Conheça os locais acessíveis da cidade de Curitiba
A rede de transportes é considerada um dos pontos altos da cidade. As plataformas de embarque, ou tubos, servem para facilitar o acesso de cadeirantes, que contam, ainda, com elevadores e baias exclusivas para embarque. O turista com deficiência é atendido pela Linha Turismo que Possui jardineiras adaptadas, para percorrer as principais atrações turísticas da capital.
Nos últimos anos, o poder público tem ampliado as opções de acesso de pessoas com deficiência visual à riqueza cultural da cidade e do país. A biblioteca pública do Paraná, por exemplo, disponibilizou um vasto arquivo para esse público. Há desde obras impressas em Braille, como em áudio, totalizando mais de 7 mil volumes.
Cataratas do Iguaçu: Após passar por um processo de revitalização, iniciado em 1999, o lado brasileiro do parque tornou-se mais acessível para cadeirantes. Há ônibus panorâmicos adaptados que levam os turistas para todas as atrações do parque. E rampas de acesso – algumas menos e outras mais inclinadas – que permitem chegar facilmente às passarelas e conferir de perto a força e a beleza de uma das paisagens mais fascinantes de todo o mundo.
Catedral: a missa das 18hrs de domingo é dedicada às pessoas surdas, com intérprete me libras. Uma rampa permite a entrada de cadeirantes, apesar de íngreme.
Teatro Novelas Curitibanas: Possui boa acessibilidade e oferece rampas de acesso, elevador e biblioteca temática adaptada, assim como banheiro adaptado.
Museu Oscar Niemeyer: Externamente, duas rampas dão acesso aos vários níveis dos pavilhões frontal e o traseiro. Internamente, uma rampa íngreme torna impraticável o acesso independente para pessoas com deficiência que usam cadeira de rodas não motorizada. O museu é servido por 4 elevadores, dois pequenos e dois médios com legendas em Braille, e uma plataforma elevatória (para uma pessoa com cadeira), que leva ao último nível do pavilhão frontal. Há banheiros adaptados pelo local.
Parque Barigui: a área plana facilita a circulação de cadeirantes. Possui banheiros adaptados.
Cinemateca: Possui um anfiteatro com 4 vagas reservadas para cadeirantes na platéia e conta com 2 banheiros adaptados.
Museu Paranaense: entrada adaptada e banheiro adaptado.
Ópera do Arame: Acesso por rampas e passarelas de aço. Banheiro adaptado, estacionamento com vagas reservadas para deficientes.
Shopping estação: elevadores amplos e com legendas em Braille. Banheiros adaptados e estacionamento com 34 vagas para deficientes.
Babilônia Gastronomia e Economia: O acesso ao salão é feito por rampa e há espaço entre as mesas que acomodam bem cadeira de rodas. Há um banheiro adaptado.
Bar do Victor: O acesso ao salão é feito por rampa e há espaço entre as mesas que acomodam bem cadeira de rodas. Há um banheiro adaptado com porta que abre pra dentro e pra fora. Há 3 vagas reservadas para deficientes, mais largas do que as comuns.
Restaurante Cascatinha: O acesso é feito por rampa móvel de madeira e a circulação é garantida pelo amplo espaço entre as mesas.
Restaurante Dom Antônio: O acesso é feito plataforma elevatória individual e a circulação é garantida pelo amplo espaço entre as mesas. Há 6 banheiros adaptados com legendas em Braille nas portas. O estacionamento possui 9 vagas para deficientes mais amplas que o normal.
Restaurate Durski: O acesso é feito por rampa e a circulação é garantida pelo amplo espaço entre as mesas.
Fabiano Marcolini Alimentari: Apesar do único degrau da entrada, há espaço para circulação de cadeira de rodas na parte externa e cardápio em Braille.
Restaurante Villa Marcolini: O acesso não oferece dificuldade e o amplo espaço entre as mesas garante boa circulação aos cadeirantes. O cardápio, trilíngue, tem versão também em Braille.
Restaurante L´epicerie: Assim como um autêntico bistrô, o salão não apresenta espaços amplos para circulação com cadeira de rodas. Possui 1 banheiro adaptado.
Hotel Alta Reggia Plaza: Elevadores com sinalização em Braille e 1 quarto adaptado.
Hotel Holiday Inn Express santa Felicidade: Corredores amplos e boa sinalização facilitam a circulação com cadeira de rodas. Banheiros adaptados junto ao salão de café da manhã. Elevadores com sinalização em Braille. 2 apartamentos adaptados.
Ibis Batel: 1 apartamento adaptado. Elevadores com sinalização em Braille, boa área de circulação para cadeirantes . Recepção rebaixada. Vagas de estacionamento para deficientes.
Lizon Curitiba Hotel: 1 apartamento adaptado.
Mercure Curitiba Batel: Elevadores com sinalização em Braille. 2 apartamentos adaptados.
Four Pointes by Sheraton Curitiba: Corredores amplos e boa sinalização facilitam a circulação com cadeira de rodas. Recepção rebaixada. Elevadores com sinalização em Braille. 2 apartamentos adaptados.
Quality Hotel Curitiba: Elevadores com sinalização em Braille. 1 apartamento adaptado. Boa área de circulação para cadeirantes.
Hotel Radisson: 2 apartamentos adaptados. Elevadores com sinalização em Braille. Boa área de circulação para cadeirantes.
Hotel Slaviero Executive: 1 apartamento adaptado.
Hotel Pestana Curitiba: 2 apartamentos adaptados. Boa área de circulação para cadeirantes . Recepção rebaixada.
Fonte de Pesquisa: Guia Brasil Para Todos. Andrea Schwarz e Jaques Haber. 2009
Veja: