Casal com síndrome de Down é o primeiro a se casar no Paraná
O primeiro casamento oficial de pessoas com síndrome de Down no Paraná foi realizado em agosto desse ano em Umuarama. Jéssica Maria Vicente, 22 anos, e Alonso Lacerda, 27 anos, realizaram o sonho e se uniram.
Amor de verdade: Noivos com Síndrome de Down se casam em Santa Catarina
“À minha filha com Síndrome de Down, no dia do seu casamento”
Pessoa com deficiência intelectual pode se casar?
O casal se conhece desde a infância, pois ambos os noivos frequentam a Escola de Educação Especial Nice Braga, a Apae de Umuarama. Eles namoraram por três anos e, em março de 2016, ficaram noivos.
Um casal que tem um parente com síndrome de Down se sensibilizou com a história de amor de Jéssica e Alonso e decidiu ajudar financeiramente na realização do casamento, pois a família não tinha dinheiro suficiente para as despesas da cerimônia.
No casamento foram gastos cerca de R$ 65 mil, sendo que a família arcou com R$ 10 mil e o restante foi custeado por várias pessoas e empresas que, tocadas, contribuíram. Para Marluz Schu, da Revista Eterna, que ajudou a concretizar o casamento, a união foi importante para vencer a barreira do preconceito velado.
“A gente queria expor que eles têm condições dentro das limitações que todo ser humano tem, independentemente de ter síndrome de Down. Nós temos muito o que aprender com eles. O amor deles é sincero e espontâneo, a cumplicidade deles é evidente, um amor difícil de se deparar nos dias de hoje’, declarou.
Fonte: http://massanews.com/
Tenho muito interesse em saber como pessoas com deficiência resolvem suas vidas enfrentando todas dificuldades!!!Tenho um neto com Sindrome de Dowm e gostaria de ter atitudes que demonstrem meu profundo amor e respeito!!!!