Advogada cria página online para ajudar famílias a entenderem os direitos de pessoa com TEA
Por Gabriela Bandeira
Há três anos, a vida e a carreira da advogada Diana Serpe mudaram drasticamente. Especialista em Direito da Saúde, ela resolveu intervir em um processo. “Minha amiga tinha um filho de cinco anos e tinha acabado de receber o diagnóstico de autismo. O tratamento que ele precisava custava, em média, R$ 10 mil por mês. Ela estava desesperada”, relembra.
A história de Tatiana e do filho Felipe comoveram a advogada, que entrou com uma ação contra o plano de saúde, e assegurar o tratamento adequado ao menino. Inicialmente, a liminar foi negada em primeira instância, mas Diana insistiu e levou a história ao tribunal, que acabou concedendo vitória para a família.
Hoje, Felipe recebe tratamento em uma clínica particular e tem um auxiliar de educação inclusiva na escola. “Os avanços dele nesses três anos foram incríveis”, comenta Diana. “Ele está super bem, conseguimos o tratamento completo e ele tem se desenvolvido muito em diversos aspectos”, acrescenta.
Advogada – os desafios
A experiência mudou os rumos da carreira de Diana, que se viu com várias possibilidades de exercer sua profissão para o bem. Com o tempo, ela conheceu outras famílias com o mesmo problema. “Encontrei pais muito simples com filhos que recebiam uma hora por semana de tratamento com fonoaudiólogo ou psicólogo. Isso era um absurdo, porque a criança precisa de bem mais para se desenvolver, mas nem todo mundo tem como arcar com isso”, explica.
A partir disso, ela entra com ações contra planos de saúde, a fim de promover melhores condições para indivíduos dentro do espectro. As exigências são de que os tratamentos sejam, em sua totalidade, custeados pelos planos, mas tem um detalhe: o profissional que vai atender a criança precisa ser especialista, também, em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estar próximo da região onde a família vive.
Como parte de toda essa ação, Diana criou também uma página no Facebook. Em postagens diárias e artigos, ela explica os direitos dos autistas e oferece seu trabalho para ajudar aqueles que precisam.
“É uma alegria imensa levar o direito para uma área dessas. Eu fico feliz de ver aquela pessoa que sentou na minha mesa desesperada, sem saber o que fazer, chorando de emoção porque conseguiu o tratamento completo”
Vida pessoal
Na vida pessoal, o primeiro contato que Diana teve com o autismo foi na escola do filho. “Ele tinha três anos, e lembro que entrou um aluno autista na sala dele. O menino era autista severo, tinha muitas dificuldades. Mas mesmo vendo assim, eu não fazia ideia das dimensão disso tudo”, conta.
De lá para cá, ela conheceu mais pessoas e histórias que a inspiraram, também, na vida pessoal. O estudo sobre o tema e as ações acabaram trazendo novas perspectivas.
“Acabei me envolvendo pessoalmente com estas histórias. Quando estou com um processo em trâmite, eu venho para casa e fico acompanhando daqui. Às vezes, o resultado sai depois de oito horas da noite, e estou atenta. Tudo isso me ensinou a ver as coisas de uma forma mais humana”, finaliza.
Facebook da Diana: https://www.facebook.com/autismoedireito/
Boa tarde! Entrei com um pedido na justiça para TRATAMENTO do meu filho com autismo, o mesmo foi negado a liminar por duas vezes quando recorremos pois os juízes que avaliaram entenderam que o tratamento para autismo não é emergencial e poderia esperar, já vai para dois anos e nada. O que devo fazer? O advogado que me atende falou que não tem nada a fazer pois para recorrer novamente gostaríamos muito dinheiro.
Boa tarde! Primeiramente quero lhe dar os parabéns pela iniciativa. A outra, tenho um filho com TEA. Estou querendo solicitar a isenção de imposto para a compra de um carro, mas os advogados daqui estão cobrando caro para o serviço. Gostaria de um auxílio para conquistar este direito e também dos direitos que meu filho tem
Oi boa tarde olha só vc não precisa de um advogado p conseguir a documentação necessária para a compra do carro pode ir direto no Detran. No próprio site e marca . Em geral dura 4 meses todo o processo mas indo numa concessionária lá mesmo ele te dá o passo a passo. Claro que vc precisa ter em mãos o laudo médico
Eu tenho um filho com TEA , ele está com 16 anos. Foi encaminhado para o psiquiatria. Mas não consegue marcar pelo sistema, pois não tem para adolescente. Eu não tenho condições de pagar particular. O que devo fazer? Meu filho não tem nem um benefício, o único que teve , a carteirinha do ônibus foi cortado. Responder….
Tenho uma filhas especial. Ainda ñ comprei um carro com redução de impostos. Porq ñ possuo CNH. Existe algum processo no Detran q dá direito a uma CNH para monitor de pne.?
Parabéns pela atitude, pessoa linda de coração ajudar quem maia precisa. Muita saúde e bênção na sua vida!
Bom dia! O plano do meu filho e empresarial custeada pela empresa q o pai trabalha…não estamos conseguindo nenhum profissional..vc acha q seria ético fazermos alguma exigência judicial ao plano?
Boa tarde! Eu gostaria de saber como faço pra entrar na justiça para conseguir professora apoio para meu filho? Fui informada pela escola que a superpotência de ensino entendeu que ele não necessita de professora apoio.Porém ele tem dificuldades grandes em outros aspectos e por isso a professora apoio é importante.SE puder me orientar agradeço.Obrigada
Parabéns pela atitude! Tem muitas coisas na nossa vida de o dinheiro não paga. Quando fazemos o bem a alguém nos tornamos grandes pessoas e sentimos melhores do aquele que foi ajudado. Precisamos de muitas pessoas com a mesma atitude sua.
Meu filho e Asperger e tem 30 anos. Ele formou-se e trabalha. O que ele ganha não dá para se manter. Precisa,de ajuda financeira e emocional. Recentemente o pai dele faleceu…ele pode requerer a pensão?? Ele ocupa vaga de PCS.
Olá. Sou deficiente auditiva e tenho direito de ter desconto na conta de energia? Moro sozinha e a conta de luz com impostos e taxas abusivos. Me ajuda!
Obrigada.
Boa tarde, uma iniciativa muito bom.
Boa tarde, parabéns pela atitude de ajudar aos próximos.
Tenho uma filha de 5 anos que foi diagnosticada com TEA estou tentando o benefício Loas mas não tenho um advogado pra representar minha filha. Não sei como proceder.
Também quero comprar um carro com isenção de impostos. Poderia me orientar? Grato
Muito bom ter essa página para pessoas com deficiência para nos ajudar eu queria ser super fã de spw pedagoga
Eu tenho um filho Autista de 11 anos, tentei escola especializada pela defensoria por 2x foi negado, será que consigo atraves de um advogado particular?