Conheça o primeiro carro brasileiro construído especialmente para cadeirantes
Caro leitor, recebi a sugestão de matéria abaixo, do leitor Marcelino Carvalho. Um cadeirante e seus amigos da cidade de Lages, Santa Catarina, desenvolveram um carro destinado especialmente a cadeirantes. Fazer a transição entre a cadeira de rodas e o banco do carro é sempre algo complicado para os cadeirantes, mas nesse veículo chamado PRATYKO, tudo é muito simples, pois ele possui porta traseira e elevador.
Os criadores desse projeto estão em busca de empresários que possam investir nesse protótipo.
Quando vi esse carro lembrei-me do CANTA, quadriciclo adaptado para ser conduzido através de cadeira de rodas desenvolvido em Portugal. No caso do Pratyko, ele não foi adaptado, mas sim construído.
Veja a matéria abaixo:
Primeiro veículo nacional construído para Portadores de Necessidades Especiais e pessoas com mobilidade reduzida. Construído? Não Adaptado.
O PRATYKO é um veículo motorizado, especialmente construído para que o Portador de Necessidades Especiais (PNE) cadeirante possa se locomover sem o auxílio de outra pessoa, uma vez que não existe a “transferência” da cadeira para o assento do veículo, uma vez que o assento é a própria cadeira do usuário, ou seja, é possível conduzir o PRATYKO sem sair da cadeira de rodas.
O acesso ao veículo é feito por um elevador elétrico, acionado por controle remoto, facilitando a entrada do cadeirante ao interior do veículo. Não existe uma rampa inclinada que para alguns cadeirantes poderia dificultar o acesso.
Sua Opinião é Muito Importante
A ideia por trás do PRATYKO surgiu da real necessidade de um de seus idealizadores sair de casa.
Ir ao trabalho, a faculdade, ao lazer, agora é algo possível de forma rápida, econômica e acima de tudo independente. Se você é um PNE ou convive com alguém que esteja nessa condição, deixe a sua impressão respondendo nossa ENQUETE. Assim você estará contribuindo para que em pouco tempo, muitas pessoas possam se beneficiar deste inovador e arrojado projeto
Seja um Investidor
Nosso projeto era desenvolver um veículo voltado exclusivamente para Cadeirantes, que pudesse ser conduzido sem se sair da cadeira e sem o auxilio de outras pessoas. Depois de 8 anos de estudos e muito trabalho, hoje o sonho está acontecendo. O protótipo está aí, um veículo prático e funcional, que possibilita ao cadeirante liberdade e independência para se locomover da casa para o trabalho, escola, lazer… Agora nosso sonho é ver este veículo sendo produzido em série, possibilitando mais cadeirantes de usufruírem deste benefício.
Para isto, colocamo-nos a disposição para estudo de viabilidade de parcerias com empresas e/ou investidores para lançar esse veículo no mercado, através de produção em maior escala. Acesse aqui e entre em CONTATO.
Veja:
Olá Pessoal, sou um dos integrantes do projeto, fiquei feliz que o projeto e o site do mesmo http://www.pratyko.com.br tem se espalhado rapidamente. em 5 dias que está no ar, já tivemos mais de 2000 visitas no site. E estamos no momento realmente procurando patrocinadores para este projeto, ou investidores. Temos agora como objetivo aprimorar este PROTOTIPO, fabricá-lo em série para que possa sair nas ruas. Notem que este protótipo ainda não tem os itens de segurança, obviamente o produto final terá cinto e travas para que a cadeira de rodas fique bem segura. Outro detalhe de nosso veículo é que tem espaço até para cadeiras motorizadas, que são maiores e mais pesadas. O elevador pode suportar até 200kg de peso tranquilamente.
O importante deste projeto é que foi e continua sendo idealizado e aprimorado por um cadeirante, são 8 anos de pesquisa.
Qualquer esclarecimento ou dúvida pode me contatar -> joao@pratyko.com.br. Abraços!
Parabéns pelo projeto. Ele é pratico em algumas situações do dia a dia. Como exemplo, na questão transporte publico, na falta de adaptações necessarias para o usuário com deficiência. Essa é uma opção para ir ao trabalho. Porém, a pessoa com deficiência ainda vai ter que ter um segundo carro, para poder fazer compras, passear com a familia. Até mesmo em questão de sociabilizar, ela não vai dar carona ao amigo.
Gostei. Interessa é empreendedorismo, acção! Que consigam os financiamentos e aperfeiçoa-lo, são meus desejos.
Tenho é uma dúvida. O elevador suporta até 200kg de peso. Parece-me muito pouco. Eu e minha cadeira eléctrica, pesamos bem mais que isso. Embora meu peso seja de 62kg.
Boa sorte e vou divulgar.
Uma porta lateral poderia ser interessante, ao menos para usar como saída de emergência.
Parabéns por este lindo blog com conteúdo.
Já estou seguindo seu blog.
Espero você no http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com
Um blog dedicado ao combate a violência aos idosos no País e no Mundo.
Espero que goste pois fiz este blog porque estou sentindo na péle com tudo que aconteceu com meu Pai.
Abraço fraterno de seu novo Amigo.
Que Deus ilumine seu caminho e muita Paz em seu coração.
Muitissimo bom amiga.
Poxa que inovação.
Bjos achocolatados
@João Frank: Parabéns pelo projeto!
@Valeska: Ótima observação!
@Eduardo: Boa pergunta. Já que o carro está em fase de aprimoramento, essa questão deve ser levada em consideração.
@Sergio: Gostei muito da sua sugestão!
@Ricardo: Obrigada!
@Sandrinha: Beijos e obrigada, amiga!
Gostei muito espero que não demore muito pra começarem a vender estou muito curioso pra ver de perto.
Olá Amarildo!
Esse carro estará presente na Feira Reatech desse ano.