Exoesqueleto robótico ajuda paraplégicos a andar
Parece uma armadura, mas o conceito do eLEGs vai além disso. O aparelho dotado de inteligência artificial desenvolvido pela Berkeley Bionics é um exoesqueleto robótico que ajuda paralíticos* a andar. Feito de titânio e fibras de carbono, ele pesa 45 quilos e é alimentado por baterias que duram até seis horas.
Amanda Boxtel sofreu um acidente de esqui há 18 anos. Veja o vídeo (em inglês) que a mostra levantando e andando após quase duas décadas.
Várias características diferenciam o eLEGs das outras próteses biônicas disponíveis no mercado, como a capacidade de dobrar melhor os joelhos, caminhar por terrenos irregulares e atingir a velocidade de 4,8 km/h. Para vestir o exoesqueleto, basta conectar algumas travas, velcros e apoios de ombros; o usuário pode fazer tudo isso sozinho. O aparelho pode ser ajustado para pessoas com altura de 1,58m a 1,95m.
A Berkeley Bionics anunciou que pretende lançar um produto com design mais elegante e mais leve em 2013. Um dos objetivos é que ele seja tão compacto a ponto de ser usado por baixo da roupa.
Esqueletos externos fazem paraplégicos andarem
Paraplégico movimenta pernas após transplante pioneiro na Bahia
O fabricante estima que o custo do eLEGs seja, inicialmente, de US$ 100 mil. O valor é similar a de uma cadeira de rodas topo de linha.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/ (10/10/11)
* Obs: A terminologia correta, segundo a Convenção da ONU e a Legislação Nacional do Brasil, é pessoa com deficiência ou pessoa com paraplegia.Termos como “paralítico” há muito tempo foi abolido.
Existe algum modelo semelhante para crianças? Tenho uma filha cadeirante devido mielomeninigocele? Se voces tiverem mais informações a respeito – agradeço antecipadamente.
Saudações!
Muito interessante, só não gostei do preço rsrs!!!
OLÁ AMIGOS, TENHO 44 ANOS E SOU PORTADOR D DEFICIÊNCIA FISICA CAUSADA POR DISTROFÍA MUSCULAR PROGRESSÍVA , NÃO ANDO A QUASE 9 ANOS , DEVIDO A UMA FRATURA EM MINHA PERNA DIREITA NÃO MAIS CONSEGUÍ RECUPERAR O EQUILÍBRIO PARA VOLTAR A ANDAR , POR CAUSA DESSA DEFÍCIÊNCIA ME ISOLEI TOTALMENTE DA MINHA VIDA SOCIAL . ESPERO Q OS CIENTISTAS POSSAM TRABALHAR CADA VEZ MAIS EM PROL DA NOSSA INCLUSÃO SOCIAL , ESPERO Q A ROBÓTICA POSSA FAZER UM DEFICIENTE ANDAR COM PERFEIÇÃO PRA Q POSSA FACILITAR A NOSSA VIDA . QUALQUER NOVIDADE, POR FAVOR , ME COMUNIQUEM POR EMAIL . OBRIGADO!!!
Olá. Estou na cadeira de rodas a 16 anos apos sindrome de adem. Como consigo mais informações sobre esse aparelho do exoesqueleto? Obrigada.