Campanha pede respeito a vaga para idosos
Cerca de 3,5 mil pessoas, que têm direito às vagas preferenciais em lugares públicos já se cadastraram
Idosos e pessoas com deficiência têm, por lei, direito a vagas preferenciais em centros de compra, supermercados, espaços de lazer e áreas públicas. As vagas existem, mas são comuns as situações de desrespeito à elas. Para reverter esse quadro, foi deflagrada uma ação conjunta de conscientização, coordenada por Campinas e com participação de 22 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Com o slogan “Não estacione em vagas exclusivas. Vagas preferenciais são para aqueles que precisam”, a campanha vai para as ruas na próxima semana, com folhetos educativos, faixas e adesivos para conscientizar a sociedade e garantir o direito de uso dessas vagas aos idosos e pessoas com deficiência.
O secretário de Transportes, Gerson Bittencourt, explica que a campanha atende a resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamentam o uso de vagas. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o desrespeito às vagas preferenciais constitui infração leve, que acarreta três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 53,20. “Lançamos a campanha no final de dezembro, fazendo o cadastramento dos idosos e de pessoas com deficiência, que têm direito às vagas preferenciais. Em paralelo, iniciamos a sinalização dessas vagas”, informa. Este mês, os agentes de trânsito fazem trabalho educativo em locais com vagas demarcadas e em abril começam a multar quem desrespeitar a preferência. Segundo Bittencourt, as vagas em áreas públicas foram criadas em locais indicados pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) e conselhos municipais dos idosos e de pessoas com deficiência.
Até o momento, 3.411 pessoas se cadastraram na Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para receber o credenciamento. Serão 200 vagas em áreas públicas, além das demarcadas em estabelecimentos privados. “A campanha é o primeiro passo para tornar Campinas mais acessível. A verdadeira inclusão é o respeito pelas diferenças”, afirma a presidente da CPA, Magda Fermino.
Fonte: Jornal Correio Popular de Campinas
Veja também nesse blog:
Idosos e deficientes físicos terão facilidade para estacionar em vagas preferenciais
Aprenda como obter sua carteira de habilitação especial
Contran e o estacionamento para idosos e deficientes
Oi, Vera!
Ótima iniciativa do secretário de implementar a lei de vagas já existente.
Pena que por aqui não funcione bem.
Acredita que tem gente que critica a existência de vagas preferenciais?
Até parece que vivemos em épocas onde quem tinha algum "defeito" era abandonado por não conseguir seguir o grupo "perfeito".
Ainda bem que há gratas exceções. Ufa!
Abraços,
Angelo.
Dear ladies, we like you, world women's day get blessed.
Oi Angelo!
Também gostei muito dessa iniciativa! No entanto, é preciso que a fiscalização realmente funcione.
Pessoas criticam as vagas preferenciais?! Que absurdo, Angelo! Se me permite, as autoridades de Ceilândia (Distrito Federal), precisam conscientizar e sensibilizar mais a população a respeito dos direitos das pessoas com deficiência.
Abraços, meu amigo!
Vera
Thanks, dear Tufan!!
You really are a gentleman!
Have a wonderful week!!
Vera