Deficientes não vencem burocracia para tirar carteira de habilitação
Deficientes físicos do Paraná têm muita dificuldade para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A burocracia parece invencível, assim como o custo dos processos.
Em 399 municípios do estado, somente em Curitiba é realizado o exame médico especial, feito por uma justa médica que determina as adaptações necessárias no veículo.
No caso de um dos entrevistados, as exigências de adaptação incluem direção hidráulica e câmbio automático, mas na cidade dele nenhuma autoescola oferece aulas com esse padrão. Ele pensa em comprar o carro, já que pode ter desconto, mas justamente o desconto está condicionado à CNH: uma coisa não se pode ter sem a outra, no caso dele.
O Detran do Paraná tem outros problemas, como explicar como um veículo foi multado por passar o sinal vermelho quando já estava sob custódia do estado, depois de ser apreendido em uma blitz.
Assista a reportagem do ParanáTV 1ª edição.
Não só no Paraná como em muitas cidades brasileiras, as pessoas com deficiência encontram vários obstáculos para adquirir sua carteira de habilitação. Desde Autoescolas que não possuem carros adaptados até àquelas que cobram valores exorbitantes por uma CNH, com a justificativa de que os custos para manutenção de veículos adaptados são altos. Isso é um grande desrespeito com o consumidor que possui deficiência! (Nota do blog).
Veja:
Nesse caso conforme demonstra a reportagem não é superar a burocracia, Nesse caso é a falta de prestação do serviço por incompetência do Estado, processem o Estado por danos, o Diretor esta confessando na reportagem a culpa do Estado, quem estiver sendo prejudicado busquem indenização na justiça.
Concordo com você, Valdir! Inclusive há cidades em que a pessoa com deficiência precisa comprar o carro adaptado, antes de obter a CNH, para poder ter aulas práticas. Isso é um tremendo absurdo!
As autoescolas têm obrigação de fornecer carros adaptados às pessoas com deficiência. Tem que fazer o que você disse, processar todos os envolvidos.
Lamentável, tudo para as pessoas com deficiência é mais caro! Se pensar bem, até o que parece ser mais barato, acaba saindo mais caro!!!
É verdade, Flávinho!
O engraçado é que impõem tanta dificuldade para pessoa com deficiência dirigir, e o que vemos diariamente é pessoas embriagadas dirigindo e muitas matando no trânsito.
EU MORO EM PARANAVAI E ACHO UM ABSURDO EU TER QUE SAIR DA MINHA CIDADE E IR PARA CURITIBA , SENDO QUE NEM DATA CONSIGO PARA TIRAR CARTEIRA POIS NAO TEM MEDICOS DISPONIVEIS , ENTÃO ESBARRO NA AUTO ESCOLA QUE PARECE QUE NAO TEM PRAZER EM NOS ATENDER , NO DETRAN PQ NAO TEM MÉDICOS E NAS DESPESAS QUE TUDO FICA MAIS CARO PARA DEFICIENTES. ACHO TUDO UM ABSURDO E INFELIZMENTE NÃO TEM QUEM VENÇA ESTA LUTA PELOS DEFICIENTES POIS ESTAMOS SÓ .
Concordo profundamente com todos vcs,aliás gostaria que alguém me respondesse será que ñ tem nenhum portador de deficiência no senado, entre as autoridades que governam o nosso país.
De Contra a PARTIDA também somos culpados por não exercermos nosso direito correto perante as urnas na hora do voto!!!!!
Por isso na hora de votar relembrem quem é a favor de nós…..
Prezados, sugeri uma alteração na lei do ipva no Paraná, vamos ficar em cima para que seje aprovada! Assim, portadores de necessidades especiais serão isentos de ipva sem a limitação imposta pelo Requião!
Projeto de Lei N.º 842 / 2011
Altera o Inciso X, do Artigo 14º, da Lei 14.260 de 22 de dezembro de 2003.
Autor(es): Marcelo Rangel
http://www.alep.pr.gov.br/atividade_parlamentar/integras_de_proposicoes/1/2011/842
Tipo Projeto de Lei Numero 842 Ano 2011
Leis
Autor(es)
MARCELO RANGEL
Entrada 24/10/2011 Prazo Assunto IPVA Protocolo 00000 / 00
Numero D.O. ALEP 0 Data D.O. ALEP Regime de Urgência NÃO Anexo
NÃO
Palavra Chave
IPVA, VEÍCULO, IMPOSTO, DEFICIENTE
Sumula
ALTERA O INCISO V, DO ARTIGO 14, DA LEI Nº 14.260 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. (ISENÇÃO DO IPVA PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA FÍSICA, VISUAL, MENTAL SEVERA OU PROFUNDA OU AUTISTAS).
Anotações
PROTOCOLO Nº 8241/11 DAP.
Tramites
Entrada Tramite Parecer Tipo Oficio Relator
24/10/11 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
Aguardando Parecer
concordo com os companheiros agora a receita estadual de são paulo também está barrando as isenções se na cnh tiver a letra X nas observações, tem que estar escrito o tipo da adaptação,um absurdo e desrespeito ao deficiente.