Artista americano cria versão cadeirante da boneca Barbie
Nickolay Lamm, que já lançou a boneca com medidas reais de corpo, cria uma cadeira de rodas para tornar a Barbie mais inclusiva
O artista e pesquisador Nickolay Lam ficou famoso mundialmente projetando novos modelos da Barbie, uma das bonecas mais famosas do mundo. Seu objetivo era difundir uma nova visão sobre os brinquedos e sua influência na infância e na difusão de preconceitos e estereótipos. Diante disso ele já mostrou uma Barbie com medidas reais do corpo, uma crítica a ditadura da magreza e seu efeito nocivo na vida de muitas meninas, potenciais vítimas de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia.
Nada de Barbie: Empresa faz bonecas de pano negras, cegas e cadeirantes
LEGO traz para o Brasil personagens que incentivam a inclusão
Conheça brinquedos para os pequenos com deficiência visual
Agora Nickolay voltou a ser notícia na mídia americana, apresentando uma versão da Barbie cadeirante. O objetivo foi criticar a indústria de brinquedos e cobrar responsabilidade social de lançar produtos mais inclusivos, que representem grupos discriminados da sociedade. Em 1997, a Mattel, que fabrica a Barbie, deixou de produzir a Barbie cadeirante.
“Sinto que quanto mais representativos os brinquedos forem no mundo real, melhores são as chances de se criar uma percepção mais saudável e realista para a juventude”, disse o artista à revista americana “People”.
Atualmente, ele está à procura de recursos para financiar a produção da Barbie cadeirante. Também já iniciou sua pesquisa para investigar a reação das crianças cadeirantes ao brinquedo.
“As crianças estão respondendo positivamente à cadeira de rodas de brinquedo. Já testemunhei um desses momentos maravilhosamente gratificantes”, afirma Nickolay.
Ele espera, em breve, que o produto chegue às lojas.
Fonte: Diário do Nordeste
Imagens: http://www.huffingtonpost.com
Achei incrível a idéia. Amei. São lindas as bonecas. Tenho uma filha cadeirante, sei como esses incentivos ajudam. Parabéns