Alunos criam cadeira de rodas controlada por movimento da cabeça
Formandos do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), desenvolveram um sistema que permite controlar uma cadeira de rodas apenas com movimentos da cabeça. O dispositivo daria mais independência para tetraplégicos. A cadeira é um dos 12 projetos que serão apresentados na Exposição dos Projetos de Formatura do Curso de Engenharia Elétrica da FEI (Elexpo).
A cadeira de rodas funciona por meio de um controle remoto que detecta e processa movimentos, e pode ser acoplado a uma tiara para a cabeça, colado ou segurado na mão. O sistema transmite os movimentos processados em forma de comandos via radiofrequência. Além de permitir o controle de cadeiras de rodas, a tecnologia permite controlar o cursor de um mouse de computador.
Entre os outros projetos, está um sistema automático de rastreamento de bagagens. No check-in do aeroporto, os dados do passageiro são cadastrados e sua mala é etiquetada com chip RFID (identificação via rádio frequência) de código único. Na esteira, outro leitor RFID consulta o destino da bagagem. Assim, ao serem colocadas no avião todas as malas são analisadas pelo sistema, que dispara mensagens de celular SMS para os proprietários. Caso haja erro de direcionamento, a mala irá para um centro de controle manual para correção do destino.
Também com ondas de radiofrequencia, outro projeto visa agilizar o pagamento de contas de supermercado. Um dispositivo transmite as informações do código de barras dos produtos ainda no carrinho, por meio de antena, para um leitor que mostra ao consumidor o valor da compra, sem interferência do caixa. A Elexpo ocorre nesta terça-feira, a partir das 19h, no campus São Bernardo no bairro Assunção de São Paulo.
Fonte: Portal Terra (27/06/11)
Veja: