Entrevistas

Entrevista com Valdir Timóteo (Candidato a vereador na cidade de São Paulo – PRP)

Compartilhe:
Pin Share
Valdir Timóteo e Nicole durante um dos passeios do Movimento Inclusão Já
Valdir Timóteo e Nicole durante um dos passeios do Movimento Inclusão Já

Caro leitor,

O Blog Deficiente Ciente entrevistou Valdir Timóteo Leite, líder do “Movimento Inclusão Já“, e candidato a vereador na cidade de São Paulo. Acompanhe a entrevista e conheça as propostas do candidato.

Deficiente Ciente: Conte-nos um pouco sobre sua história.

Valdir Timóteo: Meu nome é Valdir Timóteo Leite nascido na cidade de São Paulo em 05 de Novembro de 1966, tenho 45 anos sou casado com Francisca Lucineide há 25 anos e sou pai de dois filhos Ricardo Timóteo, 24 anos, administrador de empresas e Jéssica Timóteo, 18 anos, estudante.

Em minha vida passei por varias profissões. Desde criança tive que trabalhar para sobreviver. Nunca tive nada fácil, quando eu era criança entre sete e oito anos de idade pegava latinhas e papelão para vender nos chamados “Ferros Velhos”, esse era o nome dado aos depósitos de materiais recicláveis de 38 anos atrás, vendia minhas latinhas e papelões para ajudar nas despesas de casa, principalmente para compra de alimentos. Como só meu pai trabalhava e a situação era muito difícil, eu minha falecida mãe e minhas duas irmãs até fome passamos nesta vida, houve dias que nosso único alimento era farinha de mandioca com água, motivo pelo qual tive que começar a trabalhar muito cedo. Tive uma infância pobre, mas meus pais me ensinaram a ser honesto e graças a Deus nessa matéria a minha nota é a máxima.  Quem nunca sentiu a dor da fome não queiram sentir é horrível, mas nem por isso virei ladrão ou subtrai algo de alguém, caráter e dignidade nascem com a gente.

Nessa época fui convidado a trabalhar em um “Bar e Empório” por comerciantes da região onde eu morava. Eu estudava de manhã, saia da escola e corria para o “Bar e Empório” para trabalhar, logo esse comerciante criou uma empresa empacotadora de produtos alimentícios e me colocou para administrar a empacotadora, isso com dez para onze anos de idade. Estudava e trabalhava, em grande parte da minha vida trabalhei com vendas, fui vendedor de rua, vendia uma diversidade enorme de produtos para lojas e também porta a porta. Fui gerente de lojas, encarregado de algumas empresas, sou cabeleireiro formado, inclusive tive meu próprio salão, fui empreiteiro de obras, e dentro dos canteiros de obras aprendi várias profissões como: pedreiro, carpinteiro, eletricista, encanador, azulejista, pintor… Enfim no canteiro de obras aprendi várias profissões e já trabalhei em tantas coisas que nem me lembro mais… Até desenhista de projetos arquitetônicos eu fui, estudava por conta própria e até hoje faço isso. Muitos dizem que sou autodidata, mas na vida é assim, temos que buscar o que queremos aprender e hoje com vinda da internet estamos bem pertinho do conhecimento, basta busca-lo e fazer com que seja aplicado para o bem.

Em 2000 quando era empreiteiro de obras e estava voltando do serviço para casa, sofri um acidente de automóvel que me deixou paraplégico com muitas limitações, foi aí que começou uma grande luta em busca por um tratamento de reabilitação. Sofri muito por não ter transporte público e centros de reabilitação para atender as minhas necessidades e a demanda da cidade de São Paulo. Quando passei a sentir na pele o total descaso que o poder público tem com as pessoas com deficiência foi o começo de outro aprendizado, aquele aprendizado que não é pelo amor, mas sim pela dor, me revoltei contra isso e comecei a pesquisar todas as dificuldades vivenciadas por essas pessoas e seus familiares. Assim fomos nos agrupando e criei o “Movimento Inclusão Já”, fundado em Janeiro de 2004. Muitos dos resultados do (MOVIJA) estão publicados na internet é só pesquisarem e descobrirão o quanto é importante os nossos trabalhos já realizados em benefício de toda a nossa sociedade.

Sou um simples cidadão, mas com muita experiência de vida e com muitos trabalhos já realizados em beneficio de todos. Não cai no conformismo e não quero que ninguém sofra o que sofri na busca de tratamento para amenizar dores e sofrimento.

