AcessibilidadeLugares Acessíveis

Cinemas acessíveis e inacessíveis para cadeirantes em SP

Compartilhe:
Pin Share

De acordo com a constituição brasileira todas as pessoas têm o direito de ir, vir e permanecer. No entanto, quando o assunto diz respeito às pessoas com deficiência, os obstáculos e dificuldades são inúmeros. Os problemas começam ao sair de casa, pois a inacessibilidade está presente nos prédios, ruas, transporte… Nos cinemas, a dificuldade é semelhante. Encontrar um cinema que atenda às necessidades de pessoas com deficiência física é algo raro (Nota do blog Deficiente Ciente).

Veja abaixo, uma lista de cinemas avaliados pelo Guia da Folha Online.

Centro

Marabá

Inauguração: maio de 2009. O prédio foi totalmente reformado em julho de 2008. Salas: 5. Projeção: 35 mm e 3D. Som: Dolby digital.
O destaque é o prédio do cinema, que abrigou o grandioso Cine Marabá. Conserva o hall e, na sala 1, a maior, a tela, as luminárias e parte do teto originais. A programação traz apenas “blockbusters” norte-americanos, muitos deles em versão dublada. É difícil conseguir assistir a um filme que fuja do público adolescente. Na sala menor, as últimas poltronas têm a visão da tela prejudicada, porque ficam sob um teto rebaixado.

Centro Cultural Banco do Brasil

Inauguração: abril de 2001. Foi reformado em janeiro deste ano. Salas: 1. Projeção: 16 mm, 35 mm, beta (digital e analógico) e DVD. Som: Dolby digital.
Localizado em um elegante prédio do centro, o CCBB, além de boa seleção de filmes, oferece uma extensa programação, tanto de teatro quanto de exposições. O charmoso café localizado no térreo é outro atrativo. As poltronas da sala de cinema são um pouco desconfortáveis, e faltam opções de estacionamento nos arredores, principalmente nos finais de semana.

Centro Cultural São Paulo
Inauguração: maio de 1982. Atualmente, passa por uma reforma. Salas: 1. Projeção: 16 mm, 35 mm e DVD. Som: Dolby digital.
O cinema fica dentro do centro cultural cuja programação é variada, com peças de teatro, exposições, shows e cursos. O forte são as mostras dedicadas aos clássicos e a diretores consagrados, além de importantes retrospectivas. A entrada é gratuita. A sala é pequena e apertada e não tem lugares reservados a cadeirantes. Atualmente fechado para reforma, o cinema volta a funcionar em 9 de março, com novas poltronas. O cinema informa que, após a reforma, com a troca das cadeiras, oferecerá mais conforto e espaço; quatro lugares para cadeirantes serão criados, passando de 110 para cem lugares.

Cine Arte Lilian Lemmertz
Inauguração: 2000. Salas: 1. Projeção: 35 mm. Som: Dolby estéreo.
Apesar da inspirada seleção de filmes, como “rescaldo” da programação da cidade, destacando filmes brasileiros, o pequeno cinema apresenta problemas. Em 26 de fevereiro, a projeção estava ruim, escura e cheia de falhas, e o som, baixo, abafado e era constantemente interrompido pelo barulho do ar-condicionado e do projetor. O atendimento é atencioso e amigável. Segundo o programador Luiz Câmara, o equipamento de projeção foi trocado, e os problemas de som foram pontuais.

(Veja: O cinema ideal para deficientes físicos)

Cine Olido
Inauguração: setembro de 2004. Passou por reforma em dezembro de 2008. Salas: 1. Projeção: 35 mm e DVD. Som: Dolby digital.
O grande atrativo do cinema é o preço: R$ 1. Não há café nem “bonbonnière” na galeria, que conta com uma sala de leitura e um telecentro da prefeitura. O público é formado, principalmente, por idosos. O número de sessões é limitado: três ao dia, no máximo. Participa de festivais importantes, como a Mostra Internacional de Cinema.

Cine Segall
Inauguração: 1973. Sofreu reforma em 2009. Salas: 1. Projeção: 35 mm. Som: Dolby estéreo.
Apesar da boa programação, que sempre traz filmes que já saíram do “circuitão”, a sala tem cadeiras desconfortáveis, com o encosto baixo. O museu tem um café simpático, mas com poucas opções de comes. Os atendentes são atenciosos e simpáticos.

