“Amar e ser solidário é preciso; preconceito e indiferença não é preciso”
Caro leitor,
O texto abaixo, foi escrito por José Deoclécio de Oliveira.
Existe uma cultura no Brasil de que o governo pode resolver todas as nossas necessidades de todas as ordem. Com o aumento dos acidentes de trânsito e outras fatalidades têm aumentado o número de pessoas com paraplegia (chamados de cadeirantes). Devido a esta questão as pessoas envolvidas buscam com mais afinco em exigir seus direitos: cobrando acessibilidade, capacitação para o trabalho, reabilitação e principalmente o respeito à pessoa…
Tenho percebido que muitas pessoas, devido às campanhas de conscientização no sentido de combater o preconceito, estão se sensibilizando e tendo uma melhor compreensão e demonstrando solidariedade.
Mesmo com estas informações, me parece que está faltando fazer paralelamente também uma campanha no sentido de um voluntariado que possa visitar as entidades que abrigam estes segmentos, que por vários motivos não possam estar ao lado das famílias. São as patologias de paralisia cerebral e outras que tem um cuidado diferenciado e muitas destas pessoas são entregues pelas famílias por não terem condições, tanto financeira ou falta de estrutura… Outros são retirados das famílias por maus tratos e outros fatores…
Baseado nestas informações, estou sugerindo ao blog Deficienteciente em conjunto com a Revista Sentidos, a possibilidade de fazer uma Campanha de divulgação em mostrar a realidade deste segmento, lançando uma semente no coração das pessoas para que criem um sentimento de solidariedade no sentido de fazer visitas, contribuir financeiramente, ou até um vínculo de apadriamento, sem caráter oficial…
Na possibilidade de aceitar minha sugestão, peço que analisem e façam uma pesquisa junto a algumas entidades que prestam estes trabalhos, e caso aceitem, seria criado regras e critérios de acordo com cada entidade.
Tendo em vista que o Blog Deficiente ciente e a “Revista Sentido” têm uma participação de grande contribuição em relação ao segmento das pessoas com deficiência, trazendo informações para a sociedade, em minha opinião é de grande relevância, poderiam lançar a matéria simultaneamente : revista, blog, facebook e outras redes sociais.
Em relação à participação da revista é opcional da sua parte, fica ao seu critério. Na possibilidade de aceitar esta sugestão, sugeria também que fosse para edição 67 de Novembro próximo aproveitando as comemorações de Dezembro…! Meu contato na revista é sempre com a redatora Priscila Sampaio.
Gostaria de deixar claro que a intenção foi pensando nas pessoas com paralisia cerebral e outras em condições de internações, podendo também incluir orfanatos, hospitais e casas de repousos…
Fica aí minha sugestão de matéria. Minha intenção é sem compromisso sendo apenas uma ideia. Caso não seja viável, sem problemas haverá outras oportunidades, abraço!
José Deoclécio de Oliveira
Parabéns! O tema Inclusão tem necessidade destes mecanismos e espaços.
Deoclécio,
Este espaço estará sempre aberto para campanhas de sensibilização e conscientização, no que diz respeito ao segmento de pessoas vulneráveis.
Abraços e parabéns pelas contribuições que tem dado ao blog Deficiente Ciente!