Câncer e coração são grandes causadores de mortes femininas
O que mais mata mulheres no Brasil ainda é doença do coração: metade das 250 mil mortes por ano é feminina
Nessa semana, o RJTV vai tratar assuntos referentes à saúde da mulher. O médico e colunista de saúde do RJTV, Luís Fernando Corrêa, vai tirar dúvidas e dar dicas.
Ele pede para as mulheres alerta para três doenças que mais afetam o sexo feminino. “O que mais mata a mulher no Brasil ainda é doença do coração, metade das 250 mil mortes causadas por problemas cardíacos são de mulheres”, adverte o médico. Assista o vídeo…
Luís Fernando também pede atenção para o câncer de mama, que tem 50 mil novos casos por ano no Brasil, e o câncer de colo do útero que é de fácil prevenção.
Para prevenir o câncer de mama, o exame mais importante é a mamografia. O teste deve ser feito aos 35 anos e repetidos anualmente. Além disso, também deve ser feito o exame físico da mama por médicos ou enfermeiros, a partir dos 30 anos. O autoexame da mama deve ser feito mensalmente por mulheres que tenham 30 anos ou mais e não substitui os outros dois exames.
O exame preventivo de câncer do colo de útero deve ser feito por toda mulher que tem vida sexual ou mais de 25 anos. A doença terrível pode ser diagnosticada cedo.
Assista o vídeo: