Blog Deficiente Ciente entrevista Márcia Gori
Caro leitor,
A entrevistada desse mês do Blog Deficiente Ciente é a querida amiga Márcia Gori. Márcia é formada em Direito, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São José do Rio Preto, funcionária pública, assistente social, palestrante sobre Sexualidade e Inclusão da PcD, ex-presidente do Conselho Estadual da PcD do Estado de São Paulo e modelo com deficiência profissional da Agência Kica de Castro. Ela é casada, mãe de duas lindas filhas e natural da cidade de São José do Rio Preto.
Veja abaixo, a entrevista que Márcia, gentilmente, concedeu ao blog.
“A falta de informação também deixa esse público a mercê das DSTs/AIDS, porque tem a lenda que entre nós não existe este risco.”
“Cuidem de vocês mesmos, das suas jornadas, arrumem a mochila para uma longa viagem, porque o que vale não é a chegada desta, mas o trajeto que fazemos para chegar até lá.”
1) Qual sua deficiência?
Minha deficiência é em decorrência da poliomielite. Na epidemia de 1964, como era um bebê muito fofo, minha mãe achou que ia acontecer com qualquer um menos comigo e nessa época a vacina SABIN estava em fase experimental, quem tomou também contraiu o vírus, em menos proporção.
2) Como foi sua relação com colegas e professores na idade escolar?
Passei por uma situação muito engraçada quando estava em idade escolar… Minha mãe na época tinha condições financeiras de pagar uma escola particular para mim e escolheu um excelente colégio de freiras aqui em minha cidade, mas chegando lá a madre superiora disse a que era caso de APAE.
Coitada da minha mãe, lá vai ela me levar para uma avaliação e pagar esse mico… Chegando lá o presidente da APAE que era médico, disse categoricamente: Olha mãe!!! Essa criança não é caso para nós, não, mas a madre e a senhora sim!!! (risos) Ela nunca mais esqueceu isso e depois desse episódio sempre brigou pela minha inclusão, devo tudo a essa mulher guerreira.
3) Atualmente como você vê a questão acerca dos direitos da pessoa com deficiência?
Vejo da seguinte forma: temos uma legislação maravilhosa, quase completa, porque agora com a ratificação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU surgiram outras questões, tais como a questão do cuidador/facilitador em que esta menciona como um direito nosso, mas e aí como fica na questão do trabalho? As empresas mal contratam esses indivíduos. E os que têm direito ao trabalho e são mais comprometidos fisicamente? E a Deficiência Psicossocial que atualmente apareceu??? Como serão regularizadas??? E a mulher com deficiência???
Então ainda temos uma longa estrada para percorrer, pois é inesgotável a fonte, cada fase aparece uma necessidade, exigindo regularizações para o alcance real da inclusão.
4) Qual sua opinião a respeito da abrangência e do cumprimento das leis sobre os direitos das pessoas com deficiência?
A abrangência é como mencionei acima, está quase perfeita, embora a sociedade seja mutável e nunca chegaremos à perfeição, temos que lutar pela aplicabilidade das existentes e criar situações para outras que estão faltando. Cobrar mais de nossos políticos e não deixarem eles tão soltos.
5) Como conheceu a fotógrafa Kica de Castro?
Ah!!! A Kica foi algo maravilhoso em minha vida. Foi um amigo nosso em comum que falou sobre o meu trabalho quando teve o desfile na Casa do Criador em maio de 2009, porque eu ia desfilar pela confecção TUDI COFUSI, ao qual não deu certo, devido a alguns contratempos ocorridos naquela ocasião.
Após esse fato houve em abril de 2010 o 1º Seminário sobre sexualidade da PcD na REATECH, com a coordenação do Conselho Municipal da PcD ao qual eu era presidente, com grande repercussão garantida (risos) devido ao tema de devotees que foi pautado, e dessa forma nos aproximou e hoje também faço parte do casting da agência dela.
6) Como é o relacionamento com suas filhas e esposo?
Temos uma relação muito legal, as meninas e eu somos antes de tudo amigas e temos a liberdade de falar o que pensamos uma para a outra sem medo de ser feliz… Já o marido (risos), esse vai virar santo, se já não virou…
7) Em quais projetos você está ligada hoje?
Atualmente estou de sociedade em uma Assessoria de Direitos Humanos com três advogados especializados na legislação da PcD, negros, mulher, LGBT, enfim os vulneráveis da sociedade. E com isso estamos garantindo que essas pessoas tenham seus direitos assegurados e amenizando o descaso do Estado em situações de discriminação, entre outros. Atendemos em todo o Brasil.
A Kica e eu estamos também envolvidas em uma mega campanha que logo todos terão acesso… E entre outros projetos que ainda estão sendo finalizados.
