Calçadas do Rio começam a ganhar rampas de acesso para deficientes
Segundo prefeitura, trabalho no Centro deve ser concluído em 40 dias. Inclusão de acessibilidade faz parte de Revitalização de Centro Histórico.
As calçadas da cidade do Rio de Janeiro começam a ganhar rampas de acesso para cadeirantes como parte de um programa de acessibilidade iniciado nesta terça-feira (8). De acordo com a prefeitura, o objetivo do projeto é incluir rampas de concreto com piso tátil nas obras de conservação e manutenção nos passeios, para facilitar o trajeto de pessoas com deficiência visual, e faixas lisas para cadeirantes, além de correção de meio-fio.
O trabalho vai começar no Centro, onde serão construídas 11 rampas na entrada do Campo de Santana e na Avenida Presidente Vargas, no trecho que fica entre as ruas de Santana e General Caldwell. A previsão da Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos é de que as obras sejam concluídas em 40 dias.
A inclusão da acessibilidade faz parte do projeto de Revitalização do Centro Histórico, que também prevê a implantação de rampas de acesso e passagens de nível em outras vias do Centro, como nas ruas Gonçalves Dias, Uruguaiana, Rosário, do Carmo, Sete de Setembro e da Assembleia.
A acessibilidade também foi incluída no programa de recuperação de áreas com projetos urbanísticos especiais: as rampas de acesso serão reformadas na Praça Saens Peña, na Tijuca, na Zona Norte; enquanto outras serão implantadas em ladeiras em Ipanema, na Lagoa, e em Copacabana, na Zona Sul.
Outras áreas com projetos urbanísticos especiais na Zona Oeste e no subúrbio do Rio também incluirão a construção de rampas.
Fonte: http://g1.globo.com/