Estudo: pessoas com deficiência física apresentam mais doenças
Ao avaliar 8.317 pessoas, das quais 165 apresentavam algum tipo de deficiência física, pesquisadores de São Paulo verificaram que indivíduos com deficiência física apresentam mais doenças recentes e crônicas do que os sem deficiência física. Pessoas com algum tipo de deficiência física também fizeram autoavaliações de saúde piores.
Os resultados encontrados por Shamyr de Castro, da Universidade de São Paulo, e colegas serão publicados na revista Disability & Rehabilitation.
Os autores afirmam no artigo que consideraram doenças recentes aquelas que se manifestaram até 15 dias antes da realização das entrevistas. Já as doenças crônicas reportadas foram condições cutâneas, anemia, doença renal crônica, AVC (derrame), depressão/ansiedade, enxaqueca/dor de cabeça, doenças pulmonares, hipertensão, diabetes, artrites/artroses/condições reumáticas e doenças do coração.
Para os pesquisadores, os resultados sugerem que idade, gênero, escolaridade e deficiência física têm papéis diferenciados no desenvolvimento de doenças entre indivíduos com deficiência física.
Fonte: Notícias Terra (15/03/2010)
Referência: http://www.inclusive.org.br/