Nesses 12 anos que passei a ser uma pessoa com deficiência aprendi muitas coisas no dia a dia que faculdade nenhuma consegue ensinar. A minha faculdade é a faculdade do dia a dia, é a faculdade do contato direto com as pessoas que sofrem os problemas. A minha faculdade é ter vivenciado as mais diversas situações sem generalizar, mas sinto pena de muitas pessoas que se sentem “donos da verdade” com seus títulos, dizendo que tem doutorado…  “tenho doutorado naquilo, sou PHD nisso…”.  No discurso tudo é muito bonitinho, mas na realidade nada sabem. A técnica só é boa se for aliada a prática, uma coisa depende da outra. E para construirmos uma sociedade justa e para todos temos que estar afinados, juntar prática com teoria. Posso dizer que eu sou a prática em pessoa, sou o sentimento e as vontades daqueles que sofrem sem ter voz para reivindicar seus direitos. Mas também sou a teoria, a teoria adquirida na prática, formado pela “faculdade da vida”, faculdade essa que não emite diplomas.

Nessas eleições tomem cuidado para não votarem em títulos, papéis e lindos discursos.

Deficiente Ciente:  O que motivou a concorrer a uma vaga na Câmara dos vereadores da cidade de São Paulo?

Valdir Timóteo: Ajudar as pessoas com todos os tipos de deficiência é o motivo principal que me levou a tentar ser vereador em São Paulo.

A falta de prestação de serviços públicos voltados à população com deficiência é uma vergonha. Não aceito tantas leis sendo desrespeitadas.

Em São Paulo as leis só estão servindo de enfeite para serem incorporadas nos lindos e comoventes discursos dos nossos políticos e dos nossos “governantes”. Quero ter uma estrutura maior para poder continuar cobrando o cumprimento de todas as Leis de inclusão e de acessibilidade.

É inadmissível não ter acessibilidade nos equipamentos públicos e nos locais de atendimento ao público como hospitais, escolas, clubes, parques, cemitérios, bares, restaurantes, lojas, bancos e comércios em geral, transportes etc.

Quero ser o vereador mais fiscalizador que São Paulo já teve. Sendo vereador de situação ou de oposição, não serei vereador para acobertar incompetência, irregularidades ou descumprimento de Leis por parte de ninguém, vou ajudar o prefeito seja ele quem for, mas não conte comigo para nada que venha contra os interesses da população.

Encaminhei uma sugestão à Câmara Municipal de São Paulo para acelerar o progresso da acessibilidade e da inclusão com o nome de “Mutirão da Inclusão Através de Emendas”. Tive promessas de alguns vereadores e os mesmos não cumpriram com as suas promessas. Fiquei muito triste e chateado com isto e pretendo tentar arrebanhar vereadores para colocar esse projeto em prática.

Quando faço passeios e levo dezenas de crianças com deficiência aos parques, acabo ficando muito triste em ver que o poder público não liga para essas crianças, pois se ligassem instalariam brinquedos acessíveis e adaptados para as nossas crianças com deficiência. Trabalharei por todos, mas as crianças com deficiência é prioridade em meus planos de atuação sendo vereador por São Paulo. (Veja: Programa “Em Discussão” aborda o tema brinquedos acessíveis e adaptados)

Caso seja eleito, trabalharei visando melhorias para todas as regiões da cidade. Não concordo com essa divisão existente na política onde pessoas são eleitas para trabalhar por todas as regiões da cidade e não apenas por uma determinada região, isso sempre prejudica as administrações, todas as regiões da cidade de São Paulo podem contar com Valdir Timóteo, serei vereador de todos.

Deficiente Ciente: Qual o seu partido?

Valdir Timóteo: Meu partido é o PRP (Partido Republicano Progressista 44). Fui procurado por pessoas de outros partidos ditos “grandes”, mas me identifiquei mais com o PRP, conheci pessoas maravilhosas e muito respeitosas no PRP.

 Deficiente Ciente: Você ainda não exerceu um mandato público. Quais as bandeiras e projetos que você defende, e o que pretende implantar, caso seja eleito?

Valdir Timóteo: A primeira bandeira é continuar trabalhando com honestidade e respeito às pessoas.

