Garotinha com paralisia cerebral anda pela primeira vez após cirurgia inovadora da coluna vertebral
Quando Bhoomi Manjunatha nasceu com paralisia cerebral, os médicos avisaram os pais que ela provavelmente nunca mais andaria.
Aos 5 anos, a menina de Ohio, dos Estados Unidos, precisou utilizar uma cadeira de rodas para se locomover. Mas os cirurgiões do Hospital Nationwide Children’s, considerado o melhor do Estado, planejaram uma operação que poderia ajudar Bhoomi a caminhar.
Ela passou por um procedimento raro e complexo em sua coluna vertebral seguido por terapia física intensiva.
No hospital Nationwide Children’s, os médicos disseram a seus pais sobre um procedimento raro, chamado de rizotomia dorsal seletiva, durante o qual os nervos da medula espinhal inferior são separados e identificados através de estimulação elétrica. Os nervos que levam ao tônus muscular demais são então cortados.
Seis meses depois, ela está aprendendo a ficar de pé sozinha, andando com apenas um par de muletas.
Especialistas acreditam que, com a terapia física continuada, Bhoomi nunca mais terá de usar uma cadeira de rodas novamente.
Bhoomi nasceu com paralisia cerebral e espasticidade, uma condição na qual certos músculos são continuamente contraídos.
A espasticidade afeta mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 80 por cento das pessoas com paralisia cerebral.
Os distúrbios fizeram com que Bhoomi precisasse usar a uma cadeira de rodas.
Assista o vídeo: