Felipe Gomes e Daniel Silva fazem dobradinha nos 200m; Jonathan de Souza Santos é bronze no lançamento de peso
Felipe, acompanhado por seu guia, Leonardo Souza, venceu com a marca de 22s97, a melhor da carreira
Os brasileiros Felipe Gomes e Daniel Silva conquistaram nesta terça-feira, respectivamente as medalhas de ouro e prata dos 200 metros rasos, classe T11, dos Jogos Paralímpicos de Londres, em prova exclusiva para deficiente visuais.
Felipe, acompanhado por seu guia, Leonardo Souza, venceu com a marca de 22s97, a melhor da carreira. Já Daniel, que dominou boa parte da prova, mas foi ultrapassado no final, ficou com a prata ao fazer 22s99. Os dois corredores haviam vencido suas séries preliminares e as semifinais.
O bronze ficou com o angolano José Savoyo Armando (23s10), e o também brasileiro Lucas Prado, que detém o recorde mundial da prova e fez o melhor tempo das eliminatórias, mas acabou ficando sem medalha.
Já Terezinha Guilhermina, que já havia conquistado o ouro nos 200 metros rasos na classe T11, desta vez teve uma atitude nobre, ”abandonando” a disputa por uma medalha nos 400 metros rasos, classe T12, disputada nesta terça-feira. Ela se jogou no chão em solidariedade ao seu guia, que caiu durante a prova após a corda que ligava ambos se soltar.
Terezinha havia conquistado o bronze na mesma prova em Atenas-2004 e Pequim-2008, mas desta vez terminou a prova com um tempo alto, de 1min39s73, depois de se levantar da queda e voltar a se unir com o ajudante. (Fonte: Exame)
Para completar o dia, no lançamento de disco F40, o brasileiro Jonathan de Souza Santos conquistou a medalha de bronze ao lançar o objeto a 40.49m de distância, mas foi superado pelo chinês Zhiming Wang (que quebrou o recorde mundial) e pelo grego Stathelakos.