Cadeira de rodas motorizadas: um novo impulso em sua qualidade de vida… Parte 4
Caro leitor,
Dando continuidade ao texto sobre cadeiras de rodas motorizadas, veja hoje detalhes sobre a cadeira Hummel Standard. A matéria abaixo foi extraída da Revista Reação. Para que possa entender melhor a matéria, recomendo que leia a primeira, segunda e terceira parte.
Esse modelo sofreu grandes alterações que o deixaram muito mais funcional e leve para o dia-a-dia. Podemos dizer que é o modelo com personalizações que a fazem dele, um modelo ímpar. Com componentes bem diferenciados.
Seu chassi, agora em alumínio, o torna um grande atrativo para regiões litorâneas. Além de mais leve, possui apoio de pés giratórios e removíveis, com faixa para calcanhares. O chassi em si é o mesmo da conhecida cadeira Aktiva 2004 da Ortobras, com duplo X de sustentação e todas suas qualidades que a fazem até hoje com que a marca tenha maior confiabilidade em cadeira de rodas pela sua durabilidade.
E talvez nisso, venham os pequenos pecados. Trata-se de um chassi projetado para cadeira de rodas manuais, levando em conta sua ergonomia, centros de gravidade e tolerância de peso. O que muda significativamente em uma cadeira de rodas motorizada, quando se alteram o peso total do equipamento e muito também o tipo de terreno de uso. E isso é notávelao ver a cadeira lateralmente, onde pelo fato do motor ser muito baixo, a frente torna-se empinada pelo tamanho das rodas dianteiras, diferente, por exemplo, do modelo Classic do mesmo fabricante, que é um modelo muito bem centralizado. O que em partes seria muito bom, pois evita que o usuário arremesse-se à frente, mas vimos que o quadro todo está com essa inclinação, o que em alguns casos faz que o usuário esteja sempre arremessado para trás. Só o tempo mesmo para mostrar se mesmo em cadeiras motorizadas, esse quadro vai manter a fama de ser “pau para toda obra”.
Os apoios de braços possuem um inédito sistema de regulagem de altura e também de profundidade do comando, onde indiferente da altura ou posicionamento do usuário, pode-se individualizar as regulagens, como também em casos de uso de almofadas especiais ou adequações posturais, os braços são removíveis para transferências e não basculantes como em outros modelos. A ausência de cintos de segurança é um pecado em um modelo com tamanho diferenciais, qual também peca nos garfos dianteiros serem injetados. O que em terrenos muito irregulares ou usuários muito pesados, pode ser um ponto frágil. Sua tapeçaria é em nylon acolchoado no encosto e almofada em alta densidade com capa impermeável no assento, fixadas em velcro.
Outro ponto muito legal em sua configuração são as rodas traseiras com acabamento anti-furo, que seriam pneus rígidos, tanto dianteiros como traseiros. Isso evita, por exemplo, que a cadeira fique parada por vazamento das câmaras, furos, entre tantos agravos que por falta de manutenção ou dificuldade em peças de reposição, possam imobilizar o modelo. Seus anti-tombos traseiros possuem regulagens de altura ao solo. A motorização segue os mesmos padrões do modelo Jaguar. Movida por dois motores com transmissão por engrenagens helicoidas, aceleração progressiva, sem uso de correias de tração. Módulo eletrônico e comando digital padrão p|&g aferido mundialmente pela sua longa duração e precisão nos comandos. Suas baterias em série já são em vrla (para trágego aéreo), encaixadas em um trilho. Como opcionais, podem ser inclusos o Sistema Postural Hummel, que é um conjunto de assento e encosto com contenções, e baterias em gel com maior autonomia.
Trata-se de um modelo interessante, com inovações bem originais. Onde vemos que o seu grande apelo está principalmente no preço, alterna grandes componentes tecnológicos com falhas em equipamentos básicos de segurança.
Veja:
Olá, vim conhecer seu cantinho, e estou amando, li aki seu coração e ele é belissimo, aki te leio aki te sigo aki volto, eu só posso dizer muito obrigada por seu blog, por seu coração, e olha as sementinha que vc planta aki do bem, vão germinar com certeza pois eu vou levar algumas ta, se quizer ter mais contato comigo meu orkut Eu e os Meus, ou hanayamakiy@hotmail.com
Em fim eu tenho muita troca de superação para partilharmos juntos, estou com vc em qualquer grito em qualquer coisa qu epossa eu ajudar em seu blog divulgar aceito desafios assim como vc aceitou fazer este blog que é uma benção, vou segurar em sua mão a aprender muito tá.
mil beijos e uma semana linda.
com carinho
Hana
Olá Hana!
Obrigada pelo carinho e incentivo, querida!!
Quando precisar de mim, também estou por aqui…
Beijos!
Olá pessoal, qdo um motor de cadeira motorizada Hummel para (pára), geralmente pode ser problema das escovas (peça de carvão e mola) que faz contato com o rotor. Um motor novo da Hummel custa aproximadamente R$1.300,00. Eu paguei pelas escovas de carvão nº 194974-6, modelo CB-100, 2 pçs, daquela ferramenta Makita, R$8,00 o par.
Testei-as e deu compatibilidade. O tamanho da original Hummel com a da Makita são muitíssimo semelhantes, pra não dizer iguais.
Obs. importante, deve-se retirar periodicamente o pó de carvão gerado pelo atrito das escovas como o rotor que está no compartimento lateral (tampinha preta) da caixa externa do cilindro do motor. Portanto fica a dica.
Só mais uma coisa, qto ao braço regulável do novo modelo da cadeira Hummel, seria interessante que ele tb desse para erguer como a antiga cadeira, assim facilitaria o encaixe da conexão do cabo de carregador da bateria com o respectivo comando direcional e tb qdo houvesse colisão frontal com este comando frontal, ele não receberia o impacto.
Creio que esse comando seja mais fino na parte da frente para que , tal comando qdo sofrer colisão possa levantar. Mas, agora como o braço está fixo, esse movimento fica prejudicado, transferindo o choque diretamente para a peça.
Abraços e fiquem com Deus.
Bom dia,
Meu nome é Thiago Guedes, tenho 29 anos, comprei uma cadeira de roda motorizada ULX da ortobras, mas a cadeira esta travando a roda traseira do lado direito, fica piscando as luzes do painel de comando, estou super preocupado, estou a uns dias sem poder ir trabalhar.
contato
(13)98828-0586 whatssap operadora oi
Peço licença para complementar o assunto qto à periodicidade da limpeza do compartimento das escovas do rotor.
Só fizemos a limpeza do respectivo lugar qdo se ascenderam as luzes indicadoras de problemas com o motor (qdo uma ou duas luzinhas de led piscam no comando direcional – indicando problema em um dos motores). Isso demorou uns 5 anos para acontecer.
Assim, a periodicidade dessa limpeza pode ser no máximo a cada 5 anos de intervalo para escovas originais da Hummel (Ortobrás)
Ou pode ser feita num tempo menor para outras marcas de escovas compatíveis.
Forte abraço.
ola, tenho 57 anos e tive um AVC em 2010 e outras enfermidades que me deixou numa cadeira de rodas. Alem disto tive 3 hernias de disco que reduziram bastante minha força do lado “bom”
este ano ganhei dos meus filhos uma cadeira de rodas motorizada importada, que tem de especial o peso de 20 kilos com bateria. isto ajuda muito minha esposa pois dependo dela 100%.
esta cadeira me trouxe muita liberdade,