Conceito de relógio que informa as horas através de pontos pode ser bem vindo para deficientes visuais
Esse não é um relógio sensível ao toque, diferente do que a imagem sugere. Samuel Jerichow criou um conceito extremamente minimalista, reduzindo o conceito do relógio convencional para três simples pontos, que graças aos avanços da tecnologia das telas de toque, pode ser um projeto viável no futuro.
Esse é mais um projeto que está disponível no site da Yankodesign, especialista em mostrar esses produtos com linhas e funcionalidades diferenciadas. O relógio que apresentamos aqui recebe o nome de Dot Watch, e seu corpo é feito de uma placa de PVC flexível, em um formato único. A “tela” do relógio conta com três pontos impressos no ponto central do produto.
O ponto central é de referência para o usuário, indicando o centro do relógio. O ponto mais próximo ao ponto central (à direita) indica as horas, enquanto que o mais distante (à esquerda) revela os minutos, de modo que, ou você simplesmente olha para os pontos para saber as horas, ou precisa decorar o posicionamento deles, para identificá-los com a ponta dos dedos.
O relógio pode ser bem vindo para os deficientes visuais, uma vez que resume todo o processo de leitura dos pontos do método Braile a apenas três pontos, que podem indicar as horas pela sua posição, com um simples passar de mão. Ou para aqueles que são fanáticos por relógios com formatos revolucionários e propostas inovadoras.
O Dot Watch é apenas um conceito, ou seja, não tem previsão de lançamento, nem preço especulado.
Fonte: Techtudo (22/07/11)
Veja:
- Tecnologia para deficientes visuais
- Munivo, um conceito para um “mapa” nas mãos de deficientes visuais
- Celular especial para deficientes auditivos e visuais já está à venda no Brasil