Amar uma pessoa com deficiência visual me tornou um ser humano melhor
Caro leitor,
Recebi por email a linda história de amor do casal Hudson e Letícia.Hudson Infantino é uma pessoa sem deficiência e Letícia tem deficiência visual. Veja que história inspiradora!
“Vi no blog Deficiente Ciente a história de amor do psicólogo Geofilho e Simone, e me inspirei pra escrever minha história também.
Conheci Letícia em nosso antigo trabalho, às vezes acredito que fui trabalhar lá somente para conhecê-la. Quando a vi pela primeira vez, me encantei e foi assim. . .
Trabalhávamos no depósito geral de uma empresa com 10 filiais e sempre havia muito movimento de caminhões fazendo entregas, e consequentemente muitos paletes (estrados de madeira) espalhados, o que já era impossível para um vidente caminhar, quiçá pra uma pessoa com visão subnormal. Letícia tinha que passar por meio a esse tumulto pra ir ao banheiro ou beber água, e foi assim que me encantei… Quando vi aquela criaturinha diminuta, ela tem 1,62 de altura, e deficiente visual enfrentando aquilo tudo e sair feliz sem se queixar, perguntando simplesmente “como tá aqui hoje?”, pensei ,”ah, é com ela que vou!”. E assim foi…
Começamos a sair em fevereiro desse ano e meu encanto por ela só foi aumentando. Entretanto, uma nova surpresa surgiu. Conheci meu cunhado, que além de deficiente visual, é autista… Logo vislumbrei meu futuro e repleto de preconceitos como sou, temi. Comecei a avaliar como faria pra cuidar dela e de meu cunhado… Imaginava que eu tinha que fazer tudo, ledo engano, fui vendo e aprendendo que ela era muito mais capaz do que eu supunha. A minha telefonista e futura psicóloga era um gigante, com carinha de bebê. Revoltado briguei feio com Deus, oras como Ele pode me fazer apaixonar por Letícia pra depois conhecer meu cunhado? E acredite, Ele me disse apenas, COVARDE! Comecei a entender que se eu a amasse, isto bastava para vencermos qualquer coisa, pois frente ao nosso amor qualquer desafio seria pequeno. Calei-me e fui estudar tudo sobre cegueira e autismo. Aprendi a usar termos típicos da comunidade cega (OM, AVD…).
Oito meses se passaram e assumimos nosso namoro. Daí surgiram outros desafios, como por exemplo, ser olhado o tempo todo, pois quando saio com ela é o que acontece, parece que somos verdes e estamos de anteninhas.
Algumas pessoas acham incrível namorar uma pessoa com deficiência, mas o que é incrível em amar alguém? Compreender o tempo dela, saber o que ela pode ou não fazer… Para mim, o mais complexo disso tudo, foi despir de meus preconceitos. Pois como tive uma esmerada educação, oriunda de uma rígida mãe e acreditava que estava livre de preconceitos e pronto pra aceitar a diversidade humana, algo sempre cobrado em meu lar, tanto que vivia com a comunidade surda há muito tempo. No entanto foi com minha amada que pude perceber o quanto era tolo, e que no fundo sentia preconceito. Mas com Leticia estou me tornando um ser humano melhor, mais culto, mais humano. . .
Acho que o amor é isso, uma força capaz de nos arrancar de nosso comodismo, e de nos levar frente ao novo, frente aos desafios da vida…”
Hudson
Veja
Olá que linda história de amor, esse é o verdadeiro sentimento, onde não existe barreiras, preconceitos nem mesmo deficiência para bloquear o mesmo!!!
Gostaria de enviar a minha história também como faço?!
Abraços
Olá Suzan!
Envie-nos sua história através do email deficienteciente@yahoo.com.br
Abraços,
História linda essa, muito emocionante parabéns ao casal !!!
Histórias como está são para mostrar que todos somos iguais,que podemos ser diferentes por fora, mas iguais por dentro que as pessoas especias tem sentimentos, tem direitos iguais.
Bem assim mesmo. E nesse ano completaremos 3 anos de namoro. As pessoas às vezes parecem considerar o Hudson como um super-herói, como se namorar uma pessoa com alguma deficiência fosse algo de outro mundo. Mas o que elas não sabem é que somos um casal como qualquer outro, em que ambos têm suas dificuldades, limitações, desafios, e também suas qualidades e aspectos positivos. E assim a gente segue, um cuidando do outro…rs. Bjs.