Cinusp
Inauguração: outubro de 1993. Passou por reforma em 2007 e trocou as poltronas em 2008. Salas: 1. Projeção: 35 mm, 16 mm e DVD. Som: Dolby estéreo.
É queridinho dos cinéfilos, graças às retrospectivas de diretores consagrados e à exibição de filmes fora do circuito. A entrada gratuita garante bom público. A sala é pequena, e o som, um pouco abafado. O espaço entre as fileiras é apertado, e o entorno poderia ser melhor conservado. O cinema informa que possui um projeto de atualização da sala de exibição, com prioridade para a renovação do sistema de som.

Paulista, Jardins e Itaim

Bristol
Inauguração: julho 2003. Salas: 7. Projeção: 35 mm e 3D Som: Dolby digital e analógico.
É boa opção na avenida Paulista para os amantes de “blockbusters” e conta com poltronas confortáveis. A sala 1, com 444 lugares, é uma das maiores da cidade. O atendimento na cafeteria é ruim. No dia de uma das visitas (20/2), antes da primeira sessão, por volta das 13h, não havia atendente para servir café expresso. Nos finais de semana, formam-se grande filas na bilheteria.

Cine Bombril
Inauguração: outubro de 2005. Salas: 2. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital.
É o cinema mais charmoso da região. Tem um hall com decoração moderna: pufes coloridos e poltronas confortáveis para esperar o início da sessão. Na entrada da sala 1, há mesinhas e um café para escapar da óbvia combinação pipoca e refrigerante. A sala 1 é ampla, com assentos espaçosos e largos. Duas plataformas nas escadas garantem acesso aos cadeirantes. Na sala 2, a primeira fileira fica muito próximo à tela.

Cine Uol Lumière
Inauguração: dezembro de 2007. Salas: 2. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital.
A programação é informada ao público por uma tela grande e folhetos, que ficam na bilheteria. Computadores no hall têm livre acesso à internet. No dia da visita (6/2), na sala 1, um chiado que saía da caixa de som do lado direito incomodou os espectadores. Destaque para a simpatia do funcionário que recebe os ingressos na entrada das salas. Vale reforçar que os lugares são marcados. Segundo a gerente de marketing Carolina Stanzione, o problema foi pontual, pois não foi verificado chiado na sala 1.

Cinema da Vila
Inauguração: julho de 2009, após reforma, em setembro de 2007, das salas do antigo IGCine. Salas: 1. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital.
O ambiente é agradável e tranquilo. A programação oferece filmes europeus de boa qualidade. Há uma plataforma para acesso de cadeirantes ao cinema. A sala é muito alongada e poderia ser mais compacta. As poltronas de trás ficam distantes da tela, o que faz com que o público perca a intensidade do som e da imagem.

Espaço Unibanco Augusta
Inauguração: outubro de 1993. Foi reformado quatro vezes desde 1995, quando ganhou o anexo, com duas salas. Salas: 5. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby estéreo.
Ponto de encontro na rua Augusta, possui uma das melhores seleções de filmes da cidade. Conta com livraria, bar, “bonbonnière” e cafeteria. No dia da visita (20/2), a sala 1, a maior, estava quase vazia, e podia-se ouvir a conversa dos técnicos na sala de projeção, de onde saía uma luz que atrapalhava a sessão. Não há acesso para cadeirantes na pequenina sala 5, no anexo. A administração do cinema informa que, em 20 de fevereiro, o técnico estava equalizando o som da sala 1, e o projecionista esqueceu a porta aberta. Acrescenta que o processo de alvará do elevador para cadeirantes e idosos está em andamento e logo deve ser instalado.

Gemini
Inauguração: 1976. Salas: 2. Projeção: 35 mm. Som: Dolby estéreo.
Instalado numa galeria, o cinema resiste ao tempo na avenida Paulista. Tem uma programação com filmes comerciais que já passaram pelo circuito e algumas apostas “cult”. O preço do ingresso é um atrativo. Não há filas. É um bom lugar para fugir da muvuca. No dia da visita, os banheiros estavam malcuidados, sem papel para limpar as mãos. Não há assentos reservados a cadeirantes, nem acesso. Só aceita cheques e dinheiro.
O cinema informa que a manutenção e a higienização do cinema sempre foi elogiada pelos clientes. Em relação aos assentos para cadeirantes e respectivo acesso, afirma que está com projeto em andamento para regularização.

