Síndrome de Asperger: Habilidades extraordinárias
As pessoas com síndrome de Asperger podem ser confundidas como gênios por causa de suas habilidades extraordinárias em determinadas áreas. O raciocínio lógico acima da média e a linguagem eloquente chamam a atenção
A Teoria da Relatividade e o Princípio da Gravitação Universal podem ser considerados duas das maiores contribuições de pessoas com síndrome de Asperger. Segundo pesquisadores britânicos, os gênios Albert Einstein e Isaac Newton sofriam do transtorno. A maioria dos portadores da síndrome de Asperger possui habilidades extraordinárias e se destacam em determinada área de estudos.
De acordo com o psicólogo Alexandre Costa e Silva, muitos se destacam nos campo científico, tecnológico ou artístico. “Alguns chegam a ser considerados gênios e superdotados“, afirma. Eles restringem seu campo de interesse e se dão bem em determinado assunto, mas tem grandes dificuldades com a interação social. Isso porque enquanto a maioria utiliza parte de sua energia para as relações sociais, as pessoas com síndrome de Asperger depositam para o conhecimento. “Entretanto, as pessoas com síndrome de Asperger não se dão bem em todas as disciplinas, podendo ser excelentes em algumas áreas e fracassarem em outras“, atenta.
Após uma pesquisa minuciosa sobre a personalidade, a biografia e as contribuições de Eisntein e Newton, cientistas da Universidade de Cambridge e da Universidade de Oxford detectaram que eles eram portadores da Síndrome de Asperger – mesmo que em vida nunca tenham sido diagnosticados como tal.
Aos 26 anos, Einstein formulou a Teoria da Relatividade. Ainda criança, Einstein costumava repetir a mesma frase durante horas e estava sempre sozinho. Mais tarde, na Universidade de Princeton, possuía uma rotina curiosa. Todos os dias, ele saia para passear com o matemático Kurt Gobel, depois de se telefonarem pontualmente às 11 horas.
No caso de Isaac Newton, ele costumava falar pouco e esquecia de comer, tamanho era seu envolvimento com o trabalho. Aos 23 anos, quando começou a desvendar a Lei da Gravidade, Newton era conhecido por ser um sujeito distante e com acessos de mau humor. Os registros apontam que desde a infância, quando ele se apaixonava por um tema, fazia com tanta intensidade que passava longos períodos de solidão para estudá-lo.
Fonte: http://opovo.uol.com.br/
Veja: