Artistas com deficiência conseguem trabalho em Hollywood
De acordo com estatísticas da Media Access Office, órgão responsável pela relação entre artistas deficientes e a mídia, atores com deficiência estão a cada ano conseguindo mais trabalhos na indústria hollywoodiana. A organização apontou que em 2001, 1087 currículos foram entregues a diretores de elenco, o que resultou em 64 contratações. Em 2002, foram submetidos 961 currículos, resultando em 166 contratações. Não existem dados mais atuais devido ao reduzido tamanho da equipe da Media Access Office.
Atores com deficiência têm chamado atenção na televisão norte-americana. Nick Daley, de 28 anos, que sofre da síndrome de Prader-Willi, já participou de 17 filmes e 11 seriados de TV, incluindo uma participação especial na série Saving Grace. Já Blair Williamson, de 28 anos, que sofre de síndrome de Down, já apareceu em CSI e em Nip/Tuck.
A carreira artística ainda é um caminho arriscado para os atores portadores de deficiência, que constituem 10% dos atores sindicalizados de Hollywood. Porém, segundo Carmel Wynne, voluntária do Media Access Office, a situação está se tornando cada vez mais otimista. “Por que as pessoas não poderiam ligar a TV e ver pessoas que se parecem com elas?”, disse Wynne.
O modo de lidar com deficientes se modificou em 1973, quando o Estado da Califórnia aprovou uma lei, conhecida como The Lanterman Act, que possibilitou que pessoas com deficiência pudessem viver sua vida com mais independência possível e serem membros ativos da sociedade.
Fonte: http://www.sidneyrezende.com/
Só para acrescentar, atualmente temos a atriz com síndrome de down, Lauren Potter, que participa do elenco do seriado Glee. RJ Mitte, que interpreta Walter White na série Breaking Bad, na AXN e outros (Nota do blog).
A sugestão de matéria acima foi da estudante de jornalismo, Valeska Reis.
Pessoas com deficiência podem ser artistas assim como uma pessoa sem deficiência. Vamos incluir. Obrigada Vera pelo post.