Dilma Rousseff lança plano inédito para deficientes
O governo federal prepara um programa para as pessoas com deficiência que inclui projetos de saúde, educação, inclusão ao mercado de trabalho e acessibilidade. O investimento pode chegar a R$ 10 bilhões até 2014.
A informação é da reportagem de Natuza Nery e Johanna Nublat publicada na edição desta terça-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Há uma segunda versão do plano, com menor número de ações e gasto estimado de R$ 7 bilhões. A presidente Dilma Rousseff deve se reunir hoje com sua equipe para conhecer a proposta. O lançamento ocorre nos próximos dias.
O plano prevê a entrega de mais de mil veículos escolares adaptados nos próximos três anos, em uma parceria com Estados e municípios. Para o mercado de trabalho, a ideia é criar um banco nacional de profissionais, espécie de agência virtual de empregos.
Pessoas com deficiência terão ainda, conforme o texto preliminar obtido pela Folha, facilidades e garantia de acessibilidade no Minha Casa, Minha Vida.
Segundo o Censo 2000, 14,5% da população apresenta algum tipo de incapacidade ou deficiência.
Fonte: Folha de S. Paulo (27/09/11)
Essa é uma excelente notícia.
Sou deficiente também e uma das minhas maiores críticas é em relação ao acesso proporcionado aos deficientes de baixa renda para ter acesso a educação e cultura. Como esse novo plano, as pessoas deficientes de baixa renda poderão se preparar melhor e assim ter maior competitividade no mercado.
Agora, será preciso também um programa de conscientização ainda maior tanto das pessoas que não possuem nenhuma deficiente quanto aos beneficiados por esse novo plano. É preciso incentivar os deficientes a buscar a valorização e conquista do seu lugar na sociedade.
Parabéns pelo seu blog!!
Obrigada, Felipe. Gostei muito da sua observação!
Vc é linda. Parabéns.
Será que vai decolar esse projeto? Qualquer coisa vinda da esquerda me causa desconfiança, principalmentee quando se refere a direitos humanos…
Espero e muito que esse projeto decole, Daniel. Há mais de 30 anos ativistas e movimentos inclusivos que lutam pelos direitos das PcD, aguardam por isso. Se hoje esse assunto entrou na pauta do governo, isso é fruto de toda essa luta.
Abraços,
O que me causa desconfiança é a presença da esquerda, que habitualmente confunde direitos humanos com defesa de bandido. Mas o pior é ver o Dilmão acabar levando o crédito pelo empenho de gente realmente comprometida com acessibilidade e inclusão.
Vera, por favor, pesquise sobre o fabuloso projeto solar ear, para deficientes auditivos, e você vai ver que projeto é excelente, maravilhoso, que democratizaria o acesso aos aparelhos auditivos, mas pasme você, até hoje a anvisa não liberou o projeto, projeto este que é sucesso em mais de 30 países.
Vou pesquisar já, Felipe. E fiquei surpresa com o que você me disse.
Oi Vera, hoje um colega de trabalho me deu uma pesquisa e minha surpresa a pesquisa era esta matéria aqui, vamos usar está matéria do seu blog para usar na sessão da Câmara, outra coisa, lembra que te falei que realizamos uma audiência pública para tratar do tema acessibilidade e esta foi a primeira vez que reunimos tantas pessoas para falar do assunto e agora em conjunto com o Ministério Publico vamos realizar um seminário, agora que o MPE está à frente espero que o conjunto de projetos de lei que fizemos seja sancionado pelo executivo municipal, vou te encaminhar tudo que acontecerá neste seminário e quem sabe você publica aqui como uma iniciativa pioneira no nosso município.
Parabéns pelo blog!
Oi Marilucia! Obrigada!
Envie tudo sobre o seminário e conte comigo.
Abraços,
ÓTIMA NOTICIA POIS ALGUMAS PESSOAS COM DEFICIENCIA AINDA SOFREM MUITO PRINCIPALMENTE COM A FALTA DE MORADIA, NA CIDADE DE BARBACENA-MG.
ONDE MORO JÁ COMEÇARAM A DISTRIBUIR AS CASAS DO MINHA CASA MINHA VIDA. E EU ESTOU ANSIOSO PARA SER UM DOS CONTEMPLADOS, PARABÉNS PRESIDENTA QUE DEUS ILUMINE OS SEUS CAMINHOS, POIS SÓ QUEM TEM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA SEJA ELA QUAL FOR E QUE SABE O QUANTO A VIDA SE TORNA MAIS DIFÍCIL PARA NÓS.
ABRAÇOS: ALEXSANDRO CIMINO
BARBACENA MG
Oi vera bom dia mais uma vez estou lhe enviando este comentário,porque que é tão demorado a ser aprovado esta lei para nós deficientes sobre nossa aposentadoria integral será que os nossos senadores nossa presidenta que foi tão bem votada ainda não se sensibilizou com o caso o vamos ter que se aposentar por invalidez,o vamos ter que esperar as próximas eleições. jose dos santos. muito abrigado.linhares espirito santos.
Concordo com você, José! Essa situação é vergonhosa!
E a nossa aposentadoria.como vai ser? Alguém sabe alguma coisa?
Bom dia, Gildeir!
Até agora nada. O projeto de lei continua nas mãos do senador Lindbergh aguardando aprovação do senado.
obrigado vera…! qualquer coisa nos comunique. abraço.
GOSTARIA DE SABER O PORQUE DEFICIENTES COMO EU QUE NÃO TEM CASA PRÓPRIA E FIZERAM O CADASTRAMENTO NO MINHA CASA MINHA VIDA EM 2009.
NÃO NEM SELECIONADOS PARA O SORTEIO COMO FOI O MEU CASO FIZERAM O SORTEIO DE MAIS DE 500 MORADIAS NO MUNICIPIO DE BARBACENA MG ONDE MORO E EU VENDO O MEU SONHO CADA VEZ MAIS LONGE, ALGUÉM PODERIA ME DAR UMA LUZ POR FAVOR.
ATT: ALEXSANDRO CIMINO
BARBACENA MINAS GERAIS
Olá Vera, fiquei muito feliz em saber que alguém esta olhando para nós portadores de necessidades especiais, e por termos uma pessoa como vc, tão especial, cuidando dos nossos interesses.
Um forte abraço…
Joabe Monteiro
Pitimbu-PB
Obrigada, Joabe!
Abraços!
Olá vera bom dia! Eu gostaria que vc me explicasse o porque eu encontro tanta Dificuldade no programa minha casa minha vida…estão sempre arrumando obstáculo para mim…meus pais já são idosos e só conseguiram porque tive que correr muito atrás dos seus Direitos…Agora eu como pessoa com Deficiência não sou nem pre selecionado…
tem algo de errado não tem. desde já meus sinceros agradecimentos
Oi Alexsandro!
Infelizmente não tenho essa informação.
Abraços,