A questão da sexualidade da pessoa com deficiência está adormecida. Na década de 70 nós começamos a discutir o que desejávamos, enfrentando todas as dificuldades, mas chegamos onde estamos com ganhos reais. Mas essa área ficou esquecida, com pouca atenção, sem políticas públicas claras, sem um trabalho efetivo real, que viesse trazer uma qualidade de vida assegurando os Direitos Humanos.
A sociedade em geral é leiga em relação a nossa sexualidade e vou mais além, a pessoa com deficiência também é, tem inseguranças e medos. A parcela desse segmento que hoje são casados e têm filhos, são poucos em vista de toda a população existente. A falta de informação também deixa esse público a mercê das DSTs/AIDS, porque tem a lenda que entre nós não existe este risco. Corremos perigo, assim como foi na África com toda a população.
Temos poucos médicos especializados em nossas necessidades reais, principalmente no que diz respeito às gestações.
9) Deixe uma mensagem para os leitores do Blog Deficiente Ciente.
Antes de qualquer coisa, Vera quero agradecer o espaço dado para esta entrevista e também quero que nós, pessoas com deficiência, não desistam de seus sonhos e objetivos, não depositem as suas vidas nas mãos de outrem. Cuidem de vocês mesmos, das suas jornadas, arrumem a mochila para uma longa viagem, porque o que vale não é a chegada desta, mas o trajeto que fazemos para chegar até lá.
Contatos para palestra
Vamos falar de sexualidade e deficiência???
CELS: (11) 9333-2825
(17) 9732-5351
NEXTEL: (17) 7811-3520
ID: 12*336919
Veja também nesse blog:
Miss tatoo é uma pessoa com deficiência
TV Reação entrevista Márcia Gori
Blog Deficiente Ciente entrevista a Modelo Profissional com deficiência Paola Klokler
Entrevista: Fotógrafa Kica de Castro
Belo post…
BElo blog…
Parabéns, gostei muito daqui e voltarei aqui mais vezes…
Convidaria vc a conhecer meu trabalho (poesia, teatro, musica)
Ficaria muito feliz!!!
http://mailsonfurtado.com
Vera, parabéns pela entrevista. A Márcia é maravilhosa e depois que fez a tatuagem ficou simplesmente impossível. Beijos para vocês duas.
@Mailson: Grata pela visita! Com certeza visitarei seu blog.
@Ari: Obrigada, Ari! Sua fã da Márcia Gori! Beijos!
Gostei da entrevista ficou muito boa. São pessoas com a garra da Marcia Gori que precisam estar na liderança para acontecer a verdadeira inclusão. O ideal seria Valdir Timoteo e Marcia Gori com presidente e vice do nosso Brasil.
Blog bem interessante.
Fiquei encantado com o belo sorriso da entrevistada. Uma bela mulher.
Vou ser bem sincera no meu comentário sem querer magoar ninguém. A Marcia Gori não é o que podemos chamar de simbolo sexual ou até mesmo um padrão de beleza.
Já passou dos seus 20 e poucos anos a muito tempo, seu fisico não atraí a maioria dos olhares masculino.
Com tudo isso eu pergunto: por que ela é não eu a entrevistada? Também estou acima do peso, tenho filhos. Ah, mais não tenho o mesmo currículo que ela. Não, isso ainda não é motivo. Acho que é o fato dela ser bonita mesmo. Com um sorriso desses qual homem não vai querer chegar perto apenas para saber: "Qual é o seu nome? Vem sempre aqui?"
Como ela é vaidosa: unha bem feita, bem maquiada, cabelo moderno bem mais moderno as tatuagens. Sombrancelha feitas. Essa mulher se cuida, ela acima de tudo se valoriza e se ama. Essa realmente é mulher para casar e ter familia. Como existe beleza nas diferenças e acima de tudo como existe vaidade nessa mulher.
Marcia com todos os seus defeitos existe a melhor qualidade, o amor proprio. Nada melhor que aceitação de si para deixar a pessoa mais bela, como a felicidade é a melhor maquiagem.
Já era sua fã, agora aumentou a minha admiração pela sua pessoa e profissionalismo. Tenho certeza que a beleza esta em nós e não no que uma sociedade determina.
Seu olhar, seu sorriso me atraí. Motiva a descobrir a mulher que existe em mim. Quero ser igual a você, bonita e inteligente.
Essa entrevista é motivadora. Muito obrigada por compartilhar conosco suas experiências. Vera parabéns pela escolha. Essa mulher é a prova viva que a beleza não é um padrão imposto e sim o cuidado que temos com o nosso corpo e alma. A sensualidade esta no olhar, no sorriso e acima de tudo nas nossas atitudes. É muito mais que apenas uma forma fisica.