Reserva Cultural
Inauguração: junho de 2005. Foi reformado em 2007. Salas: 4. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby digital.
Com destaque para os títulos franceses, o cinema possui uma das melhores seleções de filmes da cidade e conta com boas salas. O restaurante do espaço serve bons pratos da culinária francesa. Adotou recentemente o sistema de poltronas com lugares marcados. Filas passaram a se formar na calçada da avenida Paulista nos finais de semana. No dia da visita (20/2), o repórter perdeu a sessão para a qual havia se programado, apesar de ter chegado com 25 minutos de antecedência ao início da projeção do filme. Segundo Adriana Fernandes, gerente do cinema, em (20/2) houve um recorde de público, o que provocou a formação de uma fila mais extensa. Ela afirma que, na ocasião, as bilheteiras foram orientadas a atender o público que aguardava, a fim de agilizar a escolha de seus lugares e a compra do ingresso.

Shoppings

Anália Franco UCI
Inauguração: março de 2000. Salas: 9. Projeção: 35 mm e digital 2D e 3D. Som: Dolby Digital.
A bilheteria tem atendimento ágil e o hall é bem sinalizado. A programação está acessível, com panfletos e cartazes à mostra. Como há filas individuais para cada sala, nos dias de maior movimento, o espaço se torna tumultuado. As poltronas são confortáveis, mas a sala, no dia da visita (28/2), estava gelada. O cinema informa que tem como procedimento manter a temperatura das salas em 23 graus.

Boa Vista Moviecom
Inauguração: maio de 2005. Salas: 5. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby Digital.
Há poucas filas na bilheteria.No dia da visita (27/ 2), a sala 4 exibia um filme dublado, com o som muito baixo e difícil de ouvir. As salas são confortáveis. O cinema informa que o problema referente ao som já foi solucionado.

Boulevard Tatuapé Cinemark
Inauguração: maio de 2007. Salas: 5. Projeção: 35 mm. Som: Dolby digital.
As instalações, inauguradas há três anos, se encontram bem conservadas. Funcionários atendem com cortesia. O cinema tem programação reduzida e concentrada em “blockbusters”. Não aceita cartão de crédito. As salas são novas, e as poltronas, confortáveis.

Butantã Playarte
Inauguração: 1994. Salas: 3. Projeção: 35mm. Som: Dolby digital e DTS.
Boa projeção e a disposição das cadeiras permite visualização satisfatória da tela na maioria dos lugares. As poltronas são confortáveis e há itens com preços baixos na “bonbonnière”. Não há um local para sentar e aguardar as sessões, e o espaço reservado aos cadeirantes é pequeno.

Centernorte Cinemark
Inauguração: maio de 2004. Salas: 5. Projeção: 35 mm e digital. Som: Dolby Digital.
A programação das salas oferece apenas sucessos de bilheteria. As filas têm sinalização confusa e são desorganizadas. No dia da visita, o banheiro estava com lixo espalhado pelo chão e sujo. As fileiras de cadeiras são estreitas e causam desconforto; a primeira fila da sala 3D é muito próxima à tela. A Cinemark não se manifestou sobre as críticas.

Continua…


Fonte: http://guia.folha.com.br/

Veja:
Maior Rede de cinemas do Brasil acusada de ser inacessível
Afinal, deficiente para ou não meia-entrada no cinema?

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

Um comentário sobre “Cinemas acessíveis e inacessíveis para cadeirantes em SP

  • Estou no shopping santa cruz assistindo pokemon com meu filho autista que comprou os ingressos pela Internet e respeitou os espaços destinados a cadeirantes…estamos na primeira fila e uma pré estreia de 2 dias de exibição que já estava praticamente esgotada no primeiro dia …fiquei indignada em ver que nenhuma das pessoas sentadas no espaço para cadeirantes são cadeirantes
    Um absurdo … total falta de respeito

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.