Blog Deficiente Ciente entrevista a Modelo Profissional com deficiência Paola Klokler
Caro leitor,
A entrevistada desse mês do Blog Deficiente Ciente é a modelo profissional com deficiência da Agência Kica de Castro, atleta de basquete feminino de cadeirantes e dançarina do ventre, Paola Klokler.
Paulistana, bela e sensual, aos 20 anos, Paola é modelo fotográfica internacional com o perfil aprovado em Berlim, Alemanha.
Veja abaixo, a entrevista que Paola, gentilmente, concedeu ao blog.
1) Qual sua deficiência?
Má formação congênita (membro inferior esquerdo)
2) Como surgiu a oportunidade de você fazer parte da seleção brasileira feminina de basquete de cadeirantes?
Conheci o basquete em cadeira de rodas aos 10 anos, quando entrei para a segunda equipe infantil da ADD (Associação Desportiva para Deficientes). Equipe esta que foi crescendo junto com seus atletas. Formamos a 1ª equipe juvenil do Brasil (reconhecida) onde treinamos muito e fomos descobrindo o real sentido de uma competição. Aos 15 anos mais ou menos já estava treinando com a equipe masculina e competitiva da ADD o MAGIC HANDS.
Mais ou menos no mesmo período em que comecei a jogar também pela SELEÇÃO PAULISTA, time que acolhia meninas de toda grande São Paulo e que disputava o Campeonato Brasileiro Feminino – minha primeira competição – fui vista por técnicos e comissões e consegui ajudar minha equipe a ser vice-campeã. Depois disso não parei mais!
Minha equipe Juvenil cresceu e se transformou na segunda equipe competitiva da ADD O ADD/MAGIC WHEELS, onde nossas meninas se destacavam e conseguiam seu espaço entre os homens! Daí surgiu à ideia de formar a nossa 1ª equipe feminina, foi aí que veio minha primeira convocação para a seleção. Fiquei entre as 12 melhores do Brasil em 2009 e fui Vice Campeã na Copa das Américas (Guatemala), onde perdemos apenas para o México. No ano de 2010, fui novamente convocada para o Campeonato Mundial feminino que aconteceu na cidade de Birmingham (Inglaterra), onde infelizmente não conseguimos uma boa colocação. Mas só de saber que eu consegui ajudar meu país a ser um dos 10 melhores do mundo, isso já me trouxe uma felicidade imensa. Jogamos contra países como: EUA, Alemanha, Canadá… Foi uma sensação que eu nunca vou esquecer! Agora é trabalhar para estar novamente entre as 12 e levar o Brasil para o pódio no Parapan-americanos que será realizado no México neste ano de 2011.
3) Como conheceu a fotógrafa Kica de Castro?
E eu já tinha visto entrevistas da Kica na internet em blogs, já tinha conhecimento de algumas fotos. Em uma viagem com meu amigo, Diego Madeira, que faz parte do Casting da agência, ele me falou mais sobre o trabalho e me incentivou a procurá-la. Eu mandei um email para ela, conversamos muito e ela me explicou tudo sobre o trabalho dela e da agência. Eu adorei! Fizemos algumas fotos e ela pareceu gostar do meu trabalho e me indicou para uma agência alemã, parceira dela, que também aprovou meu casting. No que depender de mim, a agência e essas modelos maravilhosas só vão crescer e serão cada vez mais vistas, pois todas são lindas talentosas e merecem muito sucesso!
4) O que acha do comportamento da sociedade, no que diz respeito às necessidades das pessoas com deficiência?
A sociedade simplesmente se omite. Quando o assunto é a pessoa com deficiência e o que ela precisa, “os olhos estão fechados …” É uma pena, porque se as pessoas abrissem uma frestinha, poderíamos mostrar o quanto somos iguais! Nós só precisamos que as pessoas entendam que alguns instrumentos básicos podem melhorar e muito a nossa vida! Instrumentos como respeito, dignidade, acessibilidade e força de vontade.