Olá leticia! meu nome é tabata, também sou deficiente visual, tenho 17 anos. vi sua história lindíssima de amor e compartilhei no facebook!quero te parabenizar por ser quem você é, fiquei até emocionada quando vi isso. queria sua amizade pq não conheço muitos deficientes visuais, se quiser me add no facebook procure tabata duarte sou de SC ou pelo meu email tabata_fofet@hotmail.com kk.
sabe fico tão triste porque muitas pessoas falam comigo, mas quando descobrem q sou dv param de falar. queria que um dia alguém também pudesse me amar, mas até acho impossivel, parece que nada dá certo p mim sei lá.espero que um dia alguém faça por mim o q fizeram a você.
mais uma vez quero parabenizar você e ele pois são lindos juntos, o amor que há entre os dois é verdadeiro e lindo demais.
abraços
Tabata não pense que nada dá certo, somos vitoriosos só por estarmos existindo. Não espere nada dos outros, pois ninguém pode fazer nada por ninguém, somos artífices de nossa propria história. Só seremos felizes no instante que compreendermos que a felicidade somos nós que criamos. Acredite que as pessoas que valhem a pena conviverão com você independente de qualquer situação, os que se distaciam de você é que saem perdendo, pois deixam de conviver com um individuo incrivel, creia nisso! Abraços, Hudson.
Tabata, você é uma pessoa jovem e com muita energia! Deus prepara para você uma pessoa especial! Não se preocupe com aqueles que se afastem de você! Tenha fé, faça o seu papel, busque crescer espiritualmente e como pessoa, estudando e se aperfeiçoando sempre que, com certeza, os verdadeiros amigos nos amarão do jeito que somos, independente de qualquer coisa.
Tenho uma deficiência física, às vezes passo por momentos inusitados, mas continuo na luta por uma qualidade de vida melhor e pelos sonhos! Que Deus esteja sempre com você, através de Jesus Cristo! Grande Abraço, Paulo Roberto – SP / Capital.
Obrigada paulo,acho que tem dias em nossas vidas que nao estamos bem,eu estava em um dia ruim,meu mal é ser impulsiva. é que sempre sonhei muito,entao por algum motivo estranho prefiro nao esperar mais nada,afinal posso ser jovem,mas nao sei quando minha linha da vida será cortada e tenho ate medo de saber. Estar só nunca me afetou,afinal sempre tive ao meu lado quem realmente me amava,a vida foi passando e levando consigo algumas pessoas que amei,mas tambem me trouxe outras,sou grata a Deus por ainda estar aqui e podendo desfrutar de tudo isso. te agradeço muito pelas palavras,sao pessoas como voce que animam pessoas como eu,quando vejo historias assim ,como a da leticia ate fico emocionada e isso meio que me faz ficar triste por mim,mas…acho que isso é mais da idade do que a deficiencia,logo toda essa mania de esquisitices vai passar kkk bom…espero.
sou deficiente visual,mas posso ver o que mais acho lindo:a luz do sol,um sorriso no rosto,a lua e dou graças a Deus por isso,
tenho metas em minha vida,o que torna tudo mais facil,assim sei por onde começar,atualmente curso o ultimo ano do ensino medio,faço curso profissionalizante de hospedagem integrado ao ensino medio,faço ingles,faço orientaçao visual pra aprender a usar meu residuo de maneira a valorizá-lo o maximo possivel,faço cursinho pré-vestibular da universidade federal de santa catarina, faço reforço de matematica kkk. pretendo fazer direito ,e em ultimo caso administraçao. as vezes olho pra tudo isso e me pergunto se realmente faço tudo isso,tenho um pessimo habito de duvidar de mim,mas o tempo,as experiencias de vida vao me fazendo melhorar a cada dia,o amor de Deus me impulsiona todos os dias a continuar senao eu ja teria entrado no conforimismo e nao teria lutado tanto pra ser alguem melhor
Fico feliz por você! Continue com esta sabedoria e esta energia para grandes conquistas.
linda história,parabéns.
