Chegam ao Brasil jogos comandados pelo cérebro
A tecnologia já está sendo usada por deficientes físicos, que aprendem a comandar o computador sem o uso das mãos. E a máquina pode responder até 50% mais rápido ao comando cerebral do que as mãos.
Acaba de chegar ao Brasil um novo controle para jogos eletrônicos, que pode ser usado na maioria dos computadores. Os jogos são comandados pelo cérebro ou por movimentos da cabeça. Assista o vídeo…
Na tela, as imagens parecem fora de foco para a câmera. Mas, um jogador conta como é por trás dos óculos 3D: ”É como se a tela tivesse um fundo. Vejo detalhe do carro, a roda saltando”, conta o técnico de informática André Luiz Santos.
Interação e integração são as palavras do momento no mundo dos games virtuais. “Não é trazer o jogo para você e sim trazer você para o jogo”, acrescenta André.
Veja em vídeo as pessoas jogando sem as mãos! Uma tira de borracha com eletrodos na testa capta impulsos neurais e movimentos do jogador. Assim, André faz subir e descer a barrinha do ping pong.
Esse é o “neural impulse actuator” NIA, ou controlador de impulso neural. “Esse impulso que eu estou demonstrando agora é o movimento da minha testa. Por exemplo, se eu quero fazer a raquete se mover para cima, eu forço um pouco a minha testa para cima e a raquete se movimenta. Isso tudo está sendo controlado pelo movimento da minha testa. Também pode ser feito para registrar o movimento dos meus olhos, as ondas alfas e as ondas betas.
Quem viu o André jogando pode achar que é fácil comandar o computador com as ondas cerebrais. Mas para fazer isso é preciso treinamento, muito treinamento. Mas com persistência dá para ir longe e incluir mais gente.
Essa tecnologia já está sendo usada por deficientes físicos, que aprendem a comandar o computador sem o uso das mãos. E as pesquisas confirmam: a máquina pode responder até 50% mais rapidamente ao comando cerebral do que as mãos, por exemplo.
Assista o vídeo:
Fonte: Globo Vídeos (28/01/2010)
Obs. Terminologia correta para a expressão da matéria acima, segundo Romeu Kazumi Sassaki :
“deficientes físicos”
TERMO CORRETO: Pessoa com deficiência (sem especificar o tipo de deficiência)
que legal Vera! adoro jogos.
só fazendo uma piadinha que todo mundo faz comigo, tem pra loira? rs bjs
Particularmente, não sou muito de jogar.
Mas seria interessante não ter a mão amarrada ao joystic.
Abraços,
Angelo.
Que bom vê-lo por aqui, meu amigo!!
Um ótimo final de semana para você!
Abraços,
Vera
Cris, querida!!
Só você para me fazer rir…(rsss)
É claro que tem para loira! (rsss)
Um lindo final de semana para você!!
Beijos!
Vera
Bom dia!
Cheuguei ao teu blog, atraves d eum um amigo Ricardo Calmon, não tenho deficiencia física, mas sofro de uma sídrome rara chamada Von Rippel Lindau, e atraves dela, para um fechamento de diagnóstico, descobri atras de uma ressonancia magnética que tinha um cancer de pancreas. Me sentindo arrasada e tendo passado por depressão Calmon me indicou teu blog.Realmente lendo tudo por aqui, eu não tenho motivos pra desistir e preciso me espelhar nesses exemplos de superações e aprender a sorrir para a vida.
Beijos.
Olá querida!
Adoro o Ricardo! Ele é uma pessoa fantástica!
Fico muito feliz que aceitou o convite dele e veio até aqui!
Como você pode ver, são histórias de pessoas que não deixaram-se abater diante das situações adversas e imprevisíveis da vida.
Encare isso como mais um desafio ou provação, onde, com certeza, você conseguirá dar a volta por cima.
Com muita força, coragem e determinação, você vencerá! Não desista nunca, amiga!
Conte comigo sempre, ok?
Beijos!
Vera
onde posso compra este programa e outros que vocês tenha ………..?