Fora da TV, ator Guilherme Karan sofre com doença degenerativa
Segundo informações do jornal Extra, ator Guilherme Karan, 57, está internado há um ano no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, em tratamento contra a síndrome Machado-Joseph – doença degenerativa que já provocou a morte de sua mãe e de seus dois irmãos. Karan fez sucesso em novelas da TV Globo, como “América” (2005), a última que participou, “O Clone” (2001), “Perigosas Peruas” (1992) e outras. O ator continua lúcido e recebe um salário da emissora carioca.
O ator, que preferiu a reclusão, vive sob os cuidados do pai, o almirante Alfredo Karan, em um apartamento dentro da unidade hospitalar, com tudo o que ele precisa, inclusive TV. De um tempo pra cá, o ator aceitou receber visitas de amigos mais chegados.
Em entrevista ao jornal, a atriz Tessy Callado falou sobre o amigo: “Quando ele ainda estava na casa do pai, só eu podia subir para visitá-lo. E nossos encontros sempre foram de muita alegria. Jamais falamos sobre a doença dele. O que levamos para o Guilherme é a alegria de viver. Enquanto tanta gente está aí reclamando, existe alguém que luta para se manter feliz”. E relembrou a visita da atriz Alice Borges: “Ele ficou tão feliz em vê-la, lembrou todos os espetáculos em que a viu, a primeira vez dela no palco”.
“Conversamos em inglês muitas vezes. O Guilherme continua antenadíssimo, sabe de tudo o que acontece no planeta”, contou.
“A doença faz perder movimentos, deglutição, fala, mas a cabeça permanece lúcida. É de cortar o coração saber que meu filho percebe o que ocorre com seu corpo”, disse o pai.
Guilherme Karan, assim como os três irmãos, herdou a doença da mãe. “Eu conto com Deus e minha fé. Tudo o que não queria é que meus filhos sofressem. Mas essa doença é minha sina”, falou o pai do ator.
Fonte: Notícias Bol
eu tbm tenho a mesma doença do guilherme karan me manter experiencias não ando mais sozinha pois não tenho mais equilibrio com andador ou cadeira de rodas,tenho visão dupa de longe é horrível faço fisio e fono. me mantenha experiências e fique c DEUS.
Força ! Adriana
Continue sendo exemplo para quem precisa de tua força de viver.
Um beijo, Lucinha Pisarro