Brasil encerra primeiro dia com uma medalha de cada cor e novo recordista mundial
Esporte com mais medalhas em disputa nos Jogos Paralímpicos, a natação já teve dois brasileiros no pódio nesta quinta-feira (30/08), primeiro dia de disputa em Londres. Com novo recorde mundial, Daniel Dias conquistou o ouro. André Brasil foi prata. A judoca Michele Ferreira, mais cedo, garantiu a primeira medalha ao país, ao conquistar o bronze por WO, já que sua adversária, machucada, abdicou do combate.
Conheça dez curiosidades sobre as Paralimpíadas
Conheça os atletas paralímpicos que são esperança do Brasil em Londres 2012 e veja o quadro de medalhas em 2008
A origem dos jogos paraolímpicos
Após as qualificações da manhã, André Brasil foi o primeiro a disputar a final. E não decepcionou. Com o tempo de 2:12:36, repetiu o desempenho em Pequim e conquistou a prata nos 200m medley da classe SM10. O canadense Huot, com o tempo 2:10:01, detém agora o novo recorde mundial. Esta é a sexta medalha paralímpica do brasileiro. Na China, conquistou outros quatro ouros, todos com quebra de recorde.
Na segunda final com brasileiros, o primeiro ouro. Daniel Dias dominou os 50m livres da classe S5 e quebrou o recorde mundial, com 32:05. Esta é a décima medalha de Dias, que pode terminar a edição londrina como o maior nome do esporte paralímpico. Ele ainda disputa outras sete provas. Clodoaldo Silva ficou em quinto na final (34:99) e detém 13 medalhas, ao lado da velocista Ádria Fernandes, fora da edição londrina. Joana Neves foi a única brasileira na final da natação nesta quinta-feira. Também na classe S5 dos 50m livres, foi quarta colocada, com o tempo de 38:11.
Demais disputas
No goalball, o Brasil estreou com vitória nas duas categorias. O time feminino fez 2 a 0 na Dinamarca, atual campeã europeia e bronze em Pequim. Antes, os homens ganharam da Finlândia por 6 a 5, com bela atuação de Romarinho, autor de quatro gols. A seleção de basquete de cadeira de rodas feminina fez um jogo extremamente equilibrado, mas foi superada pela Austrália por 52 a 50.
No tênis de mesa, Ronaldo Souza, na classe 2, e Walder Knaf, na classe 3, foram os únicos a vencer. Outros 12 brasileiros atuaram. Na equitação, Elisa Melaranci terminou o primeiro dia na 20ª posição, na categoria IB. Davi Salazar Pessoa foi nono e Marcos Fernandes Alves, 11º na II.
Fonte: http://www.ebc.com.br/
Como é bom ver a cara de nossos atletas felizes por receberem uma medalha.
Infelizmente não é possível acompanhar estes momentos por um canal de TV aberta e também não se encontra matéria, sobre os jogos, nos principais sites.
Quando o Brasil vai acordar e dar valor a esses atletas.
Fica aqui o registro de minha indignação para com todos os meios de comunicação em massa.
Concordo plenamente com você, Fábio. Pura discriminação! Os obstáculos das pessoas com deficiência já começam por aí…