5) Além de modelo fotográfica profissional, atleta de basquete feminino, você também é dançarina do ventre. Conte um pouco como é ser uma dançarina.
A dança caiu do céu na minha vida e foi totalmente por acaso. A ADD começou com um projeto em grupo de dança do ventre, fizemos quase dois anos de aula e a dança me chamou muita atenção, pois eu já conhecia uma amputada que dançava, e eu sempre achei maravilhosa a forma como ela conduzia o corpo e as pessoas com a dança. A Teka foi pra mim um grande exemplo! Essa dançarina fazia eventos para a ADD e me incentivou muito! Quando ela veio a falecer, eu decidi tomar pra mim esse caminho que eu sempre achei lindo nela e comecei a praticar sozinha mesmo. A ADD me patrocinou a roupa e os acessórios e me apoiou. Hoje faço eventos de dança para empresas e outros. Eu não ensaio, pois pra mim cada dança é única e cada momento requer um movimento diferente! Uma mesma música pode ser tocada de várias formas e é assim com a dança também.
6) Como você concilia isso tudo?
É complicado, porque o basquete me ocupa muito tempo, mas como os treinos são em dias alternados, consigo conciliar tudo.
7) E os seus estudos?
Tenho me dedicado muito ao meu trabalho e ao basquete. Faço inglês e pretendo prestar vestibular para Publicidade e Propaganda este ano.
Em relação à acessibilidade, como você vê esta questão?
É muito complicado, pois a verdade é: não existe acessibilidade no Brasil! Um ônibus adaptado em cada linha não é acessibilidade, motoristas despreparados, calçadas sem rampa, buracos, falta de informação, falta de reconhecimento… Para mim não existe acessibilidade e o Brasil vai ter que crescer muito para conseguir atingir um patamar digno para a população que é deficiente!
9) Costumo pedir aos entrevistados para deixar uma mensagem aos leitores do blog Deficiente Ciente. Qual é sua mensagem?
Bom, primeiro eu gostaria de agradecer o espaço, e agradecer muito a Kica de Castro que me deu todo apoio e que acreditou no meu trabalho. Queria dizer para a galera do Blog que tem alguma deficiência que não desista dos seus sonhos, pois eles podem sim se tornar reais! Nossa deficiência, algumas vezes, é apenas um obstáculo que vai nos tornar mais fortes assim que tudo for ultrapassado! Busque sim, tudo o que você deseja, pois tudo é possível quando a gente tem vontade de fazer acontecer.
Obrigada Galeraaa!
Beijos
Paola Klokler
Paola também participa de um blog sobre basquete em cadeira de rodas. Para conhecê-lo basta acessar: “Basketeiros de Plantão“. Vale a pena conferir!
Veja:
Uma grande entrevista.
Uma belíssima modelo.
Muito bom divulgar a forma com que as pessoas portadoras de defici~Encia vêm ganhando seu espaço.
sEMPRE É BOM VIR POR AQUI.
aBRAÇOS, mENINA!!!
Concordo muito com a posição da Paola, quanto a acessibilidade ou melhor, uma quase que total inacessibilidade no nosso país!!!
As fotos ficaram ótimas e quanto mais fotos com essa pegada surgirem melhor!
Parabéns Vera, pela entrevista!!
Grande entrevista…
Parabéns a Vera e a Paola!
Bela entrevista,
esta menina parece ser uma mulher de muita força!!!
ela ja é modelo a muito tempo??
Agradeço os comentários do Leo, do Flávinho e da Malu. Obrigada!!
Luci,
Ela começou recentemente, por volta de dois meses…
Exemplos assim me fazem me sentir uma covarde…
Linda ela, lindo o exemplo de vida…E parabens a ela pela garra.
Bjos achocolatados
Vera parabéns pela entrevista com a Paola que é de uma beleza incontestável, e não posso deixar de parábenizar a Grande Kica de Castro pelo lindo trabalho que vem fazendo.
