Adriana Zink, a "encantadora de autistas", é entrevistada pelo Blog Deficiente Ciente
Caro leitor,
A Drª Adriana Gledys Zink é dentista e se dedica a pacientes autistas. Adriana tem 39 anos, paulistana, é casada com o dentista Dr. Marcelo Diniz de Pinho e tem dois filhos, Gabrielle, 10 e Marcel, 12. Acompanhe a entrevista que Adriana concedeu gentilmente ao blog.
1) Por que optou pela profissão de dentista?
Sempre pensei em ser dentista, estudei e trabalhei muito para alcançar a formação. Trabalhei dos 15 aos 18 anos como auxiliar de um dentista e fiquei apaixonada pela profissão. Entrei na Universidade aos 18 anos e me formei em 1994.
2) Quando surgiu o interesse de atender pacientes autistas?
Os pais de pacientes no espectro autista começaram a procurar meu atendimento e percebi que não era capacitada para atendê-los, mesmo sendo especialista em pacientes especiais, então comecei a estudar especificamente sobre o autismo. Entrei em diversos grupos de pais na internet e também fiz muitos cursos sobre o tema, depois fui adaptando tudo que aprendi ao atendimento odontológico. Meus colegas me chamam de “Encantadora de autistas”, mas pode ter certeza que eles é que me encantam.
3) E sua família, como encarou esse fato?
Recebi o apoio de todos, e meu marido que é dentista também me ajuda com alguns atendimentos. Trabalhamos no consultório e também somos voluntários juntos.
4) Você é vencedora do VI Prêmio Orgulho Autista Brasil 2011. Conte-nos um pouco sobre isso.
Fui vencedora de 2 categorias da edição 2011 do Prêmio Orgulho autista Brasil, com a foto “autista no dentista”, onde atendo uma criança no chão e na categoria internet com meu blog com informações específicas sobre o tema. Esse prêmio é destinado às pessoas que se destacaram no atendimento a autista em todo Brasil. Fiquei imensamente feliz porque foi a 1ª vez que um dentista ganhou. Fui à Brasília na Rádio Nacional para receber o prêmio.
5) Como você vê a questão do preconceito em relação à pessoa com deficiência?
O preconceito existe e espero que a conscientização alcance todos os cantos do mundo e que as pessoas respeitem e aceitem as limitações que cada um de nós temos. O slogan do meu consultório é “ colaboramos para um mundo sem limites a pessoas com limitações”.
6) Continua estudando, fazendo alguma especialização? Em caso afirmativo, que curso está fazendo?
Estou fazendo o mestrado na UNICSUL aqui em SP, desenvolvi uma técnica para facilitar o atendimento odontológico do paciente no espectro autista e já ministro cursos para dentistas ensinando a técnica. Dessa maneira pretendo diminuir o número de atendimentos com contenção física e anestesia geral. Tenho cursos para pais onde ensino como cuidar dos dentes do filho em casa, mostro o passo-a-passo para facilitar a escovação e conseguir a prevenção de cáries e doenças periodontais.
7) Tem alguma história marcante em sua experiência profissional que poderia nos contar.
Tenho várias, conto algumas em meu livro “Autismo e odontologia” da editora Agbooks, escrito para pais e profissionais.
Bom, vou contar da autista mais velha que atendo, ela apareceu com a mãe aos 30 anos maios ou menos há uns cinco anos, e a mãe relatou que a menina mordeu a bochecha de uma fonoaudióloga ainda durante a infância e que depois desse fato, não havia ido à dentistas, fonoaudiólogas, psicólogas, etc. Muito agitada, brava, deficiente visual, adulta e forte, fiquei ansiosa para atendê-la porque não poderia contar com recursos visuais devido à deficiência visual. Conversando com a mãe descobri que ela adorava músicas, então optei em cantar músicas infantis durante as sessões. A 1ª sessão foi difícil, a 2ª melhor e assim sucessivamente. Já comprei um CD só para atendê-la e hoje atendo a mocinha normalmente e ela não precisa escutar minha voz que não é nada afinada. Convivemos bem, ela nunca me mordeu e aprendeu que a visita ao dentista é necessária como prevenção.
