Cidade gaúcha será uma das primeiras do Brasil a terem currículo para a língua de sinais
Disciplinas tradicionais já são ensinadas em libras e português
A cidade de Canoas, na região metropolitana, será a primeira do Rio Grande do Sul a possuir um currículo específico para a Língua Brasileira de Sinais nas escolas.
A implementação da nova base curricular deve ocorrer a partir de 2020 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue Vitória no bairro Mathias Velho.
“Vou lutar pelos direitos dos surdos do Brasil”, afirma a primeira dama Michelle Bolsonaro
Cobrador de ônibus aprende Libras sozinho para se comunicar com passageiros surdos
Universidades incluem Libras nos cursos para profissionais de saúde
No local, que atende a uma média de 40 alunos, as disciplinas tradicionais já são ensinadas em duas línguas: libras e português. As duas disciplinas, inclusive, têm a mesma carga-horária de ensino – são três períodos semanais para cada conteúdo.
Agora as competências e habilidades desenvolvidas estarão descritas no Referencial Curricular do município. O documento já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.
A escola Vitória é uma das poucas instituições de ensino bilíngue no Estado, ao lado da Salomão Watnick, de Porto Alegre, e da Carmem Regina Teixeira Baldino, de Pelotas.
Nas séries iniciais (de 1ª a 4ª), o objetivo do currículo é tornar as crianças fluentes em libras. Considerada uma fase de transição, a 5ª série recebeu uma descrição à parte dentro do documento. Os alunos iniciam um novo processo de aprendizado também voltado para a prática de produção textual e interpretação de textos sinalizados.
Na fase final do Ensino Fundamental, os estudantes aprofundam o conhecimento e aprendem a empregar os pronomes, os adjetivos e as expressões interrogativas, tanto na sinalização como na escrita.