EUA iniciam tratamento com células-tronco em humanos
Paciente é o primeiro de sete a receber injeções de um tipo especial de célula-tronco embrionária que recupera a medula espinhal
Os Estados Unidos deram um passo importante na pesquisa com células-tronco de embriões humanos nesta segunda-feira (11) ao iniciar o primeiro teste clínico com um paciente, um anúncio que foi qualificado como um “marco”, mas que é feito em meio a uma batalha legal sobre seu financiamento com fundos públicos e a debates éticos.
O paciente, que sofreu uma lesão medular toráxica, está no hospital particular Shepherd Center de Atlanta, no Estado da Geórgia, especializado em pesquisa e reabilitação de pessoas com lesões medulares e cerebrais.
A empresa de biotecnologia Geron Corporation foi a primeira a receber a autorização da Administração de Alimentos e Fármacos (FDA) para realizar testes clínicos com células-tronco embrionárias em humanos, neste caso em pacientes com lesões na medula espinhal.
O objetivo da primeira fase é analisar se o uso de células é seguro e avaliar a tolerância dos pacientes a elas. Os voluntários que participam do estudo têm que ter uma lesão medular muito recente e receber as injeções de células, denominadas “GRNOPC1”, em um prazo de 7 a 14 dias após ter sofrido a lesão.
Os cientistas da Geron Corporation testaram o método em ratos, que, segundo a empresa, tiveram uma melhora importante com o tratamento. O teste no Shepherd Center é o primeiro em humanos, mas a empresa deve realizá-lo em outros seis hospitais.
Segundo o presidente da companhia, Thomas Okarma, “o início do teste clínico é um marco nos tratamentos baseados em células-tronco de embriões humanos”. “Quando começamos a trabalhar com isso em 1999, muitos acreditavam que levaria décadas para que um tratamento desse tipo fosse aprovado para testes em humanos”, diz.
Fonte: http://www.painelnoticias.com.br/ (12/10/2010)
Tive AVC, sou diabética, fiquei sem equilíbrio. Será que com células-tronco meus neurônios voltam a funcionar? Como e onde conseguir?