Todos sabem que sou um Ativista Social e luto há anos pela dignidade da pessoa humana, e dentro dessas lutas minhas atuações principais são em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e de pessoas COM mobilidade reduzida, luta a qual darei continuidade.

Acessibilidade é onde tudo começa, para tudo temos que ter acesso, sem chegar aos locais não teremos saúde, educação, qualificação, trabalho, lazer e socialização; continuarei cobrando acessibilidade em tudo e acessibilidade para todos.

A luta pela inclusão social das pessoas com deficiência é uma das minhas bandeiras, mas o que não pode deixar de ser dito é que essa luta é e deve ser de toda a sociedade, visto que absolutamente ninguém está livre de vir a ser uma pessoa com deficiência ou pessoa com mobilidade reduzida, a qualquer instante ou momento de sua vida.

Quero desenvolver projetos junto ao segmento das pessoas com deficiência, a fim de conscientizar as pessoas que não tem deficiência, fazê-las entender que tudo o que for conquistado hoje pode livrá-las de um grande sofrimento no amanhã.

Pretendo fazer com que sejam instalados brinquedos acessíveis e adaptados em todos os parques públicos ou privados, conforme já estabelecido em LEI FEDERAL Nº 11.982, DE 16 DE JULHO DE 2009. (Veja: Empenho do Movimento Inclusão Já torna o Parque Ibirapuera acessível)

Pretendo retomar com um projeto para que sejam construídos e instalados quatro centros especializados em tratamentos e em reabilitação e na manutenção da vida de pessoas com todos os tipos de deficiência. Esses Centros devem ter médicos especializados e especialistas nos tratamentos de todos os tipos de deficiência.

Esse projeto tem como objetivo descentralizar os atendimentos dessas pessoas, trazendo a saúde mais perto dos munícipes, assim estaremos eliminando os grandes deslocamentos dos bairros para a região central, o projeto visa diminuir o tempo e a distância dos deslocamentos dando assim maior comodidade e conforto aos munícipes. Este projeto afetará positivamente o sistema de transporte ATENDE da SPTrans tendo centros de tratamento nas regiões  Norte, Sul, Leste, Oeste e região Central .  ATENDE multiplicará o seu poder de atendimento diminuindo seus custos e vai atender mais pessoas e dar maior e melhor qualidade em seus atendimentos.

 Deficiente Ciente: Que avaliação você faz da atual administração da cidade de São Paulo?

Valdir Timóteo: Em oito anos de “governo” Serra / Kassab muito pouco foi feito em benefício do segmento das pessoas com deficiência. Fizeram muitas propagandas lindas, ou seja, fizeram grandes propagandas e pequenas obras.

O orçamento do município de São Paulo está previsto em R$ 38,8 bilhões para 2012, entretanto grande parte das ruas, passeios públicos, avenidas, escolas, parques públicos, hospitais, prédios públicos ainda estão sem acessibilidade nenhuma, isso demonstra muito bem que esse governo não se preocupou com as pessoas com deficiência.

Todos sabem que existe um decreto federal que determinou que tudo já estivesse adaptado até o final de 2008 e a prefeitura de São Paulo não cumpriu com as determinações do Decreto Federal 5.296/2004. O pior de tudo é que criou Leis que contrariam as determinações do decreto federal, criaram o Auto de Licença Condicionado autorizando os estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços de atendimento ao público a se adequarem com um prazo de 2 a 4 anos ou mais, ou seja, o Decreto federal não foi cumprido, estamos em 2012 e ainda deram mais quatro anos apoiando as irregularidades e a exclusão das pessoas com deficiência. (Veja: Prefeito Kassab sanciona lei que anistia estabelecimentos comerciais que não cumprem leis de acessibilidade)

Uma cidade com uma arrecadação de R$ 38,8 bilhões não ter todos os ônibus acessíveis e adaptados, não ter parques acessíveis e adaptados, não ter brinquedos adaptados para as nossas crianças com deficiência, não ter as escolas acessíveis e adaptadas, onde não há reformas e adaptações em clubes, assim como aconteceu no CDC flor da Mocidade do Burgo Paulista e tantos outros… A minha avaliação foi um governo muito ruim, infelizmente.

Deficiente Ciente: Você cobra muito das autoridades governamentais a questão da inacessibilidade arquitetônica, principalmente na cidade de São Paulo. Se for eleito, quais serão as primeiras medidas que serão tomadas?