Quais são seus planos para o futuro?
Meu principal plano seria treinar os dentistas do serviço público com a técnica que desenvolvi e levar esse atendimento à todos os autistas sem distinção de classe social. Hoje, no consultório particular não são todos que têm acesso ao atendimento. Sou voluntária no projeto social “Vila Maria um caso de amor”, fica na quadra da escola de samba Unidos de Vila Maria, na zona Norte de SP, lá atendo especiais carentes. Mas a fila de espera aumenta a cada dia. Precisamos lutar por saúde bucal para todos os autistas do Brasil. Luto por uma odontologia feita com amor aos nossos pacientes com necessidades especiais.
9) Deixe uma mensagem aos leitores do blog.
Vou citar um trecho de meu livro:
“Qualquer pessoa que estimular sua imaginação fará sua vida ser mais útil e produtiva e também todos que estão ao seu redor. Quando ficamos desmotivados todo o ambiente fica adormecido, quando ficamos empolgados tudo parece mais simples e a vida flui de maneira natural, esse pensamento é muito útil principalmente nas casas que existam pessoas com necessidades especiais. O pensamento positivo e encorajador fortalecerá o ambiente e as pessoas que nele vivem. É um engano pensar que alguém pode vencer sem a cooperação dos outros e para triunfar temos que nos empenhar. Você foi escolhido para ajudar e cooperar, então faça o melhor que puder! Falo “foi escolhido” porque realmente uma “Força Maior” te escolheu para cuidar dessa criança no espectro autista, no meu caso tive o livre arbítrio de escolher. Meus filhos não estão no espectro autista mas meus pacientes são como filhos adotivos, por isso digo que escolhi passar parte da minha vida com eles. Não devemos ter medo de ideias novas, às vezes elas são a diferença entre o sucesso e o fracasso. Podemos obter tudo o que quisermos, desde que esteja dentro dos limites da razão. Não esqueça que irá necessitar de um esforço organizado guiado com inteligência para vencer o autismo ou apenas unir-se a ele.”
Adriana Zink mantém o blog Autismo e Odontologia.
Contatos:
Dra.Adriana Gledys Zink
Dr.Marcelo Diniz de Pinho
11 22128933 / 26491011 / 97335974
Veja:
Vera,
obrigada pelo apoio ao meu trabalho,
bjs
Eu que agradeço, Adriana. Parabéns pelo belíssimo e singular trabalho!
Beijos,
Parabéns Vera pela belíssima escolha para sua entrevista, e pelo teor da mesma.
Parabéns Adriana pelo trabalho maravilhoso, pelo exemplo a ser seguido pelos profissionais brasileiros, de garra, de determinação, de acreditar no sonho, e fazer se tornar possível!
Você é um dos anjos enviados para nossos autistas!
Abçs
Claudia Moraes
Presidente da APADEM
(Assoc. de Pais de Autistas e Deficientes Mentais de Volta Redonda/RJ)
Obrigada, Claudia! Você também faz um trabalho maravilhoso!
Realmente a Adriana é uma profissional cheia de garra!
Beijos,
obrigada Claudia, são mães como vc que inspiram meu trabalho. Bj
Dra…
Parabéns pelo trabalho, achei lindo!!!!!!
Suelen
Musicoterapeuta
Parabéneeeeeeeeeeeeeees!!!!! Pessoas assim é que o Brasil precisa.
Sejam iluminados nessa caminhada.!!!!
Pela dedicação e interesse , com certeza não existirão limites para seus objetivos….
Muita força e determinação são ferramentas indispensáveis para alcançar seus objetivos.
Tenho certeza que são elementos genéticos que vocês trazem no coração e na mente
Um grande beijo
Leila
Parabéns a Dra Adriana, pelo seu trabalho com as crianças autistas tenho um filho de 3 anos e 4 meses que foi diagnosticado recentemente, então é muito bom saber que existem pessoas como a Dra que se dedicam as crianças e tem um trabalho voltado para elas e suas necessidades.