Só gostaria de dizer a Malu com todo respeito.
Malu linda as pessoas com deficiência não vem ganhando espaço em lugar nenhum, Nós estamos lutando e conquistando o espaço dentro da sociedade.
Quando uma pessoa diz que as pessoas com deficiência estão ganhando espaço passa-se a impressão de que os nossos "maravilhosos" mandatários do poder estão nos dando algo e isso não é verdade, o espaço vem das nossas lutas.
Um beijão e não fica braba comigo não tá rsrs
Eu ja havia visto esta entrevista.
Achei maravilhosa!
Passando também p/ matar as saudades e desejar um 2011 absurdooooooooo de bom!
bjossssssssss
Vera e Paola,
Amei a entrevista. Vamos que vamos!!!
Beijos, Kica
Paola me de apenas uma oportunidade te de conhecer pessoalmente.
Parabens pela entrevista Vera,
Paola você é muito linda e muito talentosa tenho certeza que sua carreira vai bombar….
Tomara que nossas empresas aprendam a dar o devido valor para todas estas mulheres talentosas que nos temos…
Vera, muito obrigado pela oportunidade.
por esse espaço lindo!!!
que você abre não só para mim mas para todos …
e obrigado a todos que comentaram! Por todo o apoio!
bjooos
Nosso maior orgulho ver as pessoas se destacando no mundo e saindo de casa e mostrando com uma frase.SIM NÓS PODEMOS, Parabéns Paola,Vera e Kica vem reatech 2.011 quem sabe um stand com dupla seria muito importante,conte conosco Amputados Vencedores estará presente REATECH 2.011 pela quarta vez consecutiva.Vem lançamento site novo.
A indústria da moda tem alguns marqueteiros péssimos, se a intenção dos organizadores de desfiles fosse esconder a deficiência dela uma prótese com um bom acabamento cosmético tem bons resultados.
Oi Conheça o meu blog de design ecológico, obrigado.
Paola você não é a garota propaganda da Phisical???
Parabéns pela entrevista!!! e por esse exemplo que você é!!!
OLÁ MININA SUMIDA,SÔDADES MUITAS,UM CICLO DE LUZ E PAZ ,SAÚDE E AMOR,NESSE 2011!
VIVA LA VIDA
SMACKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não há de haver orgulho maior em descobrirmos e convivermos com a nossa deficiência; a vida espera de nós uma mesma pousada, e felicidade é uma palavra só, as vezes ela quer se resumir, sumir, mas não dá! O coração tem a primogenitura da alma e o nosso querer agrada a Deus!
Abraços!… Gostei muito, espero não ser inconveniente, se aceitar, te seguirei no blog, até
parabéns a vcs,adorei o blog e as entrevistas,e si quizer olhe o meu blog tbm,ele fala sobre o preconceito tbm,como uma pessoa com deficiencia pode levar uma vida normal,'AMOR SEM PRECONCEITO' E MAIS UMA VEZ PARABÉNS.BEIJOS
Que saudade de você, Ricardo!! Desejo tudo em dobro para você, meu amigo!!
Beijos!
Paola, eu que agradeço…
Beijos, querida!
Flávio, é isso mesmo. Precisamos mostrar ao mundo que somos como qualquer outra pessoa.
Ficamos aguardando a feira Reatech e o lançamento do seu novo site.
Abraços!
Olá, José Vitor! Parabéns pelo blog!
Já virei sua seguidora.
Abraços,
Olá Ma.du.ca.!
Com certeza visitarei seu blog.
Karina e Marcos,
Obrigada pelos elogios! Visitarei o blog "Amor sem Preconceito".
Beijos,
Nossa adorei a entrevista! 😀
Monique,
Foi ótimo fazer a entrevista com a Paola!
Muito boa a entrevista adorei…você está de parabéns pela força de vontade,
estou amputado faz 2 anos da perna esquerda e minha vida começou de novo.
É muito bom ver teu exemplo de vida ! Beijão a todos!