"Ele tem vontade de viver", diz esposa de Shaolin sobre tratamento na Paraíba
Segundo família, humorista abre os olhos e presta atenção nas visitas. Laudiceia Veloso diz que ele não fala, mas tem mínimo de consciência.
“Shaolin presta atenção nas pessoas”, revelou nesta sexta-feira (30) Laudiceia Veloso, a esposa do humorista paraibano Francisco Jozenilton Veloso. Em entrevista ao G1, ela falou sobre a rotina de cuidados com o marido um ano e dois meses após o acidente automobilístico ocorrido na BR-230, na Paraíba.
“Ele tem uma vontade de viver, uma força interior muito grande. Percebemos todos os dias pelo olhar que ele quer se superar cada vez mais”, explicou.
Shaolin é submetido a uma rotina diária de exercícios fisioterapêuticos e é acompanhado por uma equipe multidisciplinar em casa, em Campina Grande. Segundo a esposa, ele apresenta um estado mínimo de consciência e está cada vez mais atento ao que se passa em seu redor e às visitas que recebe.
“Ele dorme, acorda, presta atenção nas pessoas. Só não consegue movimentar o corpo nem falar ainda, mas pela forma como ele observa os fatos que acontecem à sua volta, nós percebemos que ele está entendendo o que se passa. Quando peço para ele olhar para alguma visita, ele olha”, revelou.
Conforme Laudiceia, além da fisioterapia diária ele tem sessões de fonoaudiologia três vezes por semana, é acompanhado por neuropsicóloga semanalmente e é avaliado mensalmente por um neurologista e um clínico geral. Devido à evolução da interação de Shaolin com a família, o clima é de esperança para que ele volte a se comunicar.
“Estamos esperançosos desde o início. A gente sabe que é uma batalha difícil, mas ele evolui a cada dia, nunca teve uma regressão”, comenta. Segundo ela, grande parte da força que a família tem para persistir no tratamento vem dos fãs do humorista. “Agradecemos a todas as pessoas que oram e que aguardam com paciência a evolução dele. Também à imprensa que tem nos preservado neste momento”, disse.
Ator Guilherme Karan sofre de doença degenerativa e vive em cadeira de rodas
O atual estado de saúde do ator Gerson Brenner
Osmar Santos supera adversidades e expõe sua arte
Julgamento
Começou no dia 13 de março o julgamento do motorista Jobson Clemente Benício, indiciado pela Polícia Civil pelo crime de lesão corporal e denunciado pelo Ministério Público da Paraíba como responsável pelo acidente com Shaolin. O caso é avaliado pelo juiz Wandenberg de Freitas Rocha, da 4ª Vara Criminal de Campina Grande.
Na ocasião, foram ouvidos policiais rodoviários federais, pessoas que participaram do socorro a Shaolin e a esposa Laudiceia, como declarante. Após o procedimento, o juiz expediu cartas precatórias para os fóruns das cidades de Ingá, Sousa e Sapé, onde também deverão ser ouvidas testemunhas de defesa e acusação. Depois de receber o conteúdo dos últimos depoimentos e de ouvir as considerações finais da promotoria, da defesa da família de Shaolin e da defesa de Jobson Clemente, o juiz deverá dar sua sentença.
O acidente aconteceu em 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande. No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses. Desde que recebeu alta, permanece em casa sob os cuidados da família.
Sobre o julgamento do caminhoneiro envolvido na colisão, a família prefere não comentar e diz que está concentrada na recuperação do humorista, em vez de fazer especulações sobre a condenação ou absolvição do réu. “Sobre o julgamento não compete a mim comentar”, declarou Laudiceia.
Fonte: http://g1.globo.com/
Nada que acontece com a gente é por acaso,tudo tem um proposito e creio que Deus está sempre nos ajudando nos momentos dificil.
Mas temos q ver q o Pedro acordou ontem dia 20. mas é totalmente fora do Shaolin q ja faz mais de ano q tá assim. é triste e lamentável.
Tancredo Neves morreu em 1985. ninguém entende nada. se Tancredo não tivesse morrido em 85, mas mesmo assim ele não estaria vivo hoje por causa da idade. penso assim.
meus avós morreram tem mais de 30 anos, mas se eles não tivesse morrido naquela época, mesmo assim hoje nem um estaria vivo, por causa da idade. e ai?
então é uma coisa por outra… tem q morrer mesmo, tanto faz agora ou mais tarde.
tdos vamos morrer mesmo.
lamentável ter q falar isso pra vcs aq.
Ulisses Guimarães caiu de avião no mar, ninguem fala mais nele. e ai?
Gostaria de enviar um vídeo com técnicas para trazer o SHAOLIN de volta a normalidade.
Ele está em estado de choque exatamente como na hora do acidente.
É como quando levamos um choque por um acontecimentos traumático que ficamos alguns segundos estáticos sem condições de reagir. No caso dele por ter entrado em coma após o acidente não consegue mais reagir sozinho.
Quero ajudar de forma anônima, sem custos e estes procedimentos que vou indicar no vídeo não prejudicam e não interferem nos procedimentos atuais.
Aguardo manifestaçao de alguém que queira ajudar o SHAOLIN. imoser@terra.com.br