Deficiente visual passa por estágios de aprendizagem
Os cegos passam por diversos estágios de aprendizagem até ganharem autonomia plena de vida, o que está relacionado diretamente com as habilidades desenvolvidas pelo deficiente visual por meio de treinos específicos. De acordo com a educadora Nely Garcia, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e doutora em programas de orientação e mobilidade, os cegos que se locomovem com a ajuda de bengala são os mais bem treinados.
“A pessoa com cegueira passa a desenvolver melhor os outros sentidos através da sinestesia (cruzamento de sensações) e outros recursos. Agora, ela precisa ser estimulada para se desenvolver, como em cursos de reabilitação”, afirma a educadora da USP. “O primeiro estágio é o do guia-vidente, quando o cego se segura em alguém com visão normal. Depois, vem a fase da autoajuda e ele utiliza uma parede ou proteções como guia. O grau maior de independência é atingido com a técnica da bengala longa.”
A educadora é colaboradora em uma pós-graduação sobre orientação e mobilidade, curso que é procurado também por pessoas que enxergam normalmente, segundo ela. “Alguns são familiares de cegos e outros são profissionais que têm interesses pessoais em conhecer as técnicas utilizadas”, afirma.
Segundo a professora, as pesquisas científicas dessa área apontam que a visão representa 80% ou até 90% das informações assimiladas pelo ser humano no seu cotidiano.
Fonte: Jornal da Tarde (20/11/09)
Referência: http://www.abril.com.br/
Imagem retirada do Google Imagens
Veja também nesse blog:
Cuidados no relacionamento com pessoas cegas
Vera
falta apenas curar a cegueira social, porque creio que muitos cegos podem ver melhor que nós! beijo grande!
Bem lembrado! Você tem toda razão, minha amiga!
beijos
Vera
Lembrarás tu que as manhãs
Acordam da tua luz fugidia
És esperança de perdida estrela
Quem recolhe a dor em Deus confia
Assombração que o luar esqueceu
Nas margens de um lago azul
Hoje passou a voar por mim
A última garça a caminho do sul
Era alva como a espuma do mar
Graciosa como mulher feliz
Voava de encontro ao vento
Com olhar brilhante de petiz
Boa semana
Mágico beijo
Linda poesia!
Boa semana para você também!
abraços
Vera