Cadeira de rodas motorizadas: um novo impulso em sua qualidade de vida… Parte 2
Dando continuidade ao texto sobre cadeiras de rodas motorizadas, veja hoje mais detalhes sobre a cadeira Freedom SX. A matéria abaixo foi extraída da Revista Reação. Recomendo que leia a primeira parte dessa matéria para que possa entender melhor.
Sua motorização utiliza o sistema por correias. Com dois motores de 400w de alta potência em seus arranques. Outra vantagem é sua função “turbo”, que aumenta o torque e permite vencer pequenos obstáculos, como diferenças entre sarjetas e guias, subidas mais íngremes ou terrenos mais acidentados. Seu comando micro-processado permite respostas ágeis aos comandos. Seu painel de instrumentos possui além da chave liga-desliga, chave turbo e chave para desbloqueio da frenagem eletromagnética, que permite empurrar a cadeira mesmo com ela desligada, freio eletromagnético, muito interessante e eficaz, que estaciona a cadeira ao simples soltar do comando do joystick, mesmo em aclives.
A sua indicação em rampas é de até 12º, e sua tolerância de peso (SX/SE/SA/SG) é de 150kg. As rodas traseiras em liga leve, tem aro 20º, com pneus infláveis, que trazem ao modelo imponência e estabilidade. Soma-se o fato das rodas serem mais resistentes. As rodas dianteiras são aro 8º, com pneus infláveis. Um grande aliado é o garfo com molas, que ajuda a absorver impactos e obstáculos dos pisos.
Entre sua linha há uma vasta lista de opcionais, com mesa de atividades, almofada em gel, cintos peitorais, baterias em gel, contenções laterais de tronco e quadris. É um modelo para quem não abre mão de tradição, com a maior gama de personalizações e opcionais, e rede de assistências. Em parte, possui mecânica obsoleta em alguns pontos, mas de fácil manutenção. Um projeto feito para durar e mostrar que, mesmo passados tantos anos e tanta variação de modelos, é ainda o mais vendido no país. Veja sua linha de variáveis e transformações da família SX:
- Encosto reclinável, apoio de cabeça e elevação de pernas (SRE).Em casos de tetraplegia severas, lesões nas pernas ou caso onde o uso seja permanente, são necessárias mudanças de posicionamento.
- Centro de gravidade diferenciado para amputados (SA). Mudança do posicionamento da placa das rodas traseiras. Que em caso de amputação dos membros inferiores, mesmo sendo total e dos dois membros, não permite que a mesma se vire para trás.
- Comando direcional para condução por terceiros (SE). Instalado ao lado da manopla traseira. Ideal em casos onde o usuário, de acordo com a gravidade de sua lesão, não consiga voluntariamente conduzir a cadeira. Facilitando também ao ajudante conduzi-la, mesmo com o peso de cadeira e do usuário, com toque dos dedos e total segurança.
- Altura do assento com 55 cm para usuários acima 1,90 cm (SG). Chassis elevado, que permite melhor acomodação das pernas para usuários altos, sem que os pedais fiquem muito rentes ao solo.
- Comando por condução pela mandíbula (SL). Indicado em caso de amputações dos dois membros superiores ou más formações congênitas, ou tetraplegia, ou em situações onde, pela gravidade da lesão, não seja possível a condução pelo usuário, mas que com sua capacidade intelectual, a condução esteja preservada em sua integridade.
Veja na próxima semana, todos os detalhes da cadeira motorizada Jaguaribe Jaguar.
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MInha amiga, a vida anda tão corrifda pra mim, mas não posso passar pela blogosfera sem dar uma paradinha aqui e deixar-te um grande abraço!
bjosssssss
Obrigada, linda!!
Beijos!