Valdir Timóteo: Farei um levantamento geral sobre a falta de acessibilidade na cidade de São Paulo, e por oficio cobrarei do poder executivo as correções necessárias. Caso não seja feito as correções, encaminharei todas as cobranças ao Ministério Público para que tomem as cabíveis e devidas providencias. Repito: caso vereador de situação ou de oposição, não abro mão dos meus princípios. O futuro prefeito que não conte comigo para retardar ou para acobertar nada, cumprirei com as minhas obrigações que o cargo exige.

 Deficiente Ciente: Você criou um site político apresentando suas propostas? Se criou, conte-nos sobre ele.

Valdir Timóteo: O endereço do meu site é www.valdirtimoteo.com.br Lá tem algumas informações sobre minhas propostas, e ao decorrer da campanha atualizaremos as informações.

Peço aos amigos e aos eleitores que visitem meu site e deixem as suas sugestões de projetos e as suas opiniões. Essas opiniões são muito importantes para retornarmos com bons projetos buscando atender os anseios da população com nosso mandato, caso venha a ser eleito.

 Deficiente Ciente: Você idealizou um projeto chamado “Tribunal de Mobilidade e Acessibilidade”. Em poucas palavras, explique como funciona esse projeto.

Valdir Timóteo: Só quero fazer uma observação aqui para responder a pergunta, lançamos a ideia da criação dos Tribunais de Mobilidade e Acessibilidade, mas não tem nada a ver com a minha candidatura a vereança por SP. Criar tribunais não é atribuição de um vereador, lançamos a ideia antes da candidatura, como cidadãos.

A ideia inicial da criação do Tribunal de Mobilidade e Acessibilidade é no sentido de ter um Tribunal especializado em defesa dos direitos dos cidadãos, que sofrem com a morosidade do poder judiciário para julgar todos os processos que envolvem acidentes com veículos automotores em Terra, Mar e Ar e, também julgar processos relacionados ao descumprimento das leis de acessibilidade.

O tribunal vem para julgar com eficiência e rapidez, diminuindo assim a impunidade de pessoas que bebem e dirigem, e matam com a certeza de que não serão julgados por suas irresponsabilidades. Assim como foi criado os Tribunais de Pequenas Causas, criaríamos os Tribunais de Mobilidade e Acessibilidade.

O Tribunal de Mobilidade e Acessibilidade também vêm como uma ferramenta eficaz e especializada para ajudar no progresso da construção da acessibilidade em nosso país, visto que a população com Deficiência ou Mobilidade Reduzida vem crescendo de forma assustadora em nosso país e as Leis não são cumpridas, com esses tribunais essas Leis não ficariam nas filas dos Tribunais de Justiça comum para serem julgados.

A função desses Tribunais de Mobilidade e Acessibilidade é melhorar a vida de todos que se locomovem pelo Território Nacional. Lançamos a ideia da sua criação, a fim de desafogar o poder judiciário, assim dando celeridade nos processos referentes à Mobilidade e Acessibilidade em geral.  (Veja: Abaixo-assinado para criação do Tribunal de Mobilidade e Acessibilidade; Assine, participe e divulgue!)

Os Tribunais de Mobilidade e Acessibilidade se criados, seriam parte integrante dos Tribunais de Justiça Estaduais.

A ideia foi lançada para ser debatida e melhorada pela sociedade.

O endereço do site é www.tribunaldemobilidade.com.br

Quero agradecer a amiga Vera Garcia por essa entrevista, muito obrigado!

Valdir Timóteo (candidato a vereador)

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

5 comentários sobre “Entrevista com Valdir Timóteo (Candidato a vereador na cidade de São Paulo – PRP)

  • Parabéns pelo teu blog Vera moro em Pindamonhangaba e sou cadeirante e também candidata a vereadora, pretendo e sempre defender os direitos dos portadores de deficiência. Adoro toda e qualquer notícia a respeito. Obrigada mais uma vez pelo trabalho de estar sem atualizando e nos informando sempre.Beijus e sucesso!!!

    Resposta
  • Que venham pessoas novas na política para mudar nossa realidade.

    Resposta
  • Fomos Amigos de infância espero q os eleitores tenham consciência da importância de eleger um candidato com o seu perfil pessoal e moral. Os votos da minha familia vc já pode contabilizar.abs!

    Resposta
  • Valdir

    Voce terá o meu voto e da minha filha que tambem é deficiente.

    Boa Sorte

    Aurelia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.