A bicicleta chega aos deficientes visuais no MéxicoImagem: Passeio às cegas
O uso da bicicleta continua se expandindo tanto em cidades de países desenvolvidos como nas principais capitais da América Latina, que continuam criando ciclovias e políticas de promoção deste veículo. E à medida que as pessoas redescobrem o prazer de andar de bicicleta, mais querem compartilhá-lo com quem não pode desfrutar deste prazer.
Neste sentido, uma iniciativa da cidade do México demonstra que todos podem apreciar o veículo mais “verde” do mundo. Implementado em janeiro de 2010, o “Passeio às Cegas” convida voluntários a oferecer viagens a pessoas cegas ou com debilidade visual em bicicletas duplas.
Segundo El Universal, trata-se de uma iniciativa das organizações Bicitekas e Muévete por tu Ciudad em conjunto com a Contacto Braille
.
O programa acontece todos os domingos durante o chamado “Passeio dominical”, quando as ruas do Paseo de la Reforma e parte do Centro histórico da cidade são fechadas para pedestres, patinadores e ciclistas. Há sete bicicletas duplas disponíveis em um estande e cerca de 15 deficientes visuais passeiam de “carona” a cada domingo.
“É uma ideia que nasceu no Segundo Encontro de Segurança Viária, em 2008, com a participação de várias organizações. O objetivo é fazer com que todos os deficientes visuais também ocupem sua cidade, porque ela é de todos”, destacou Leon Hamui, da Bicitekas, em uma reportagem em vídeo.
Em outras reportagens, diferentes usuários, descrevem a emoção de subir em uma bicicleta e sentir o vento no rosto, escutar a cidade ao redor e desfrutar da liberdade que só uma “magrela” pode oferecer.
Sem dúvida, é uma ideia muito interessante e condizente com a tendência das sociedades em buscar um futuro mais verde. Para mais informações, acesse o site da Bicitekas ou a página do programa no Facebook.
Fonte: http://blogs.discoverybrasil.com/
Vera, minha doce amiga
Deveria ser copiada para todas as cidades do mundo, sobretudo no Brasil.
Aliás, a bicicleta deveria ser mais incentivada como o grande transporte do brasileiro, assim como o é na China!
Post fundamental, como sempre!
Abbiate una giornata maravigliosa, mon ami!
Olá! Parabéns pelo trabalho de vocês! Realmente temos que fazer a diferença. Também tenho um Blog com reportagens, livros digitalizados, filmes, artigos científicos etc. Se quiser conhecer e participar fique à vontade. (http://www.educacaoinclusiva-seo.blogspot.com) Abraço,
Sílvia Ester
Obrigada pelo comentário, meu amigo Gilberto!
Você viu que interessante a reportagem. É verdade, a bicicleta deveria ser mais incentivada…
Beijos!
Excelente seu blog, Silvia! Com certeza irei visitá-lo mais vezes. Quero ler com calma seus artigos sobre autismo.
Abraços!