sempre na frente e no meio da sala, pois isto facilita a sua atenção e integração na turma.
- O aluno deve ser tratado com naturalidade e sua participação nas atividades em grupo deve ser sempre estimulada.
- Poderá ser necessário que o aluno tenha um tempo maior que os outros para realizar as atividades, quando a sua dificuldade motora for também no membro superior. Lembre-se que ele tem esse direito.
- Alguns podem utilizar-se de adaptações para escrita, máquinas de escrever ou até mesmo computadores para escrever.
- Para as atividades extra-classe é importante avaliar previamente a acessibilidade do local para garantir que o aluno possa ir, sem maiores transtornos ou constrangimentos.
- Quando o aluno tiver uma dificuldade cognitiva associada à limitação motora poderá ser necessária alguma adaptação curricular.
- O aluno pode necessitar de algum auxílio ao entrar e sair da sala; ofereça ajuda, se puder e desejar.
- A sala de aula deve ser organizada de forma a que o aluno cadeirante possa circular sem dificuldades.
Contribuição de Gorete Sanches
Olá Verinha linda!
Agradeço as tuas palvras de carinho!
É verdade minha linda, temos a "mania" de tratá-los como se fossem diferentes também a nível mental…, mas afinal somos nós que os tratamos assim que nos revelamos como tal…!
Sempre me dás lições de vida.
Um beijo e boa semana Verinha linda!
Com dedicação e amor se conquista vidas…paz.
Querida Alma,
Eu é quem fico muito feliz com seu carinho. Aprendo muito, também, no seu blog "Estados de Alma".
Beijos, querida!
É verdade, Lisette!
Que trabalho maravilhoso que você faz na ONG Alerta! Mil vezes parabéns à você!
Beijos!