Oi, Tábata! Quando tinha sua idade, eu também pensava como vc, que ninguém jamais iria me amar. Talvez porque o mundo tem estado muito estranho. Muitas pessoas preocupam-se mais com coisas fúteis e passageiras do que com as coisas que realmente importam. Mas, apesar disso, ainda existem pessoas com sentimentos verdadeiros. Tudo que eu queria era alguém que fosse capaz de enxergar em mim mais do que uma deficiência, enxergar em mim um ser humano, e consegui! rs. Vc também vai encontrar! Vou procurar vc no facebook e adicionar sim. Gosto muito de conhecer outras pessoas com deficiência. Isso me faz lembrar que não sou a única no mundo, e que a vida não é tão impossivel quanto parece. Beijão.
lindo chorei mas de alegria en saber que exeste amores verdadeiro e sincero.beijos au casal tio piter………
Te amo, tio <3
O AMOR, TUDO SUPORTA.
Sou engenheiro civil. Fiz esta poesia pra minha esposa, psicóloga de 37 anos, que após vencer um Linfoma (câncer), desenvolveu duas síndromes raras e está sem enxergar, sem falar, sem comer nem beber, sem andar e sem movimentos coordenados. Ela está acordada, ouvindo e entendendo, consciente e orientada, interagindo, respondendo com alguns gestos, mas devido à incapacidade neurológica, está dependente pra tudo.
Temos dois filhos de 5 e 3 anos, que adotamos com todo amor e carinho. Somos de Recife/PE.
Segue também um relato que fiz sobre nossa história.
Divulgue, compartilhe.
Paz.
Samuel Luna, esposo de Gecélia Luna.
http://www.youtube.com/watch?v=5fATH4sZ6eo
http://www.youtube.com/watch?v=Rfr_-XNwpAs
Link direto para o album do meu Facebook, onde cada figura contém uma parte de nossa história.
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.388980254497170.84578.100001555955774&type=3
Leticia, você é uma pessoa admiravel,uma amiga maravilhosa, fiquei muito feliz quando conheci você, afinal encontrei alguém com quem posso dividir experiências parecidas,alguém que me entende obrigada pela sua amizade,confesso que pensei que você não ia me add no face e fiquei mto contente, admiro você por lutar contra a corrente da vida, por ir atrás de seus ideais!
Oi amiga! Também fiquei feliz por ter conhecido vc, uma menina tão especial e tão batalhadora. Fico feliz ao vê-la tão cheia de atividades e projetos! Penso que temos que ser assim mesmo. Não podemos ficar paradas, afinal, temos muito a mostrar para o mundo, para que o preconceito seja minimizado. Vc é uma pessoa cheia de força de vontade, e que tem Deus em sua vida. Assim, sei que vc irá conquistar muitas coisas. Bjãoo, e força sempre.
Hudson e Letícia,
Estou emocionada em ler a história de vocês e de saber que a nossa história, minha e do Geo os motivaram a dividir esta belíssima história de amor. Sinto não tê-la lido antes, obrigada pela disposição em escrever e pela emoção deixada em cada palavra, acho tão importante que as histórias de amor sejam compartilhadas é também uma maneira de propagar o amor às pessoas que as leem. Muitas felicidades para vocês, formam um lindo casal!
Eu tambem sou deficiente fisico
e vou ser pai de uma moça e sou muito feliz
Linda a história de amor de vocês Hudson. *-* Me senti feliz ao ler, pois é exatamente o que senti quando me descobri envolvida, sentimentalmente, por uma Pessoa com Deficiência Visual. Sou vidente, faço parte da comunidade Surda de minha cidade há 8 anos .
A cada dia me descubro, a cada dia me sinto aplicando na prática o “aceitar as difierenças”… A sensibilidade que eles tem chega a tocar a alma, apenas com a presença. Me sinto imensamente feliz por nossas vidas terem se cruzado e espero em breve poder postar aqui, também, um pouquinho de como nos descobrimos.
Viva a vida! Viva o amor sem preconceitos!
Eu tenho 53 anos. Tive uma crise de glaucoma aos 35 anos e após passar por muitas dores perdi a visão de um olho e o outro enxerga muito mal.
Nao consegui mais levar minha vida a frente. Tento, mas parece que ninguém me entende. Não fico reclamando, mas minha vida ficou muito difícil. Vejo pessoas cegas sendo produtivas e acabo me sentindo inferior pois nao consigo sair do poço.
Desculpem o desabafo… Que vcs sejam felizes para sempre.