Estacionamento do HC tem poucas vagas para deficientes
São apenas 19 vagas para deficientes em todo o complexo, contra 838 vagas para funcionários
O Hospital das Clínicas não atende às necessidades de seus pacientes com mobilidade prejudicada, apesar de cumprir a legislação que prevê pelo menos 2% das vagas de estacionamento para deficientes físicos. São apenas 19 vagas para deficientes em todo o complexo, contra 838 vagas para funcionários.
Pacientes que precisam estacionar o carro para alguma consulta são obrigados a esperar mais de duas horas para conseguir uma vaga. Próximo à ala de ortopedia, destinada a pessoas de mobilidade reduzida, existem apenas duas vagas para deficientes, longe das portas. Médicos, enfermeiros e funcionários, entretanto, podem estacionar nas vagas na frente do prédio.
O fotógrafo Ângelo Maciel, de 47 anos, vai sozinho ao hospital para sessões de fisioterapia semanais. Sem o movimento na perna esquerda, ele precisa da ajuda de uma bengala para andar. “Os médicos, que podem andar, têm lugar para parar e deficientes, não”, protesta.
O HC informou, em nota, que “os únicos pacientes com direito a estacionamento gratuito são os portadores de deficiência física, e as vagas disponíveis aos seus veículos obedecem ao porcentual previsto pela legislação em vigor, de 2% do total disponível”. Para ter acesso às vagas, os pacientes têm de estar com os veículos cadastrados pelo Departamento de Operação do Sistema Viário, da Prefeitura. Segundo o HC, o complexo tem 838 vagas fixas destinadas a funcionários, 36 vagas operacionais para ambulâncias e veículos de carga e descarga e 19 vagas para deficientes.
Fonte: O Estado de S. Paulo
Até entendo que 2% das vagas são para PcD. No entanto próximo a ala de ortopedia há somente duas vagas para PcD longe das portas. Enquanto médicos, enfermeiros e funcionários param o carro em frente ao prédio, os quem mais precisam fica duas horas procurando por uma vaga. O HC precisa urgentemente rever essa situação lamentável.
Bom dia, gostaria de saber quanto tempo e permitido, quando por exemplo, levo minha esposa no HC do campus, na área do CO, (Centro obstétrico ) é gestante e cadeirante de oito meses , chego lá já tenho que tirar o carro e por no estacionamento, na tempo nenhum tempo para fazer a entrada primeiro se vai ou não presciso internar, muito difícil.
Obrigado pela atenção se possível me de um esclarecimento
Fico no aguardo.