Doria comete gafe e chama AACD de associação para crianças ‘defeituosas’
Prefeito eleito diz que vai doar seu primeiro salário para associação. Na campanha, ameaçou fechar a Secretaria da Pessoa com Deficiência.
O prefeito eleito João Doria (PSDB) cometeu uma gafe durante visita ao bairro de Perus, na Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira. Durante entrevista, Doria chamou a AACD, de “Associação para Criança Defeituosa” (o nome correto da entidade é Associação de Assistência à Criança Deficiente). Doria dizia que iria doar seu primeiro salário como prefeito à entidade.
9 termos e conceitos sobre deficiência que deveriam ser abolidos
Por que a terminologia pessoas com deficiência?
Mídia e deficiência: Quando utilizarão a terminologia correta?
Procurada pelo G1, a assessoria do prefeito eleito informou que mais tarde que ele “reconhece o erro e pede desculpas pelo uso equivocado da expressão. ”
Ouça a declaração no site da CBN.
“Quero voltar a dizer a vocês aquilo que repeti durante a campanha, que eu não quero receber nenhum salário. Durante os 48 meses como prefeito de São Paulo, vou doar os 48 salários. E a primeira entidade que vai receber meu salário no mês de janeiro é a AACD, a Associação para as Crianças Defeituosas (sic), que é uma entidade respeitável, que realizou um excepcional trabalho na cidade de São Paulo”, disse Doria. “Será a primeira entidade a receber integralmente o cheque do salário do prefeito, vai ser entregue para essa entidade.”
Nos primeiros dias de campanha eleitoral, Doria disse que fecharia sete secretarias municipais, entre elas a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Após a repercussão negativa, Doria voltou atrás e afirmou que manteria esta secretaria em seu governo.
Fonte: G1