Adoooro seu trabalho Kica! não vou perder essa reatech por nada nesse mundo. nota mil!
Andressa – SP
@Vilma: Gostei do seu comentário! Abraços!
@Moacir: Ela é realmente uma bela mulher! Tem um sorriso cativante. Abraços!
Ruth,
Estava sentindo falta dos seus comentários no blog.
Gostei muito da sua sinceridade. Precisamos realmente quebrar esse padrão de beleza imposto pela sociedade. Gostei muito quando disse que a "sensualidade esta no olhar, no sorriso e acima de tudo nas nossas atitudes. É muito mais que apenas uma forma fisica." É isso aí, Ruth.
Também sou fã da Márcia! Ela é uma mulher bonita, inteligente e acima de tudo confiante!
Obrigada e beijos!
Vera,
Isso já deve estar ficando chato, mas lá vou eu novamente pedir desculpas pela minha ausência por aqui, rs. Infelizmente não estou dando conta de comentar em todos os blogs que visito/leio/admiro.
Entrevista sensacional com uma moça igualmente sensacional. Aliás, essas entrevistas são excelentes. É sempre bom e construtivo conhecer a história desses verdadeiros heróis.
Vera, quero aproveitar a oportunidade para te fazer uma indicação de leitura bloguística. Uma amiga muito querida fez um post que acredito ser do seu interesse:
http://lolipop-banzai.blogspot.com/2011/02/dancando-com-diferenca-blogagem.html
Também preciso falar que tenho gostado muito dos seus comentários lá no meu blog, inclusive sobre os posts da Luciana. Fiquei morrendo de vontade de respondê-los lá mesmo, mas me contive, pois não costumo responder aos comentários – não porque eu não goste de respondê-los, mas é porque como às vezes sou muito prolixo, receio passar o dia inteiro respondendo, replicando e treplicando comentários, rs.
Beijo carinhoso!
Você não tem que pedir desculpas, Paulo.Volto a repetir, venha quando puder e será sempre muito bem-vindo. Entendo perfeitamente você em relação a dar conta de escrever nos blogs de amigos. Muitas vezes me sinto assim também. Mas tenho certeza que meus amigos blogueiros entendem, porque acredito que de alguma forma todos passam por isso.
Fico feliz que você tenha gostado da entrevista.
Com certeza visitarei o blog que você recomendou. Pelo visto deve ser muito bom.
Estou adorando a história de Luciana! Tenho tantas dúvidas e curiosidades a respeito dela rss. Estou começando a aprender algumas coisinhas sobre psicanálise rs. Belíssimo trabalho, Paulo!
Beijos!
Mulher de atitude.
Vera obrigada pelo carinho. Vou aparecer mais vezes. Seu blog é muito bom, tem de tudo aqui. O que gosto e o fato de todos terem a oportunidade de fazer seus comentários. Pena que muitas pessoas preferem ficar por ai reclamando da vida ao invés de unir forças.
Beijocas no coração.
Esse post é muito bom parabéns.
Gostei muito de conhecer mais sobre Marcia Gori. Vi o post dela como Miss Tatuagem, achei o máximo. Essa mulher é um exemplo a ser seguido. Ela mostra que para conquistar os objetivos tem que ir em busca deles. Parabéns Marcia Gori pela sua força e determinação.
Márcia Gori primeiramente parabéns por toda sua trajetória de vida você é um belo exemplo a ser seguido, segundo a Vilma da Silva você já esta indicada a ser presidente por sua garra, Amiga lhe desejo muito sucesso em todas as suas ações, pois sua luta é por todos e todos nós sabemos disso.
Vilma da Silva Obrigada por suas palavras de apoio e incentivo, amiga nunca tive pretensões políticas, mas posso lhe garantir que se ocupasse um cargo tão importante como este o qual você citou eu não teria vergonha de mostrar quantas pessoas com deficiência existem no Brasil, procuraria saber da demanda real desta população e cuidaria dessa gente dando-lhes condições de sobrevivência para terem uma vida digna e proporcionaria oportunidades a todas essas pessoas, temos muita gente boa inteligente com garra e vontade que poderia estar trabalhando e produzindo para nosso país, mas infelizmente estão presas dentro de suas casas por falta de acessibilidade, acessibilidade de forma geral.
O Governo Federal deveria destinar um fundo aos municípios para promover exclusivamente a acessibilidade, nós pessoas com deficiência estamos lutando por uma causa que é de todos e para todos é uma pena que poucas pessoas enxergaram isto.
A partir do momento que as pessoas com deficiência tiverem acessibilidade e começarem a sair se suas casas as coisas mudam, o convívio social ensina e educa as pessoas, sairíamos do campo dos discursos e estaríamos ensinando as pessoas na pratica “na convivência do dia a dia”.
