Agora é um direito garantido: PcD pode ter carteira de motorista profissional
A novela jurídica chegou ao fim: no ultimo mês de julho, o juiz federal Danilo Almasi Vieira dos Santos, da 10º Vara civil de São… Paulo, proferiu sentenças que liberou as pessoas com deficiência físicas para que obtenham habilitação e possam dirigir veículos destinados a transporte de carga, de passageiros e veículos conjugados – caminhões, vans, micro-ônibus, ônibus, carretas e trailers, por exemplo.
A REVISTA REAÇÃO, Na edição 78, contou a luta travada pela liberação do trabalho profissional para PcD, mas constatou que, apesar da legislação favorável, era dificílimo encontrar alguem trabalhando. Agora com a nova sentença, espera-se que a situação mude.A decisão proíbe o CONTRAN de fazer qualquer restrição às pessoas com deficiência em relação a atividade remuneradas na direção de veiculos automotor. O juiz evocou princípios constitucionais que garantem a igualdade de tratamento e exercicio pleno de direitos individuais e sociais a essas pessoas, incluindo o direito ao trabalho. O CONTRAN ficou proibido de restaurar, em qualquer hipótese, a Resolução 51/98 que proibia “atividade remunerada em veiculos adaptados”. Segundo a sentença de Santos, o item é ilegal e deve ser extirpado, definitivamente, do ordenamento juridico brasileiro. Agora, o direito de exercer a atividade remunerada na condução de veiculos é igual para todos respetando o mesmo processo de emissão e renovação de CNH profissional pelo qual uma pessoa sem deficiecia tem que passar.
Ministério Público
O órgão entrou com uma Ação Civil pública, com pedido de liminar, que foi concedida parcialmente em 2007, tanto que o Contran publicou a resolução 267/08. “Ministério Público Federal, por meio da procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, tem atuado de forma sistemática na defesa de direitos humanos, em especial nos casos em que considera que estão ocorrendo discriminações violadoras de tais direitos, como é o caso das restrições que eram impostas pelo Contran”, explicou o procurador JEFERSON APARECIDO DIAS.
Segundo ele, as avaliações físicas e mentais são exigidas de todas as pessoas que pretende obter uma carteira de habilitação e/ou trabalhar profissionalmente e não apenas daquelas que necessitam de veiculos adaptados. No seu entender, tais avaliações não podem ser previamente impeditivas da obtenção das habilitações. “Antes as pessoas com deficiencia eram previamente eliminadas, não tendo sequer a possibilidade de serem submetidas a tais avaliação. O que se espera agora, é que elas sejam feitas de forma correta e permitam que elas consigam sua habilitação nas categorias profissionais para conduzir veiculos adaptados.
Com isso, será possivel garantir, por um lado, um trãnsito seguro e por outro, a iguadade das pessoas”, afirma Dias. Ele afirma ainda que, caso alguma pessoa com deficiência seja discriminada durante as avaliações, ela poderá apresentar o caso ao Ministério Público, para que sejam adotadas medidas cabíveis. Para ele, a edição de uma lei e/ou a obtenção de uma sentença favoravel não podem ser tidas com um ponto de chegada, pois na verdade, são apenas pontos de partida para novas lutas por direitos humanos.
