Cego nos EUA faz jogo perfeito
Ron Gooch, de 52 anos, está próximo de entrar no Livro dos Recordes
Cego desde a infância, o americano Ron Gooch, de 52 anos, é um fenômeno nas pistas de boliche e está próximo de entrar no Livro dos Recordes. No último dia 15 de setembro, ele fez um “jogo perfeito”, derrubando por 13 vezes consecutivas todos os pinos na primeira tentativa – feito chamado de strike.
Segundo o jornal Chicago Tribune, por décadas Gooch tem aperfeiçoado sua técnica de jogo, embora conte com alguns ajustes – fazendo com que as regras fiquem mais simplificadas e fáceis.
De qualquer maneira, apenas outros dez cegos de nascimento nos Estados Unidos já fizeram um jogo perfeito, de acordo com uma pesquisa do banco de dados de notícias e com Burmeister Wally, especialista e presidente do comitê de regras da American Blind Bowlers Association, em Chicago.
– É com certeza uma façanha muito rara.
Para Gooch, o momento trouxe uma fama inesperada, disse ao Chicago Tribune.
– Pessoas que eu nem conheço chegam apertando minha mão.
Gooch nasceu com nistagmo – o que significa que seus olhos se movem involuntariamente – deixando-o com uma visão turva. Ele não é completamente cego: o que uma pessoa com visão normal pode ver a partir de 200 m de distância, na melhor das hipóteses, Gooch pode ver a partir de cerca de 20 m de distância.
Diante de uma pista de boliche, “é como tentar olhar para uma lanterna”, disse Gooch, que se posiciona usando os marcadores de pista.
Até mesmo seu oftalmologista, Timothy Ortiz, comentou que estava impressionado realização do paciente.
– Minha esposa disse: como diabos ele fez isso?
O próximo desafio de Grooch, segundo o Chicago Tribune, é conseguir feito parecido nas mesas de sinuca – outra paixão do americano.
Fonte: http://noticias.r7.com/ (04/10/10)
Referência: Blog Infoativo DefNet