Conheça oito famosos que superaram o câncer e voltaram a trabalhar
O anúncio de um linfoma no ator Reynaldo Gianecchini gerou um clima de comoção e solidariedade entre os brasileiros. O mesmo ocorreu em outras ocasiões em que artistas declararam estar com câncer.
Reynaldo Gianecchini visita crianças com câncer
Um dos casos mais recentes é o da atriz Drica Moraes, que surpreendeu fãs e colegas de trabalho com a informação de que estava com leucemia. Depois de um transplante de medula e encarar sessões de quimioterapia, a atriz volta a retomar seus trabalhos na televisão.
Outros exemplos emblemáticos de figuras públicas que venceram o câncer são de Hebe Camargo, diagnosticada com tumor no peritônio (membrana que reveste o aparelho digestivo) em 2010, e de Ana Maria Braga, curada há nove anos de um nódulo no reto.
Conheça abaixo outros casos de celebridades brasileiras que superaram a doença.
No início de 2010, a apresentadora Hebe Camargo foi diagnosticada com câncer no peritônio (membrana que reveste o aparelho digestivo). Considerada rara, a doença foi detectada em fase de metástase. O tratamento, porém, surtiu efeito rapidamente e, alguns meses mais tarde, um exame clínico comprovou que o organismo de Hebe estava livre de células cancerígenas.
Foi durante o autoexame em 2001 que a atriz Patricia Pillar sentiu um nódulo em seu seio esquerdo. Depois de uma cirurgia para a retirada do tumor e sessões de quimioterapia, a atriz foi considerada curada pelos médicos. Sua última presença na televisão foi uma participação especial na novela Passione.
Há dois anos, a autora de novelas Glória Perez vivia a mesma situação de Reynaldo Gianecchini: recebeu o diagnóstico de linfoma, câncer que acomete o sistema linfático. Na época, acabava de estrear a novela Caminho das Índias, de sua autoria. Ela nunca parou de trabalhar. A roteirista alternava redação de capítulos com sessões de quimioterapia.
Ana Maria Braga têm um histórico de reincidência – e também de superação. Seu primeiro contato com a doença foi um câncer de pele, em 1991. Cerca de sete anos depois a apresentadora retirou um tumor benigno no útero. Em julho de 2001, Ana Maria Braga surpreendeu a todos ao anunciar ao vivo, no programa Mais Você, que estava com câncer no reto. Durante o tratamento, ela apresentou careca o programa matinal da Globo por causa dos efeitos da quimioterapia que fazem cair os cabelos. Desde 2002, exames rotineiros não detectaram mais indícios de câncer no organismo da apresentadora.
Depois de ser internada com dores e desmaios, a atriz Drica Moraes foi diagnosticada com leucemia, um tipo de câncer que afeta a medula óssea, em 2010. Seis meses mais tarde, a artista gravou um vídeo em campanha publicitária contra o linfoma. O tratamento da doença incluiu transplante de medula, transfusão de sangue e sessões de quimioterapia. Neste ano, a atriz gravou cenas da novela Ti Ti Ti.
O ator Herson Capri descobriu que tinha um nódulo no pulmão esquerdo há 12 anos. O câncer foi descoberto durante exames preliminares para uma cirurgia de lipoaspiração. Após a retirada do tumor, Herson Capri não apresentou mais sintomas.
O sambista teve que retirar a próstata por causa de um câncer há dez anos. Depois de um longo período de recuperação, o músico continua a compor e a fazer shows normalmente.
Desde março de 2010, a atriz Márcia Cabrita, alimenta o blog Força na Peruca em que fala sobre a experiência de passar por um câncer no ovário. Atualmente, ela está curada, mas não abandonou o diário online onde continua expressar seus pensamentos e sentimentos sobre o tema.