Aluno especial supera limites e aposta em vitória do Desafio
“Fiz a redação para ganhar a bolsa de estudos.” Esta frase foi escrita por Felipe Cardoso, 17 anos, de Santo André, vítima de paralisia cerebral e que se comunica apenas através de um computador. Ele é aluno do terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Sagrada Família, escola que participou do Desafio de Redação do Diário pela primeira vez e com 150 alunos. Na sala de aula, sentado em sua cadeira de rodas e com movimentos limitados, Felipe responde às perguntas apenas com um largo sorriso e sonha em cursar a universidade.
“Ele é muito participativo. Sempre vai às visitas monitoradas em faculdades. É um exemplo de vida para todos nós”, diz a coordenadora do Ensino Médio, Rosemeire Pereira. Nesta semana o estudante visitou a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), parceira do projeto, e conversou com professores na companhia de seu pai. “Ele viu pela internet o curso e então o levamos para conhecer a faculdade, que nos recebeu muito bem”, conta a mãe de Felipe, Simone Cardoso, 43.
Esforçado, o jovem pretende cursar Sistemas de Informação, mas ainda pensa em estudar os sistemas da Internet. Sobre o tema Crack, Tô Fora!, o estudante produziu a respeito da rapidez do vício e o caminho da droga dentro do corpo após a inalação da mesma. “Achei o tema um pouco difícil, mas eu estudei sobre o assunto antes. Gosto de fazer redação. Meus pais estão me apoiando muito para que consiga a vitória”, declarou.
A coordenadora apoia a iniciativa do Diário e destaca a importância da educação completa aos estudantes. “Valorizamos a educação integral do aluno. O Desafio é algo que contribui para que os estudantes reflitam na escrita o que o colégio estimulou durante o trabalho. A competição valoriza a competência linguística deles.”
Regulamento – O vencedor geral do Desafio será conhecido em premiação no dia 23 de novembro. Entre os prêmios secundários reservados às melhores produções de texto estão televisores, bicicletas e computadores. O vencedor geral ganhará bolsa de estudos integral na USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e poderá escolher o curso de sua preferência.
O Desafio de Redação é patrocinado pela Petrobras e correalizado pela USCS e DAE (Departamento de Água e Esgoto), com apoio da Ecovias.
Fonte: http://www.dgabc.com.br/
Acesse aqui e veja outras matérias sobre educação e a pessoa com deficiência.