Células-tronco adultas podem retardar a progressão da Esclerose Lateral Amiotrófica
Caro leitor,
A sugestão de matéria abaixo foi enviada por Antonio Jorge de Melo, do blog Células-tronco já!!!.
No início de 2012, foram feitos testes em humanos da nova terapia NurOwn para o tratamento da ELA, Esclerose Lateral Amiotrófica, desenvolvido pela BrainStorm Therapeutics Cell.
A NurOwn é uma tecnologia que “manipula” as células-tronco adultas retiradas da medula óssea de pacientes e as transforma em células capazes de produzir compostos neuroprotetores e neurotransmissores como a dopamina. As células tratadas são então reinjetadas no corpo do paciente. O método evita o risco bem conhecido de rejeição, bem como a possivel evolução para células cancerígenas, que caracteriza as células-tronco embrionárias.
O FDA nos Estados Unidos, em fevereiro de 2011, concedeu status de medicamento órfão e autorizou o teste deste tratamento, que visa bloquear ou pelo menos retardar a progressão da doença. Em Jerusalém, na Universidade Hadassah Medical Center e sob a supervisão do professor Dimitrios Karussis, especialista em transplante de células-tronco, a terapia NurOwn mostrou ser segura e bem tolerada em 24 pacientes com ELA, produziu a primeira evidência clínica do modelo de touro e, assim, resultados encorajadores surgiram.
O estudo em 24 pacientes está agora em andamento: em 12 pacientes em estágio inicial da ELA foram planejadas injeções para o bíceps e tríceps, nos outros 12, que estão em estágio avançado da doença, as injeções serão no líquido cefalorraquidiano.
Segundo antecipa Dimitrios Karussis, chefe do Centro Médico Hadassah de Esclerose Múltipla em Israel, a NurOwn, embora ainda esteja no estágio de
provar segurança e tolerabilidade ao tratamento, também já deu alguns, ainda que limitados, sinais de eficácia. Ela parece melhorar a função respiratória, a força muscular e a capacidade de engolir dos pacientes. Mas os resultados da próxima fase experimental vão ainda avaliar a real eficácia da terapia.
Fonte: News-Rare Diseases Saúde
Referência: http://www.ipg.org.br/
Essa reportagem me deixou bastante curiosa; pois descobri que estou sofrendo de ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA há quase um ano.Gostei muito dessas informações pois até então eu descobri estava com essa doença eu nunca havia ouvido falar da dita cuja, por isso agora corro atrás para eu me inteirar mais do assunto.obrigada.abraço.