Eu penso que temos que derrubar esse MITO de que acessibilidade é de exclusividade de pessoas com deficiência, a dez anos atrás eu não tinha deficiência física hoje tenho, tenho muita dificuldade de locomoção, Pena que só percebi o que é falta de acessibilidade depois que passei a ser uma pessoa com deficiência, ou seja aprendi da pior forma, quero ensinar as pessoas a lutarem hoje para não serem os abandonados de amanhã.
Fiquei sabendo dessa sua postagem por telefone uma grande amiga chamada Kica de Castro quem me falou, Vilma da Silva Muito obrigada com suas palavras nos incentiva a continuarmos a nossa luta por uma vida digna para todos, Mas para ganhar uma eleição da Márcia Gori vou ter que ralar muito rsrsrs
Bom não posso passar por este maravilhoso Blog sem deixar um grande beijo a Linda e Adorável, Maravilhosa, Única, a Super Amada Amiga Vera Lucia, Vera se eu vivesse 500 anos passaria todos eles te elogiando, você é uma pessoa enviada por Deus, muito obrigada por todo este seu apoio a todas essas pessoas maravilhosas que lutam pelo coletivo juntos venceremos.
Vera TI LOVEEEEEEEEEE Amiga.
Valdir Timóteo
Movimento Inclusão Já
@Flaviana: Realmente ela é uma mulher de atitude.
@Gilberto: Obrigada! Abraço!
@Ruth: Obrigada! Fico aguardando sua visita. Beijos!
@Thereza: Agradeço seu comentário.
Adorei seu comentário, Valdir! E a Vilma tem toda razão. Precisamos de pessoas corajosas, honestas, sinceras e comprometidas no governo. Infelizmente encontramos poucas pessoas com esses adjetivos no meio político. Sua proposta do "Mutirão da Inclusão através de Emendas" (http://www.deficienteciente.com.br/2011/01/mutirao-da-inclusao-atraves-de-emendas.html) é excelente! Tenho certeza que mais vereadores e deputados irão aderir a essa proposta.
Ti LOVEEEEEEE, meu amigo!
Que essas pessoas de garra entrem para a nossa politica um dia: Valdir, Marcia Gori e Vera Lucia.
Post bacana, entrevistadora, entrevistada e comentários.
História como essa é exemplo de vida. Gori superou os limites e preconceitos, foi lutar e conquistou a vitória. Desejo mais sucesso.
Fico muito feliz que tenha gostado da entrevista, João. Obrigada!
Esse relação a política, deixo para a Márcia e o Valdir rs.
Abraço!
Parabéns pelo post.
Continue na luta Marcia, você vai longe.
Sucesso sempre.
Entrevista 10
Obrigado a todos e todas que postaram comentando a minha entrevista, mas antes de tudo quero agradecer novamente a Vera pela confiança em minhas idéias e ter postado sem reticências.
Meus amores, politícos já somos quando estamos na fecundação, porque já negociamos com os outros espermatozóides(risos), enfim, topo se o Valdir for comigo.
Obrigado mesmo pelo carinho, se precisarem é só me chamar…
Bjkssss
site legal vou voltar mais vezes.
@Roberta Campos @Fabio @Cristiano @Mauricio @Guilherme Ferreira @Estrela da Noite: Obrigada pela visita!
@Márcia
Por nada, gatona! Adorei sua frase "políticos já somos quando estamos na fecundação, porque já negociamos com os outros espermatozóides". Essa foi ótima, Márcia rss!
Muito sucesso e beijos!
Bela entrevista!!! Conviver com Márcia gori é garantia de ser feliz o tempo inteiro! Ela ri de tudo, mas quando tem que falar sério é uma das pessoas mais competentes que conheço. defende seus direitos, luta por seus objetivos, traça metas e as cumpre custe o que custar. É uma mulher maravilhosa apaixonada pela vida, pela família, pelos amigos, pelo trabalho e pelo homem amado! tudo que ela quer ela consegue! Torço por vc, desejo-lhe que tudo se realiza o mais breve possível! Vc merece.
um grande abraço Jaciete
@Jaciete: Agradeço sua visita. A Márcia Gori é uma pessoa muito querida!
Fantástica esta entrevista com a Márcia, eu concordo que o Brasil vem num crescente em relação a inclusão, mas precisamos um pouco mais, ainda há descaso, desrespeito e falta de oportunidades para o deficiente. Precisamos que o exemplo venha de cima e precisamos de pessoas que levem mais a sério a inclusão e lutem para que ela realmente aconteça.
Raquel Pierini, Raquel Schultz e Lilian,
Parabéns, meninas! Adorei a forma como vocês pensam!
Abraço,