“Espero que a obtenção dessa sentença seja um incentivo para que as PcD continuem a lutar por seus direitos e consigam desenvolver suas potencialidades, capacitando-se para atuar no mercado de trabalho. A garantia de direitos humanos é um processo e não pode ser conseguida da noite para o dia, mas a obtenção da sentença é uma grande conquista e um importante incentivo para novas lutas contra as discriminações que ainda existem. Alem disso, tambem será necessário exigir o cumprimento da legislação que obriga as empresas a contratarem pessoas com deficiencia”, explica o procurador. Só para lembrar na mesma edição nº78 desta revista, estava a história de Hermes Oliveira, motorista de carreta que ficou paraplégico devido a um acidente. Ele é corredor de Parakart patrocinado pela REVISTA REAÇÃO e dizia que sua luta era conseguir ser motorista de taxi. Até agora ele não obteve o alvará. Conheça a História dele em http://hermespiloto.blogspot.com/
Fonte: Revista Reação
Referência: H. N. Adaptações
Já cheguei a ver um caminhão Ford F4000 antigo adaptado para ser conduzido por um paraplégico em 2005, provavelmente autorizado por liminar. Em termos de cabine, não é muito diferente o tipo de adaptação a ser usada num veículo utilitário pesado, principalmente agora que muitos fabricantes tem aderido a um conceito mais “car-like”, o grande desafio é a acessibilidade para o operador se posicionar a bordo devido à altura de uma cabine de caminhão…
Boa Noite,
Gostaria de saber sobre o Direito do deficiente a CNH Profissional tipo C,D,E se esta valendo.
http://www.deficienteciente.com.br/agora-e-um-direito-garantido-pcd-pode-ter-carteira-de-motorista-profissional.html
Pois 04.10.2013 saiu um artigo o juiz federal Danilo Almasi Vieira dos
Santos, da 10º Vara civil de São… Paulo, proferiu sentenças que liberou as pessoas com
deficiência físicas para que obtenham habilitação e possam dirigir veículos destinados a
transporte de carga, de passageiros e veículos conjugados – caminhões, vans, micro-ônibus,
ônibus, carretas e trailers, por exemplo.
Obs.: Tenho CNH B desde 10/01/2012, com seguintes informações:
E – Obrigatório o uso de empunhadura/manopla/pômo no volante
F – Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica
Com essas informações não quer dizer que não consigo dirigir um caminhão / Ônibus.
Posso muito bem dirigir usando a adaptação necessária.
DETRAN negar a liberar uma categoria profissional para mim.
Queria saber o qual o requisito para tal avaliação.
Que órgão deverei procurar para tal avaliação?
Bom dia fui classificar minha habilitação e depois de pagar todas as taxas ao Detran o médico negou a categoria D porque minha perna e amputada e não tem como eu dirigir um caminhão porque a perna amputada e a direita o que eu posso fazer neste cs
Tenho a observação G na minha CNH tipo B. Esta observação foi incluída quando solicitei a migração de minha CNH para pcd.
Posso solicitar a inclusão do EAR (Exerce Atividade Remunerada)?
Tinha a CNH D. Recentemente por motivos de saúde mudei minha CNH para B com a letra G. Consigo inserir a informação de EAR na minha CNH? Exemplo para trabalhar no Uber, uma vez que meu carro possui transmissão automática
grato,
Tenho uma habilitação com restrição, D;F;S. Fui ao poupatempo para adicionar que exerce atividade remunerada e a mulher do DETRAN falou que não posso porque tenho restrição. É certo isso?
Boa tarde
Tenho CNH AB, posso alterar para d ou c,o.
Minha adaptação no volante dispositivo esférico
Boa noite!
Faço transporte escolar e tenho alvará, mas fico com medo de perder a minha licença após dar entrada para adquirir esses benefícios de ICMS e IPVA, isso pode ocorrer?
Tenho categoria B mais de 20 anos, com observação X visão monocular.. posso acrescentar categoria remunerada na minha carteira?
Sou carreteiro 20anos trabalhava com rodo trem 30m sofri um ave a 9 meses estou lúcido dirijo meu carro só ando devagar escrevo devagar minha cnh venceu posso renovar
Boa tarde possuo CNH para guiar veículo automático,com o avanço da indústria automobilística posso guiar caminhão automático e como faço para trocar minha CNH
Sim eu quero fazer pcd CNH (C ou E ) mais detran pr como caminhao tem pcd surdos sim ja 15 anos como e saber tempo mora grande do sul RS !!!! Resp