Depoimento do Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca
Apesar dos obstáculos e da deficiência visual, ele conseguiu de várias formas e por várias vezes, provar sua capacidade.
Ricardo nasceu prematuro e ficou internado nos primeiros meses de vida. Teve comprometimento na visão e uma paralisia cerebral que lhe trouxe dificuldade motora nos membros inferiores. Mesmo enxergando muito pouco, Ricardo chegou à faculdade de Direito, mas no sexto período perdeu a visão completamente.
Passou a estudar através de fitas que eram gravadas por seus amigos. Concluiu a faculdade com excelência, mas teve dificuldades na hora de entrar no mercado de trabalho. Assista o vídeo…
Após três anos de procura incessante por um emprego, Ricardo recebeu uma proposta para trabalhar com um renomado Juiz e foi aconselhado por ele a prestar um concurso e seguir também a magistratura. Ricardo seguiu o conselho, mas não foi aceito por causa da sua deficiência visual. Fez outro concurso para o Ministério Público do Trabalho e lá entrou com uma ótima colocação. Tornou-se procurador chefe do interior de SP, fez doutorado e passou a dar aula. Surgiu uma vaga para Desembargador no Tribunal em Curitiba. Ricardo concorreu e foi nomeado pelo Presidente da República. Foi o momento mais feliz de sua vida e sua maior realização profissional. Apesar dos obstáculos, preconceitos, dificuldades motoras e deficiência visual, ele conseguiu de várias formas e por várias vezes, provar sua capacidade. Hoje, Ricardo vive em Curitiba, ao lado de sua esposa e de suas filhas, que sempre o apoiaram nas horas mais difíceis da vida. Sua família foi o pilar principal para a sua vitória que inclui um momento muito especial, quando foi convidado a colaborar com a Delegação Brasileira na elaboração da Convenção Internacional de Direitos da Pessoa com Deficiência na ONU. Oitocentos deficientes do mundo todo tiveram voz juntos aos diplomatas. Foram mudados conceitos e de forma inédita foi aprovado que a deficiência é um problema da sociedade, não da pessoa. O Brasil ratificou esse documento e hoje faz parte da Constituição Brasileira.
Assista o vídeo, abaixo:
Fonte: Globo Vídeos (01/05/2010)
Veja também nesse blog:
A superação diária do Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca